31 de agosto de 2008

Enquanto houve fisico... depois inteligência

Primeiro clássico da época. Entrámos a jogar sério e a procurar ganhar o jogo desde cedo. Boa atitude.
Mas cedo também cometemos uma asneira que tem tanto de indiscutível como de inexplicável.
Já a perder voltámos a demonstrar que queríamos dar a volta por cima. Um pouco mais de acerto e teríamos o prémio antes do intervalo. Não aconteceu e o adversário ainda atirou uma bola ao poste.
No inicio da 2ª parte não estivemos bem mas uma dezena de minutos depois voltámos a controlar o jogo. Chegou o golo do empate. Merecido. E a expulsão do Katso. Certo.
E depois as dificuldades fisicas que (inexplicavelmente) nos fizeram "queimar" substituições e refazer a linha defensiva em 3 (!!!) posições. Terminámos o jogo com 10 jogadores em campo, dos quais apenas 7 conseguiam responder fisicamente. Paco que pasa?! O adversário cresceu no final da 2ª parte mas perigo efectivo foi zero fruto da excelente concetração defensiva do Benfica
Em resumo diria que o empate é justo. O Benfica foi "querer" sem "poder". O adversário foi "querer" sem "saber".
Só Reyes esteve abaixo do que eu esperava. Katsouranis, um dos jogadores mais inteligentes do plantel, teve uma noite em que tudo lhe correu mal.
Destaque ainda para Maxi e Ruben Amorim. Surpreenderam-me. Yebda gigante conquistou-me. E Nuno Gomes quando entrou fez um jogo brilhante. Sózinho contra o resto. Arrancou faltas importantissimas para tirar ao adversário a bola e o nosso meio campo.
Quique soube ler o jogo. Foi bom. Lembrei-me do velho Trapp.
Nota final para o árbitro. Se aquele foi o melhor da época passada não será dificil imaginar como serão os restantes. Muito mau.
Um comentário extra para os animais cobardes das claques. Num mano-a-mano borravam-se todos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pena pena, so mesmo o Katso, é estranho demais tanta infantilidade....mas isto é só um desabafo de quem acha que com outra motivação de UM jogador o Glorioso podia ter arrecadado os 3 pontos......estranho tb como o guardador de porcos aka Jesualdo viu o jogo assim como muita imprensa, segundo eles os andrades foram muito superiores.....eu vi na TV e sem som, se calhar ao vivo e diferente!!!! Problemas fisicos? Pelo menos este ano ainda começam os jogos!! Não acho estranho nenhuma das lesões.

Jaime Pires (JP the only) disse...

Pi, tive o cuidado de escrever o comentário só hoje e antes de ler a imprensa. Depois do jogo não vi mais nada, embora me tenha voltado a cruzar com aguns cobardes. Como não tenho medo de nada nem de ninguém, sejam eles macacos ou outros animais, não há problema.
Mas, tal como tu, fiquei impressionado.
O meu comentário é baseado em dados e factos e tentei ser o mais isento possivel (se é que é possivel?).
Vi agora o resumo da sporttv e notei que faltam ali alguns (muitos) lances... todos do mesmo lado. Enfim.
Sobre o fisico, creio que a explicação está no facto de a preparação estar a ser mais exigente. Há dias o Léo disse que perdeu 4kg sem perder massa muscular. Diz que sente mais força.
De resto, é na parte do preparador fisico que eu confio mais. Porque uma equipa construida agora não se pode exigir que seja campeã 9 meses depois. Se tal acontecer é mais que fantástico, mas repito, pouco provável.
Finalmente, uma nota importante. Ontem voltei a estar com alguns amigos na bola. É muito bom!

matox disse...

nao fiquei nem desiludido nem preocupado.
antes pelo contrário!! confio na equipa técnica e directiva do Benfica.
acredito mesmo que será sempre a subir... e vendo as coisas pela positiva... ainda não perdemos!!
sobre o jogo em si, acho que o yebda nos vai dar muitas surpresas... o reys tem de mostrar mais, muito, muito mais.
amorim pode fazer perfeitamente o lado direito da defesa.
eu li toda a imprensa, vi resumos em varios canais e sinceramente não entendo as vossas palavras... cada um diz o que bem entender...
aqui, ainda ninguém criticou aquele parvalhão (que não era de nenhuma claque - mas esses é que são maus adeptos) que entrou no campo para bater no auxiliar... tivesse sido noutro estádio, por exemplo no do nosso adversário, e estariamos todos a condenar aquela atitude e que a mesma só poderia vir daquele clube...

Jaime Pires (JP the only) disse...

Matox, eu não disse que são bons ou maus adeptos. O que eu disse e repito é que são uns animais cobardes.
O adepto a que te referes esteve mal e deve ser castigado por isso e o Benfica também. Deve aplicar-se a lei tal como diz sem excepção. Ninguém está acima da lei.
Aliás, não será só o Benfica a ser prejudicado pela atitude de um adepto. Se o Estádio for interditado, tu e eu e milhares de outros adeptos não vamos poder ver o jogo nos nossos lugares. E o pobre desgraçado não terá forma de indeminizar tanta gente.

Jaime Pires (JP the only) disse...

