19 de fevereiro de 2009

Contra a "corrente"

Venho aqui a meio da semana dar a minha opinião sobre uma praga que anda por aí na internet.
Sem fazer juízo de valor ao autor da praga, no entanto, não posso deixar de expressar o meu "NÃO CONCORDO" com a petição "pela verdade desportiva" do Rui Santos.
É um absurdo que ainda por cima é ridículo.
E digo porquê.
O futebol é um jogo. Erram os árbitros, mas também erram os jogadores, treinadores, médicos e massagistas, os directores e presidentes.
O futebol é um jogo que, em circunstâncias normais", tem o resultado imprevisível e depende da prestação de todos os intervenientes. Cada um no seu papel.
Ou seja, se cada um cumprir a sua parte, não há desculpas nem "outros cenários".
A suspeição, fundada ou não, não decorre do erro esporádico, mas sistemático.
A corrupção não se erradica por decreto, mas sim escolhendo os mais capazes e mais competentes e, necessáriamente, os mais honestos. (como nas demais circunstâncias da vida).
"Automatizar" as decisões dos árbitros é um caminho negro e sem destino.
Era como ter um software que auxiliava na tomada de decisão nos tribunais. Com condicionantes e mais condicionantes e que mais cedo ou mais tarde terminava em "blue screen".
A colocação de "meios tecnológicos" ao serviço da arbitragem e do jogo é injusta e acentua desigualdades. Que jogos teriam esses meios? Todos?
Traria uma nova classe profissional ao futebol, o técnico informático. E quem nos garante que daqui a uns anos Rui Santos não estaria a iniciar nova cruzada pela colocação de meios tecnológicos que ajudavam na tomada de decisão dos técnicos de informática que colocam os meios técnológicos que agora exige?
E quem certificava e calibrava esses meios tecnológicos? E quando é que isso acontecia? Antes de todos os jogos?
E quem nos garante que o clube visitado não move a baliza ou adultera de qualquer outra forma o posicionamento/performance desses "meios tecnológicos"?
E que estratégia seria necessária para prevenir os novos "hackers" do futebol?
E a "fruta pra dormir", os "rebuçados", os "chocolatinhos" e o "leite com chocolate" eram para entregar aos árbitros, aos técnicos de informática ou aos hackers?
É por isto e muito mais que vos digo que o caminho não é com "meios tecnológicos". Não inventem.
Honestidade.
Rigor.
Verdade.
Esse é o caminho.
Por mais que "meio-mundo" já tenha "assinado" a tal petição, e nota que até a veracidade da própria assinatura de petições na net é questionável, eu digo que não estou de acordo.
Contra a "corrente".

2 comentários:

Dr. House disse...

Nem sei bem se concordo ou não com essa ideia. Mas só de pensar que a petição possa ter saído da cabeça desse caracolinhos retardado mental.....
O que ele precisa é de levar mais umas malhas à porta da sic para aprender o seu lugar.
Quanto à honestidade, rigor e verdade....... não acreditem nessa possibilidade. A pouca vergonha, corrupção e gosto por ganhar nestes moldes por parte de muita gente é tal que nem com "limpezas" do futebol isso lá vai.
Eu perdi a esperança!
Para mim o Glorioso só tem de actuar à Salazar: orgulhosamente sós e a lutar contra tudo e contra todos!

matox disse...

e também erram os adeptos!
quem é o rui santos?