5 de novembro de 2009

Yes, we can!

Jogámos hoje em Liverpool, com o Everton para a 4ªjornada da Liga Europa. Vencemos 2-0.
Foi o jogo a seguir à deslocação e derrota em Braga.
Depois da goleada da Luz, o Everton queria limpar a má imagem e entrou forte.
O Benfica esperou por eles e controlou o jogo, espreitando o contra-ataque.
Lesão de Ramires (no nome anterior há algum acento grave no "a"? e termina em "z"? então não percebo porque é que insistem. Em Português de Portugal a tónica está no "i".).
Na 2ª parte controlámos ainda mais o jogo e com a entrada de Aimar levámos mais a bola em posse para servir o ataque. Assim Saviola fez o 1-0. E Cardozo o 2-0 final.
Creio que o "segredo" do Benfica está na capacidade de executar drible, passe e desmarcação em velocidade. Quando queremos descansar ou controlamos o adversário com a bola longe da nossa área com a chamada "pressão alta" ou trocamos a bola entre o nosso meio-campo e defesa, variando flancos para que seja o adversário a cansar-se à procura da bola.
Isto nem se pode dizer que seja bem um "segredo" porque todas as boas equipas o fazem. E toda a gente o sabe.
Como dizia um amigo na 2ªfeira "... agora é que vamos ver do que é que eles são feitos..." a propósito do jogo pós-Braga.
A avaliar pelo jogo de hoje, com a 1ª vitória fora na Europa, diria que a Equipa tem a atitude e a garra. O resto virá com trabalho e tempo.
E com o nosso apoio. Sempre. E já na próxima 2ªfeira, na Luz, com a Naval.

3 comentários:

Luis Caseiro disse...

Aimar é realmente brilhante. Incrível a mudança na forma de jogar da equipa assim que ele entrou. Bola ao 1º toque e em velocidade. Excelente!!!
Uma palavra para o cUmentadeiro dos caracolinhos: Patético!
É o termo que melhor o caracteriza. A monopolizar a transmissão com o seu palavreado de 7 e quinhentos que acaba por não dizer nada de relevante. Já para não falar na insistência no "desastre de braga".
Como se tivessemos jogado assim tão mal.....
Vergonhoso o trabalho que esta gentalha faz ao serviço de um canal de tv.
Quer é mais umas mocadas às portas da sic.......

Jaime Pires (JP the only) disse...

Não adjectivando da mesma forma, creio que o facto de ser o jogo seguinte a Braga era fundamental ganhar.
O Benfica fez mais do que isso e controlou um adversário que joga num campeonato onde o futebol directo é uma arma. Creio que o Everton fez um bom jogo.
Mas a nossa vitória foi de grande nivel e fundamental consequência.

Quanto aos comentadores que referes, creio que não merecem comentários gajos a quem o Fernando Couto e cia já mandaram sacos de mijo, gajos que não conhecem o Ujfalusi e gajos que cegaram com a obcessão de trazer para o futebol a realidade virtual da tv.

Agora falando de assuntos sérios, alguém sabe se o Cardozo pode jogar em Alvalade xixi? É que creio que os castigos da Liga não podem ser limpos na Taça.
Se assim for, sou da opinião que devia ir o Nelson Oliveira que jogaria a titular e marcaria 3 batatas. 1 pelos seniores e 2 pelos juniores.

Voltando à questão dos juniores, e apesar da mortaguidade (expressão que eu inventei), creio que também não tem desculpa o facto dos adeptos do Benfica que foram ver o jogo terem respondido/começado à pedrada. Eles também foram responsáveis pela perda do titulo que os jogadores mereciam depois de tanto trabalho.

Ricardo disse...

Na minha opinião no jogo de ontem estivemos mt bem tacticamente e defensivamente. Na 2ª parte, com espaços, foi como se queria...

Jogámos com uma equipa mt jovem(J.Cesar, Sidnei, D.Luiz, Ramires, Di Maria, Coentrão),fora, que deu boa conta de si mas na 1ª parte pagámos um pouco a falta de experiência, que foi compensada claramente com a entrega em campo.

Uma nota final para o Cardozo. Na 1ª parte as bolas batiam-lhe nos pés e pareciam autênticos flippers, nunca conseguia segurar uma bola, esperar que os colegas subissem, contemporizar e distribuir. Mas a verdade é que na altura certa estava lá para por a sua batatinha. é como o outro dizia 'só marca golos'... :))
Acho que se ele conseguir melhorar a questão que referi(e q me faz arrancar cabelos no decorrer dos jogos, principalmente as 1ªs partes em q há menos espaço) julgo que pode ser um jogador de eleição. De momento está só ao mesmo nível do Berbatov...mas com mais golos :)