29 de agosto de 2009

A pequenez na sua melhor forma....

Numa palavra: Vergonhoso!
É o que se está a passar neste país. Não basta a justiça ser o que é, a qualidade do desporto praticado e sei lá mais o quê, ainda aparecem estas atitudes que apenas demonstram a pequenez de espírito de certos seres vivos acéfalos....

in www.slbenfica.pt

"Comunicado
Intransigência discriminatória da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto

Face a notícias publicadas no dia de hoje, o Sport Lisboa e Benfica vem esclarecer que, apesar da intransigência discriminatória assumida pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto em relação ao Prof. José António Silva, algo a que já não estávamos habituados no Portugal democrático do pós 25 de Abril e que deve merecer a investigação e acção das entidades que tutelam esta instituição, nomeadamente o Ministério do Ensino Superior, espera poder continuar a contar com a colaboração do Prof. José António à frente da sua equipa de andebol e só após esgotar todas as vias assumira opção diferente.O Prof. José António é um dos quatro técnicos, em Portugal, com doutoramento na área do andebol e nunca, até hoje, lhe tinha sido vetada a oportunidade de treinar, como aconteceu no passado com o Madeira SAD, o Águas Santas e até na própria Selecção nacional nas suas camadas jovens. Estranha-se, por isso, que só após ter decido, no ano passado, aceitar o convite do Sport Lisboa e Benfica, tenham começado a ser levantados, por parte do Conselho Directivo da faculdade de Desporto, e mais concretamente por parte do seu presidente, Olímpio Bento, tantas dificuldades.Contrariando a vontade recentemente expressa pelo Secretário de Estado do Desporto, que manifestou a necessidade de haver maior intercâmbio entre as Universidades e a sociedade civil, o Prof. Olímpio Bento, em relação a este caso concreto, decreta exactamente o oposto, ao que parece pela única razão de que o Clube que o Prof. José António se propõe continuar treinar se chama Sport Lisboa e Benfica.Pelo seu exemplo e pelo seu profissionalismo o Prof. José António merece que o Sport Lisboa e Benfica se empenhe na sua continuidade à frente dos destinos da equipa de andebol e, ao mesmo tempo, que denuncie a inusitada intransigência assumida pelo Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto que tem inviabilizado todas as soluções apresentadas, numa atitude prepotente e que parece indiciar uma clara discriminação em função da opção assumida pelo Prof. José António.Revelam-se assim totalmente infundadas as notícias que dão conta da existência de contactos ou qualquer vínculo contratual por parte do Sport Lisboa e Benfica em relação a qualquer outro treinador. O Sport Lisboa e Benfica esgotará todas as possibilidades para poder continuar a contar com a colaboração do Prof. José António Silva e espera que as entidades responsáveis se empenhem em corrigir esta situação, que pouco dignifica a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto."

1 comentário:

Jaime Pires (JP the only) disse...

Basta ler os comentários e palermices tendênciosas do olimpio bento n'a bola para perceber que o prof. José António teria muitos problemas para treinar o Benfica.
Nada acontece por acaso.
Reconhecendo o enorme valor do treinador em causa, creio que causamos muito medo a vários níveis.
Falta saber se há outros professores em circunstâncias semelhantes, naquela ou noutras instituições de ensino.

Se prejuízo de ter dado a minha opinião em relação ao caso em concreto, gostaria de deixar opinião sobre a questão de fundo.
Não me parece correcto que um funcionário público suspenda a sua actividade para exercer no sector privado, sabendo que a qualquer momento poderá voltar ao seu lugar público garantido.
Trata-se de um expediente usado com frequência em vários sectores de actividade em Portugal e revela egoísmo (para não lhe chamar outra coisa).
Mas isso, levar-nos-ia para outras questões de fundo que afectam a nossa sociedade e não é nem o momento, nem o local para tal discussão.