23 de maio de 2009

O verdadeiro problema do Benfica (parte II)

Por paradoxal que pareça, um dos verdadeiros problemas do Benfica é o dinheiro.
Ou, melhor dizendo, a gestão do dinheiro e consequente gestão desportiva. Sendo que o inverso também é verdade.
Explicando. O Benfica gera dinheiro. Muito dinheiro.
Análise atenta à receitas do Benfica revela que mesmo sem presença regular na Champions, sem vendas milionárias de jogadores como os nossos adversários directos, e com a "amarra" do contrato à OliveirinhaTV até 2012, o Benfica gera muito dinheiro.
E, alterando apenas duas dessas três variáveis (Champions e OliveirinhaTV) dá para perceber que o potencial seria ainda maior. Já para não falar no elevado retorno que teria uma campanha desportiva em empolgante caminhada para o título interno.
Tal como os nossos adverários directos, as outras empresas e até mesmo as familias, o Benfica contraíu empréstimos que depois renegociou e contraíu mais empréstimos. Ou seja, dívida para pagar dívida.
Chegados a este ponto, eu diria que face às receitas, o Benfica estaria perfeitamente à altura de cumprir com estas obrigações que resultam da dívida e ainda suportar a despesa corrente da qual os salários do futebol são uma parte muito significativa.
Agora, vem o problema; o investimento. Ano após ano, temos "torrado" milhões num misto de experimentalismo e fuga p'rá frente.
Até um leigo perceberá que se ganhas 100 e tens 70 de despesa com mais 30 de pagamentos de créditos, não podes ir comprar "luxos" de 60. Primeiro porque não tens mais 60, e depois porque para os teres vais ter de contraír mais dívida.
Como diria Trappatoni, "se não podes ganhar, não deves perder" e adaptando às finanças do Benfica, eu diria que se não consegues gerar mais dinheiro, não deves entrar em loucuras.
O Benfica continua a comportar-se como aquelas familias brasonadas e outrora ricas...

Fazendo uso do post anterior, assumo que estou a colocar em causa, em parte, a gestão financeira e desportiva do Benfica nos últimos anos.
Ainda que reconheça o excelente trabalho efectuado, penso que se poderia ter feito mais e melhor. Talvez até, muito melhor.
Para evitar falsas interpretações ou especulações, também digo que não vejo quem o conseguisse fazer melhor.

2 comentários:

matox disse...

200 jogos, capitão, 18 golos e 6 anos depois...
obrigado luisão! sorte e sucesso no teu novo clube.

Luis Caseiro disse...

E onde viste isso????