Ainda mais a frio, e após demorada reflexão, venho deixar mais uma opinião sobre o caso do momento; a entrada do adepto em campo e o "apertinho" de pescoço ao arbitro assistente.
A situação é como todos reconhecemos de gravidade extrema. Se em vez de um "apertinho" de pescoço o tal adepto tivesse usado uma arma branca ou arma de fogo, que facilmente passam na revista à entrada porque esta não existe, logo estaríamos aqui a ver o caso de maneira muito diferente.
Como tal, penso que deve ser aplicado castigo exemplar a todos os envolvidos, clube incuído. Isto não pode voltar a acontecer.
De resto, esta é a mesma postura que tenho em relação a esses bandos de marginais e animais cobardes que destroiem tudo à sua passagem.
Do castigo, e dada a ânsia de visar o Benfica, chegou o momento de nos atacarem de vez. Até de nos descerem de divisão.
Porem, embora com o meu clube castigado, punido, sairei todos os dias à rua de cara lavada, consciência tranquila e orgulhoso de ser Benfiquista.
Porque vergonha... é outra coisa. Para quem a tem.

Luis disse...

Como diria o Joaquim
vamos por partes.

Sobre o Jogo acrescento o seguinte: é por isso que o futebol é maravilhoso! Eu vi o jogo 2 vezes na TV por inteiro. A 1a obviamente em directo e com muita emoção, a 2a mais tranquilo, sem ansiedade e portanto mais a frio (embora com o desvio de já saber o que aconteceu).

Não sei os resumos que o Jaime refere em que faltaram alguns lances, mas do jogo que vi duas vezes na íntegra pareceu-me o seguinte:
1. o Benfica entrou no jogo como há muito tempo não o via entrar no jogo em casa contra o MAIOR.
2. Depois deste impeto inicial o Porto começou a conseguir acalmar mais o jogo, ainda sem o controlar por completo
3. Veio o lance do penalty: GOLO! Tranquilidade para o FCPorto e o benfica sentiu.
4. O Benfica tem dois lances seguidos (um sequência do outro) em que a boa cheirou o golo, mas não foi :)
5. Logo em seguida o Rodrigues obriga Quim a uma grande intervenção seguida de saída aos pés do Cebola (como estava feliz naquele campo ao lado das amiguinhas... as outras cebolas, claro está!);
6. Depois o Porto controlou o jogo, dando a iniciativa ao Benfica, mas sem comprometer a sua segurança defensiva. Há apenas três lances neste período que poderiam ter sido mais apertados, mas que a defesa do porto matou:
- disputa de bola do Meireles com o Di Maria que o 1o levou a melhor (e o 2o aproveito para se mandar para a ... banheira:D:D:D; Veio com tiques de estrela lá da China, mas isso passa rapidinho )
- (bonito) passe a rasgar para entrada do Aimar que obrigou a corte do Bruno Alves
- tentativa de penetração com troca de bola na Grande-Área que o Lucho resolveu sem maiores dificuldades
7. O Porto não teve muitas mais "chances": atirou uma bola ao poste.

8. Intervalo
9. 2a parte com inicio de jogo equilibrado
10. Lance do Guarin na direita que bate o Leo e entrega de bandeja para o Lixa mandar para a 2a circular (não sei se era essa a orientação mas enfim... seja)
11. Disputa de bola "tranquila" no meio-campo que acaba nos pés do Yebda que consegue levar a linha e cruzar (o cabrão do SAPU deixou isto acontecer vezes de mais) e... Bandeja! Mérito do Cardozo que aproveitou e aplicou, numa bola quase sem energia cinética, uma grande cabeçada... O Benfica empatava o jogo.
12. Novamente Katso
daqui em diante só houve Porto. Concordo em absoluto com a análise do Público: o Porto "encostou o Benfica às cordas" e tivesse um pouco mais de calma teriamos ganho o jogo, tranquilamente. Digo isto porque nesta fase do Jogo a ansiedade já se tinha ido e li-o em directo desta forma: "é uma questão de tempo". Esqueci da calma.
Ainda assim o Quim lá teve que salvar as honras do convento em dois remates do Hulk e um do Rodriguez. Fora isto houve algumas jogadas de bola trocada nas proximidades da área do Benfica mas que os defesas do Benfica mais com o coração foram conseguindo "resolver".

Resumo: o Porto controlou e podia ter ganho o Jogo. O Benfica foi um Benfica com mais alma que o que assisti nos últimos tempos.

Este fatos que procurei colocar de forma "isenta" (não, não é possivel ser isento meu caro Jaime!) dão margem para que todos tenhamos diferentes leituras. Inclusivamente a leitura dos dois treinadores. Concordo com a do Jesualdo e a do Quique ... bom, é possivel no plano teórico das hipoteses, mas dita como foi, dá a ideia que o Benfica poderia ter ganho o Jogo. Repito: é possivel no plano teórico, mas a probabilidade é muito reduzida. Como disse o Porto controlava o jogo.

Queria no entanto acrescentar um fato que, propositadamente deixei para agora e que deveria ficar entre os pontos 2 e 3 acima: a agressão clarissima do Luisão na área no tradicional empurra-empurra dos cantos. Logo ali o Benfica começaria (eventualmente) a perder e ficaria reduzido a 10.

Tendencioso deixar isto para o final? Leiam da forma que quiserem,
mas a análise que fiz já está lá para cima e sem falar sobre este fato.

Um grande abraço a todos
Luis