3 de maio de 2009

Tacticamente falando

Como está na moda falar de tácticas, numa linguagem mais ou menos cifrada, cá vai mais uma acha para a fogueira das vaidades dos que (pensam que) percebem muito de bola (eu inclusivé, que nunca tive habilidade para dar um pontapé numa pedra, quanto mais...).
Atrevo-me a estabelecer um paralelismo entre o esquema táctico do Benfica(Quique Flores) e o do Real Madrid (Juande Ramos).
O 4x4x2 em duplo pivot defensivo usado nos jogos de ontem é uma táctica boa e já provou os seus resultados ao longo dos tempos. Então, mas porquê os resultados negativos de ontem?
Porque qualquer táctica depende muito da dinâmica que gera e ainda muito mais dos jogadores que a implementam.
Ou seja, podes ter uma táctica do catano, uma estratégia esmagadora e seres um Zé Mourinho, se não tens jogadores para implementar essa táctica, tás fud... e o resultado será mau.
Voltando ao cerne da questão, o 4x4x2 em duplo pivot defensivo exige muito dos dois médios nas transições ofensivas (catano! eu percebo disto!). Se estes forem lentos ou não conseguirem colocar bem a bola à distância, esta não chega ao ataque e dificilmente se fazem golos.
Já se os dois médios se aventurarem no terreno, a equipa ficará prejudicada nas transições defensivas (impressionante!) porque se estes são lentos e não recuam na cobertura, os defesas ficarão à mercê dos adversários que chegarão embalados e com a bola controlada.
Mas vamos a outro exemplo. O Liverpool (Rafa Benitez) também joga neste esquema. No entanto, adaptado porque o 2º jogador da frente não é um avançado, é Gerrard. E isso muda tudo porque Gerrard sabe recuar e compensar os espaços no meio sendo o primeiro a fazer pressão. Sendo que o Liverpool deriva muitas vezes para o 4x3x3 e isso não importa aqui agora.
Serviram estes 3 exemplos para apontar a "escola espanhola".
Ora, já sabemos que de Espanha, nem bom vento, nem bom...
Em minha opinião, este esquema táctico não serve ao Benfica porque não temos jogadores para o implementar.
Eventualmente, seria mais eficaz o 4x3x3 com um único médio defensivo e um único avançado.
Este esquema potenciaria os jogadores do plantel actual do Benfica.

9 comentários:

Luis disse...

Deveras impressionante!
E tens como fundamento um dos princípios fundamentais do arcabouço teórico do Mourinho: a teoria dos sistemas aplicada ao futebol.
Como ele diz, mudar um jogador como o Essien no Chelsea significa mudar toda a dinâmica da equipa simplesmente porque qualquer outro jogador fará de forma diferente...

Já não me atrevo a dizer se a análise que fazes do Benfas está correta ou não. Admito que sim porque vês os jogos, eu só vou vendo alguns...

Mas no fundo no fundo, nada disso importa, porque lá vamos para mais um tetra.

Saudades*,
Luis

* de você claro, que do Tetra não dá nem para ter saudades tal a rapidez com que lá voltamos.

Ricardo disse...

Quanto a tácticas devo confessar que sou um adepto do 4x3x3 nas suas diferentes vertentes. Seja um 4x2x1x2x1 ou num 4x5x1 ou pura simplesmente num 4x1x2x3 à Barça.
Mas obviamente que seja lá qual for a táctica, ela não poderá ser rigída ao ponto dos jogadores não poderem 'pisar' terrenos alheios. a elasticidade táctica é que permite a criação de espaços e consequentemente desequilibrios na equipa adversária.
Falando do Benfas, o Quique vive tão 'agarrado' ao 4x4x2 que isso limita tremendamente a equipa e esta não se consegue soltar das amarras adversárias. quando este fds se falava do di maria para o lugar do aimar, eu tinha quase a certeza que ele colocaria o katsouranis para dar consistência. mas ao mesmo tempo pensei que ao fazê-lo poderia ser um pouco audaz e depois das boas exibições do amorim ao meio, colocar em campo um 4x3x3 em que o Reyes jogasse mais à frente, com o Nuno Gomes a cair para uma das alas. Mas não...

Neste momento estou num dilema. Não sei se deva apoiar a continuidade de um treinador por uma questão de estabilidade(!?!? medo ao escrever estas palavras) ou se apoiar um treinador perfeitamente intransigente tacticamente, independentemente das caracteristicas dos jogadores, das lesões ou picos de forma ao longo de uma época...

Jaime Pires (JP the only) disse...

Ora lá está como nós, que não percebemos nada do assunto, vimos tão bem o que quem "percebe" insiste em não querer ver.

Ricardo, também eu partilho desse dilema.
Só tenho pena que não tenham pensado na "estabilidade" antes. E garanto-te que houve outros treinadores com quem podiamos ter tido alguma "estabilidade"... tou a pensar em Fernando Santos...
Mas o importante foi despedir o homem à 1ªjornada após um empate ... porque vinha aí o D.Sebastião...
Estou à vontade para o dizer porque escrevi na altura.

Luis, quando a malta deixar de dar tiros nos pés vou estar aqui para receber os teus parabéns durante vários anos seguidos.
Vejo um deserto no vosso horizonte... mais cedo do que esperam...

matox disse...

Eu gosto do quique... desculpem, mas gosto, não da maneira tão acérrima como vocês defendiam o camacho, mas assumo que gosto.
Já agora, só por curiosidade, manda-se o quique pa espanha, e vamos buscar quem? o scolari? o manuel josé? o jesualdo ferreira? o paulo bento? o manuel cajuda? Limito-me apenas a falar dos benfiquistas, mas gostava de saber a vossa opinião.
O quique só joga em 442, não é verdade! várias vezes que iniciaram os encontros em 433.
A teimosia dele é tão aberrante quanto a de muitos outros, seja o sistema qual ele for!
Obviamente que o Benfica joga muito mal à bola, não está em causa, mas se já se trocou dezenas treinadores, centenas de jogadores, dirigentes, directores desportivos, directores de comunicação, departamentos médicos e até se foi buscar uma águia de substituição, só falta mesmo mudar o presidente, acho que está na hora… já chega, não dá para mais!
Espero sinceramente que não se recandidate, mas isto deixa-me num dilema, e este é o meu dilema… as eleições decorrem já no inicio da nova época, devemos ou não manter o presidente e consequentemente a estabilidade directiva?

Jaime Pires (JP the only) disse...

Sobre a questão Presidencial, e a avaliar pelas possiveis alternativas, sejam os chamados "paraquedistas" ou os "classicos", o meu voto vai para Luis Filipe Vieira.

Caso LFV não seja candidato e perante as alternativas, creio que a melhor solução é... outra solução.

Luis Caseiro disse...

O LFV só sai de lá havendo um candidato a sério. E ele já falou tanto do Rui Costa......
Nunca ele deixará que um tripeiro encapuçado chegue ao topo da hierarquia encarnada!

matox disse...

se for por aí... o melhor é sair já...
é factual e nunca foi desmentido que o presidente do Benfica é sócio do porto e com as quotas em dia!!!

Jaime Pires (JP the only) disse...

creio que nas duas pessoas em análise se coloca a mesma questão: trocar por quem?

Luis Caseiro disse...

Mas se calhar é melhor lá ter um gajo que tem um blog onde se farta de elogiar a gestão do dono dos envelopes vazios????