No que toca ao Benfica, acredito sempre! Relembro a noite de Vigo. Enquanto muitos desejavam que o jogo acabasse o quanto antes eu ansiava por mais uma ou duas horas de partida. Ainda eramos capazes de marcar 8 golos e arrumar os espanhóis. Não foi assim... paciência. Às vezes, só o pensamento positivo não resolve... mas ajuda.
É com redobrado optimismo que encaro a nova época do meu Glorioso.
Sem outros factos que ajudem a solidificar este optimismo, por agora, este reside apenas e só no facto de que sou Benfiquista de alma e coração.
Ainda assim, não toldo a vista nem a razão e decidi apresentar aqui alguns comentários que o necessário bom senso me recomenda.
Positivo
- Rui Costa a comandar o futebol. Apesar da inexperiência na função, Rui conhece o clube e conhece o mundo da bola. Será conveniente esclarecer algumas questões que podem tornar este facto mais positivo; Qual a verdadeira dimensão e abrangência das suas funções e o seu nível de autoridade e autonomia? Conseguirá unir o grupo e blindar o balneário? Veremos.
- Consequência do facto anterior, LFV já não tem tanta influência na gestão do futebol. A confirmar-se, é uma vantagem enorme. Até para o próprio que mais facilmente "sacudirá a água do capote" se a coisa correr mal.
- Ter Chalana como adjunto ajuda a fazer a ponte entre a época que passou e a próxima. Se aqui critiquei a performance de Chalana enquanto técnico principal, também sei reconhecer que aqui pode ser uma vantagem.
- Diamantino adjunto está bem.
- Finalmente, parece que temos um director de comunicação. Recomendo-lhe que compre uns rolos de fita adesiva para evitar muitos disparates que saiem de certas bocas.
- Fiquei satisfeito com a renovação de Léo.
Negativo
- A escolha do treinador voltou a ser uma novela terminando com a atribuição da função a um espanhol de 2º plano cuja aparente vantagem é ser jovem. Quique cometeu alguns (muitos) equívocos em Valência. Para ser sincero, esperava outro treinador. Ironicamente Mourinho só arranjou colocação depois da vaga na Luz estar ocupada... Isto sou eu a dizer...
- O numero excessivo de jogadores ligados ao clube e ainda mais contratações; Tiago Gomes(Zaglebie Lubin), Marcelo Moretto (AEK), Sreten Sretenovic (Zaglebie Lubin), Jailson (Braga), Yu Dabao (Aves), Miguel Vítor (Aves), Romeu Ribeiro (Aves), Ruben Lima (Aves), João Coimbra (Nacional), Paulo Jorge (Málaga), Manu (AEK), Rafik Halliche (Nacional), Fábio Coentrão (Nacional), Marco Ferreira (Belenenses), José Fonte (Crystal Palace), Andrés Díaz (Banfield), Pedro Correia (Olhanense), Walter Moraes (Olhanense). Que fazer com eles?
- Se dispensarem Bynia será um erro brutal. Será um jogador fundamental para a próxima época.
Plantel
Sempre defendi que se devia mexer pouco no actual plantel. Este grupo nem é tão bom como disse LFV no inicio nem é tão mau como a classificação final e a imprensa o definiram.
Por agora, e face às contingências do mercado, penso que o plantel podia ser como se apresenta no gráfico em baixo. A vermelho, Butt e Maxi são duas unidades que não representam mais-valia para o Benfica. Penso que podem sair. A amarelo os jogadores que cuja permanência estará em dúvida ou cuja saida não representava grande perda desportiva. A cinza os jogadores que já terão sido contratados. A gold as vagas ainda em aberto; o lugar do miolo para o Romeu Ribeiro.
Caso o Rodriguez não fique penso que se devia fazer um grande esforço pelo Simão Sabrosa. Fábio Coentrão a suplente. O centro da defesa com Ricardo Rocha e Miguel Vitor nos lugares de Zoro e Edcarlos. O Paulo Ferreira a defesa direito. Ou o Assis pega na oportunidade de organizar o jogo (como fazia no tempo de Trapp) e dá menos toques de calcanhar ou perde o lugar.
Mas, parece-me que esta visão conservadora e "poupada" ainda vai sofrer grandes alterações até Julho.

Férias
Com Euro e Jogos Olimpicos, quase metade do plantel não terá férias. Ir à pré Champions antecipa a competição em 3 semanas. Pode ser mau para nós.
11 comentários:
olhar em frente... e não assobiar po lado.
tenho de discordar com o facto do chalana permanecer, e pegando nas tuas palavras, parece-me que seja uma ponte em ruínas.
e digo isto porque a melhor ponte será sempre o rui costa, afinal, ele foi mais treinador nos ultimos jogos que o chalana...
preferia, indiscutivelmente o regresso do mozer.
acho muito curioso dizeres que o treinador ideal seria o mourinho, e nunca te ouvi dar uma opinião válida sobre o assunto, sim, porque dizer mourinho não passa de pura demagogia!
eu assumo o que já aqui disse há uns meses, sou pró quique (devia ter chegado logo que o camacho se foi), e não o vejo nem como sendo de 2º plano nem como uma segunda escolha.
mais, tenho plena convicção que é a pessoa indicada para nos recolocar na rota dos títulos, e nem os comentarios no forum do valencia me retiram essa certeza.
o tiago gomes e o sretenovic já não são jogadores do Benfica.
o mantorras devia ser o prómixo e o edcarlos logo a seguir.
para os lugares deles chegavam o ricardo rocha e o valdivia... ou mesmo o geromel e o linz!
(comment em actualização)
Matox, como todas as obras em portugal, demorei um pouco mais na fase de "construção". Sorry.
Muitas questões discutíveis. Espero que tenhamos muito sucesso com este treinador e sobre o plantel para mim não tinham lugar para a próxima época: Butt, Zoro, Luis Filipe, Maxi, Adu e Mantorras
Deixa jogar o Mantorras!
deixa trabalhar o rui costa!
ah... esqueci-me de mais um médio... Filipe Bastos.
o butt já bazou...
diz-se que sim, que esse felipe bastos é bom jogador!
por mim:
valdivia, valdivia, valdivia!!!
Um já foi, agora só faltam os outros que mencionei e o plantel será mais equilibrado.
Parece-me que o mais necessário a contratar seria um ala... mas bom.
... assim, tipo Karel Poborsky... e Simão Sabrosa...
ui!!! Era a puta da loucura com dois alas deste calibre!
Já se fala nas saídas do Zoro, Luis Filipe e Adu. Já só faltam Maxi e Mantorras.
Simão e Poborsky...isso é que era
citando jaime pires:
"eu acredito!"
Enviar um comentário