Nas próximas linhas tentarei fazer uma análise sóbria e serena da situação actual, principais causas e consequências.
Em vez de direccionar a "culpa" para uma só pessoa, creio que cada um deve assumir a sua quota de responsabilidade. E aí, creio que está um dos principais problemas. Para alguns tem de haver sempre só um culpado. Mas é sempre o "outro".
E no futebol, tal como na vida, é cada vez mais dificil encontrar momentos em que cada um assuma a sua responsabilidade e reconheça que errou sem tentar desculpar-se com outros.
Afinal somos Todos parte de uma Equipa! De acordo?
Os Sócios e Adeptos
Os nossos Sócios e Adeptos, eu incluído, não são burros. Eles querem ver o Benfica ganhar, sempre, e se possivel jogar bem. Seja quem for o Treinador. Sejam quem forem os Jogadores.
Os nossos Sócios e Adeptos amam o Benfica mais que tudo e estão dispostos a qualquer sacrificio para ajudar o Benfica ganhar e a ser Maior.
Para os Sócios e Adeptos do Benfica a paixão incondicional desproporciona a realidade da grandeza do Benfica tornando-o imbatível. É o Maior em tudo!
Ora, os nossos Sócios e Adeptos são crentes incondicionais. Erram porque não pensam. No inicio de cada época é vê-los a exigir contratações aos magotes, nomes sonantes. Vão aos treinos e aos amigáveis. Qualquer boa jogada num desses jogos é potenciadora da, já de si enorme, confiança inabalável "É esta época!".
Qualquer jogador que chegue de novo é um craque. E se falha ou demora mais tempo a adaptar-se é um jogador fraco e sem classe para estar no Benfica. Em 14 de Julho de 2008 escrevi esta opinião.
Esta bipolaridade atinge o seu extremo quando somos lideramos a Liga no Natal e aí somos os maiores. E após continuarmos a jogar mal e sem a sorte de ter bons resultados, agora que estamos em 3º somos os piores. Toda época jogámos mal, excepto nos 3 ou 4 jogos já referidos noutros posts.
Ávidos de titulos e ansiosos por vitórias, os Sócios e Adeptos não param para pensar.
Os Sócios e Adeptos são peritos em desvalorizar os activos do clube, veja-se o caso do Balboa, e "queimam" treinadores e mais treinadores. O que é nosso nunca serve.
Deixam-se iludir e desiludem-se.
Falta-nos calma, ponderação e paciência.
A Comunicação Social
O Benfica vende muito. Especulação -> Euforia -> Realidade -> Crise -> Especulação... ciclos intermináveis.
Luis Filipe Vieira
Todos os anos vende a ideia de que "É desta!". Os Sócios e Adeptos compram.
LFV fez coisas bem feitas e devemos estar-lhe gratos. Ao contrário de outras pessoas, eu creio que a escolha de Rui Costa foi, não só acertada, como também no momento certo.
Mas também cometeu muitas gaffes e erros de casting. Gosto do seu silêncio. Irrita-me quando fala... muito e diz pouco.
É o Presidente do Benfica e da SAD. É o responsável máximo por tudo.
Rui Costa
Creio que não teve sorte com a "segunda" escolha que apresentou para Treinador.
Soube contruir um bom plantel e salvo alguns erros de casting (já sabem de quem estou a falar), creio que podiamos (e deviamos) ter uma boa Equipa.
Terá de ser cada vez mais um líder (tal como já demonstrou no campo).
Quique Flores
A equipa técnica, embora quase desconhecida, chegou a prometer. A presença de Paco Ayestaran como preparador fisico era uma garantia. E ainda mais, Quique surgiu com um discurso moderno e esclarecedor.
E o futebol? E a equipa? Constantes erros de leitura de jogo. De análise e planeamento.
A teimosia táctica. A falta de capacidade de perceber a realidade e adaptar-se.
O "queirar" frequente de jogadores, incluíndo Léo, Quim, Cardozo, Balboa...
Neste momento estamos perante o dilema já apresentado nos comentários ao post anterior.
Os Jogadores
Creio que os jogadores, em alguns momentos, não deram tudo o que era possivel. Quando falha um já é suficientemente mau. Quando falham 3 ou 4, o barco afunda-se. E isso aconteceu ao longo da época.
Quando o melhor jogador nesta época é Maxi Pereira... algo estrá errado num plantel que tem Suazo, Aimar e Reyes.
Já aqui escrevi e repito. Um "cêpo" devidamente preparado e motivado é muito útil, enquanto uma "vedeta" desmotivada e mal preparada é um contra-peso de pouco ou nenhum resultado.
Desde o inicio da época, escrevi que não exigia titulos. Não o vou exigir agora.
Mas há algo que , para mim, não é negociável; todos devem dar sempre o seu melhor. O brio profissional, a honra e a dignidade não têm preço.
Os outros
Também foram responsáveis pelo resultado desta época os seguintes intervenientes:
Os árbitros corruptos e os árbitros incompetentes.
A injustiça e a falta de coragem dos magistrados.
Os adversários que nos tiram pontos de forma limpa e os outros.
1 comentário:
é essa paixao de que falas que torna este clube no que ele é, daí ser de 8 ou 80... não pode haver meio termo! é simples ou é bom ou é mau. somos grandes demais para ficar no meio... sem opinião!
já referi no post anterior, nao me revejo nesse dilema do treinador e muito menos na teimosia táctica (que dizer do idolatrado camacho que tinha aquela fascinação pelo aguiar), ou do 442 em losango do santos...
o facto de ter sido terceira escolha (eriksson e queiroz) significa o quê? e só é válido para os treinadores?
o léo tb foi terceira escolha na altura... agora, que já não é do clube, e se gosta tanto como afirma hoje na'bola pq é que vem dizer que o espanhol é mau? já todos percebemos, mas se calhar só é mau pq nao o meteu a jogar... e as birras dele quando ficava no brasil e o vai nao vai?
suazo, aimar e reyes, 3 escolhas do rui costa, será que ele tb não percebe nada de futebol?
porque é que foram comprar o balboa se lá estava o coentrão? pior nao é de certeza...
mas lá está... cada um opina pa seu lado...
cada um de nós é um diretor desportivo, treinador e presidente... cada um de nós geria de maneira diferente...
eu por exemplo, acaba com as modalidades "amadoras" e mudava o simbolo do Benfica!
Enviar um comentário