14 de julho de 2008

Qual é a estratégia?!

É com natural ansiedade e até alguma angústia que assisto à "construção" do plantel do Benfica para a nova época.
A ansiedade já é algo de normal. É todos os anos a mesma coisa. Está sempre tudo "quase...". Até os resultados desportivos são sempre "quase..." bons, ainda que isso seja ... mau.
Já a angústia, este ano, resulta da forma como estão a dispensar alguns jogadores.
Ainda que tal não esteja confirmado, creio que dispensar alguns jogadores que já fazem parte do plantel e ir buscar outros que ainda não deram nenhuma prova e não estão adaptados é uma estratégia arriscada. É o perigo de se repetir o cenário das últimas épocas. Veja-se o exemplo Berguessio que foi dispensado pelos adeptos mais conhecedores de futebol.
Voltando ao plantel, creio que há jogadores cuja permanência deverá ser inquestionável. Não que se trate de "vacas sagradas", mas apenas porque a sua mais-valia desportiva é superior a qualquer novo jogador que venha. Só se viesse alguém com enorme experiência e inquestionável qualidade. O que não é o caso.
Quim, Moreira, Nelson, Luisão, David Luiz, Léo, Sepsi, Petit, Binya, Di Maria, Adu, Coentrão, Nuno Gomes, Cardozo e Makukula não podem sair.
Creio que ceder Coentrão é uma má decisão. A seguir ceder Sepsi e Adu vai pelo mesmo caminho... errado. Pelas razões atrás apresentadas e pelo potencial dos mesmos.
Carlos Martins é uma incógnita ao nivel da estrutura psicológica e do espirito de equipa (aqui também incluo o Jorge Ribeiro).
Ruben Amorim é uma incógnita ao nivel de um grande.
Balboa se não conseguir uma assistência no primeiro minuto do jogo treino deste sábado no Estoril, estará condenado a ser assobiado na Luz para sempre. É assim o nosso adepto...
Yebda é incógnita e ponto.
Por muito bons que sejam, não me parece que Urreta e Aissa sejam melhores que Coentrão e Adu.
Como sempre, o problema do Benfica não é o treinador A, B ou C ou o jogador X, Y ou Z que são contratados para implementar uma estratégia. O problema... é que , como sempre,... falta uma estratégia.
Seja como e com quem for, eu estarei lá para apoiar Sempre! Ainda que interiormente me possa questionar "Cum'catano! Qual é a estratégia?!"

8 comentários:

matox disse...

angustia? eu nao diria tanto... completamento a minha ideia do post anterior: "muda do quase, para o quase quase, para o é amanhã... enfim..." gostaria de acrescentar, o ah e tal, afinal já não vem, não era prioridade e temos alternativas!
viva o Benfica.
falando dos nomes apresentados, acho que o binya devia ser emprestado, mas a um clube estrangeiro (ta demasiado queimado, não lhe vejo um estrondoso potencial, mas tb nao desgosto!)
sobre o sepsi, é mais do menos, mas este ainda me convenceu menos!
e o makukula, bom, não faço grande comentários, mas pelo menos deu para nos livrar do regresso do paulo jorge
dava claramente uma oportunidade ao coentrão.
sobre o carlos m e o balboa, tenho apenas a dizer que são escolhas, pessoais, do rui costa e do quique, logo são os maximos responsaveis.
nao faço a minima ideia quem seja o yebda.
viva o Benfica
tenho quase a certeza que a noticia do balboa e do carlos m interessarem ao porto, é contra informação... chega a ser ridiculo...
mas se o porto realmente tiver interessado no carlos m, ele vai para lá mais os 8 milhões do aimar que já não vem, e o Benfica recebeo Lucho.
viva o Benfica
sobre a constestação da decisão da uefa, preferia desde o inicio que tivessem calados, achei mesmo deploravel os comentarios oficiais do clube!
viva o Benfica
agora e mais importante que tudo isto...
sábado, lá no estoril... primeiro jogo da época, lá estarei eu e o meu cachecol "amo-te benfica - pedro matos - sócio cativo"
bem haja a todos

viva o Benfica, Sempre!!!!

ps: urreta é craque, há videos no youtube que o provam, em todas as jogadas ele marca golo ou faz uma assistência

Jp the only disse...

como se a vida de uma pessoa se podesse resumir aos 9 minutos do youtube!!! e como na música, um "best of" com direito a remixes e acusticos de versões em slow motion e angulo contrário.
quanto ao binya, é um erro a cedência. vão arrepender-se. e ainda acaba noutra equipa.
tambem, lamento reconhecer que o esteriotipo afinal confirma-se. Tu, um cativo que já queimou o makukula ao fim de 6 meses... afinal... é este o teu bergessio.

Jp the only disse...

ainda voltando ao youtube.
modernices. é o que é.
longe vai o tempo do empresário com a tape de vhs de fita já gasta debaixo do braço. até nisto o futebol evoluiu... mas mal.

Jp the only disse...

Matox, deixa-me voltar à carga com o teu... bergessio.
Se o quique joga em 4+4+2 com alas/extremos (sejam eles quem forem... e admitindo que conseguem executar cruzamentos a jeito de se cabecear)... pergunto... quem estará na área para cabecear???
Matox, aposto que esta ideia não te passou pela... cabeça, pois não?!
Pois, é que o makukula e o nuno gomes são os melhores neste aspecto técnico. Pois é!

matox disse...

e ao fim de 643 posts, deixas cair o mantorras...

não me interessa com quem, eu quero é ganhar, ser campeão, ir para o marquês, vibrar e gritar com cada golo do glorioso... mesmo que seja o makukula, o mantorras ou mesmo o carlos m o marcador!!!!

porque para mim, Benfica Sempre.

Jp the only disse...

esperava algo mais elaborado ;)

matox disse...

eu quero e vou ser campeão com o mantorras e o makukula...

pode ser assim?

é que mais complexo só mesmo as operações que permitem manter unidos a rotula, o femur e a tibia desses jogadores!!!!

Ricardo disse...

Julgo que um dos maiores erros que existe nesta casa é não darem tempo aos jogadores para se adaptarem. 6 meses e pumba, já não presta, vai a andar...
A continuar assim, cada vez fico mais desgostoso...tou farto de ver sempre a mesma merda