5 de agosto de 2008

Este é o meu Benfica!

Nos últimos tempos tenho sido questionado pelos meus amigos sobre a verdadeira razão para o menor optimismo que se nota nos meus posts e comentários e demais conversas. Tanto mais que, sendo sempre um optimista por natureza, ando algo descrente no nosso Benfica.
A explicação é simples. Gostava de ver uma estratégia clara e determinada. Gostava que a equipa já estivesse feita e a produzir. Gostava de ver menos asneiras e disparates. Mas isto é só a minha opinião.
É que "começar do zero" é quando não se tem nada e é preciso construir. Mas no Benfica é todos anos a mesma coisa. Primeiro destroi-se o que se tem e só depois se inicia a (re)construção. E todos anos é um novo ciclo. Infelizmente, andamos em circulo, sem rumo definido.
O Benfica consome-se e implode-se em si próprio. Falta-nos humildade e paciência. Cada jogador que chega tem que brilhar logo desde o primeiro minuto do primeiro treino e ao primeiro erro está com "guia de marcha". E os que já cá estão há muito tempo estão velhos e já não servem.
Também nos falta a humildade de perceber que não podemos ganhar quando ainda não acabámos de solidificar as fundações. No seu mais secreto intímo, os Benfiquistas queriam conquistar a Liga logo à 1ª jornada. Porquê? Porque somos TODOS o Benfica. Mas também todos sabemos que numa competição séria, justa, honesta e transparente isso não é possivel.
Criticar, falar por falar é fácil. Permitam-me apresentar alguns bons exemplos.
Hoje foi apresentada a nossa equipa de Futsal. Gostaria de destacar algumas frases.
André Lima, o treinador - "... André Lima acredita numa equipa forte e unida para conquistar títulos, sem fazer alterações no grupo. “Não tenho de fazer mexidas no balneário. O balneário está bom e recomenda-se. O principal objectivo é revalidar o título de campeão nacional e entrar na final four da UEFA CUP. Expectativas? São as mesmas de sempre: ganhar ganhar garnhar!, confessou o antigo capitão dos "encarnados" ..."
Pedro Costa, o capitão - "... Já o novo capitão dos “encarnados”, Pedro Costa, não tem medo das responsabilidades acrescida que vai ter com a braçadeira das águias. “Vou tentar ser sempre o jogador que sempre fui. Mesmo sem a braçadeira, sempre fui um jogador interventivo dentro do campo por todas as equipas por onde passei, mas não vou mudar em nada a minha postura. Já extra campo vou ter mais responsabilidades, sem dúvida”, revelou o jogador português."
Pedrinho, único reforço - “O grupo é bastante forte. Passaram, no entanto, por momentos difíceis, mas com união foram campeões nacionais. Senti um ambiente bastante bom no balneário, com bastantes aspirações de ganhar títulos. Vou deixar de lado o passado, viver o presente e fazer o futuro no Benfica
Comunicado da equipa - "... No Balneário do Sport Lisboa e Benfica vive um grupo unido e tantas, tantas vezes guerreiro, lutando, isto sim, acusem-nos, contra todas as injustiças, faltas de respeito ou carácter. Ataquem um…atacam todos (…) ..."
Podem ler a noticia completa e ver as fotos aqui.
Este é o meu Benfica!

4 comentários:

matox disse...

começando pelo fim... o link vai para uma pagina, que tão simplesmente diz:
artigo não disponivel...
é apenas a consequência de consultar sites como o desporto10 (o que é isto??) ou o diário digital... que são no minimo opções discutiveis...
falas do futsal, este é o teu Benfica??? pois, não é o meu...
porque é que não comentaste as declarações do beto aranha?? isso sim, acho que seria bem mais importante de referir... ou mesmo do donner... treinadores campeões que são despachados sem ninguém perceber bem o porquê...
e mais, quantos jogos de futsal, basket, andebol, voleibol, rugby, ou hóquei viste na tua vida??
desde quando é que isto realmente interessa??? a mim, muito sinceramente... nada!!
eu gosto é do futebol...
e aí carissimo, o futuro é o presente!

Jaime Pires (JP the only) disse...

Muito certo, meu amigo, muito certo.
O exemplo que dei tem apenas como objectivo demonstrar como se faz uma equipa, como se gere um grupo e como se definem objectivos.
É o exemplo da atitude e da ambição. Só isso.
Afinal, quantas e quantas vezes deixámos o Estádio e tu apontaste a ausência desses dois valores? Muitas. Mesmo muitas. (e vinhamos de ver futebol).
E não me importa as estórias de técnicos campeões porque isso também acontece no futebol. Mais ainda, de técnicos não apoiados está a nossa história recente cheia.
Respeitando a tua opinião, em "o futuro é o presente" deixa-me só alertar para o chamado efeito analgésico; tira a dor mas não cura a doença. E mais tarde ou mais cedo a dor voltará... em força.

matox disse...

então processamos a glaxo por fazer analgésicos assim ao nivel de alguns dirigentes do Benfica... fraquinhos...

Ricardo disse...

Muita razão tem o Pedro ao apontar o dedo os nossos dirigentes que despediram dois treinadores campeões mas daqui a um ano cá estaremos para analisar

Muita razão dou ao mister porque a mim dá-me uma azia enorme a troca de planteis a cada época que começa. planteis, treinadores... aiiii