24 de janeiro de 2009

A culpa é nossa

Ontem fui ao Restelo. Empate a zero. Mau tempo. Pior futebol.
O Belenenses não jogou nada. O Benfica conseguiu jogar ainda pior que o Belenenses.
Estranhamente a equipa parece cansada. Correr é coisa para os 10 minutos iniciais e para os 10 minutos finais em desespero de causa. É muito pouco para quem quer ser campeão.
E digo estranhamente porque ainda não consegui perceber se não querem, não sabem ou não podem.
Infelizmente provou-se que vai uma enorme distância entre as palavras sábias do David Luiz e a acção no campo.
Embora reconheça que não é método repetir a dispensa do Treinador, devo dizer que Quique me desilude a cada jogo. Arma mal a equipa e depois lê mal o jogo fazendo substituições ad-hoc sem efeitos práticos.
Já para não falar da forma sistemática como "cruxifica" os jogadores na sala de imprensa pós-jogos ou antes na ausência da convocatória. Um a um, já quase todos foram "queimados" na fogueira da incompetência ou do disparate.
Quando se tem um quadro de jogadores de inegável qualidade, parece-me lógico que será melhor adaptar a táctica à realidade do que tentar adaptar os jogadores à táctica. E ter maus resultados e insistir no erro.
Depois de semanas de intoxicação da imprensa e dos "fazedores de opinião" com a velha estória do "andam a ser levados ao colo", tivemos ontem um belo resultado.
É que não se desculpa aquela arbitragem com incompetência nem premeditação. Aquilo é reflexo do efeito "não os posso levar ao colo, senão acusam-me e tou fud... e jão não sou promovido... e os outros não gostam... e fazem-me a vida negra...".
Entenda-se que não estou a desculpar a má prestação da nossa equipa com a arbitragem.
Tivessemos nós marcado uma ou duas das oportunidades e não havia penalties que nos fizessem falta. A culpa é nossa.
Muito obrigado aos amigos pela companhia (entre eles Matox) e pelo convite. A seguir atacamos Setúbal... ou Leiria... ou lá perto!

1 comentário:

afp disse...

O lá perto este ano é em Coimbra.... :) :) Mas já lá fomos por isso só resta o Setúbal :)