11 de maio de 2008

O (meu) Apito Final

Não vamos sequer disputar a pré eliminatória de acesso à Liga dos Campeões.
Não vamos e muito honestamente, acho que não o merecíamos. Isto preocupa-me, mas devo ser dos poucos… Quando o próprio presidente diz a bestialidade de que ninguém morre por isso… está tudo dito. O mais importante é a recuperação da credibilidade financeira, é isso que os sócios e adeptos querem, saber que o Benfica pode novamente e com facilidade recorrer aos créditos bancários. Afinal, é isso que nos leva ao estádio.

Gostaria de deixar aqui uma opinião daquilo que para mim foram graves erros de gestão desportiva. Não são poucos, por isso vou apenas enumerar alguns.
No inicio do ano foi vendido o Simão, até o podiam ter vendido, mas nunca pelo valor que o transaccionaram e muito menos naqueles moldes e depois do treinador da altura ter construído uma equipa com o pressuposto da sua permanência no plantel.
Tudo com a agravante do director financeiro ter rejubilado que haviam milhões disponíveis para gastar, assim sendo, porque não os gastaram para garantir que o melhor dos nossos jogadores ficasse pelo menos mais um ano, e logo um ano que culmina com um europeu? E será apenas impressão minha, ou tal ostentação apenas inflacionou o preço de potenciais reforços? E será já implicação da minha parte ou estão a cometer o mesmo erro agora?
Pior ainda que tudo isto, compraram um guarda redes que ganha um balúrdio e não joga! Compraram um defesa central que também podia ser defesa direito, que ganha outro balúrdio e não joga nem num lado nem no outro (aqui gostava de referir que a soma dos contratos destes 2 reforça ainda mais a minha ideia supra citada), e além deste foram buscar mais um brasileiro para o mesmo lugar e quem jogou a maior parte da temporada no eixo da defesa foi um médio adaptado. Pragmático? Sintomático? Eu diria estupidez.

E a novela continua… Na primeira jornada despede-se o Fernando Santos, e chama-se o mais genial de todos os técnicos, aquele por quem todos suspiravam (todos quer dizer, conheço pelo menos um que não achou muita piada), o homem que em 50 jogos é capaz de fazer as mesmas substituições nos mesmos minutos, o homem que de tão limitado que é, baralhava por completo os adversários, porque ninguém acreditava que fosse possível ser tão previsivelmente previsível. Para? Nada… rigorosamente… nada!
Valha-nos a aquisição de um extraordinário jovem para o lado esquerdo da defesa, o auto proclamado novo M.A.L.D.I.N.I – Meus Amigos Lamentavelmente Descobrimos Isto Na Internet.
Depois chegou o Chalana, e numa das suas surrealistas conferências de imprensa ouviu-se algo como: “Tenho quase a certeza que vamos ganhar!”. Quase? Nem sei o que comentar.

Uma equipa que se diz de sonho não pode ter jogadores como o Mantorras ou o Maxi Pereira.
Uma equipa que se diz a melhor dos últimos 10 anos, não pode terminar o campeonato com tantos empates como vitorias.
Uma equipa onde o Rui Costa na ultima temporada da carreira é o jogador com mais minutos depois do guarda redes titular não pode ir à Champions.
O lirismo do Cajuda bateu, literalmente aos pontos a fúria (???) espanhola do Camacho.
Geromel, Ghillas e Desmarets em nada ficaram a dever a Luisinho, Petit e Nuno Gomes (por mais respeito e admiração que nutra por qualquer atleta, os únicos cativos do Benfica deveriam ser os dos sócios).

Para terminar, apenas diria que o jogador do ano foi o Cardozo e que o melhor golo foi este e escolhi este, não apenas pelo simbolismo da despedida do ultimo personagem da mística benfiquista, mas igualmente pelo facto de marcar depois de uma assistência do Luis Filipe, o que diga-se, não é para qualquer um.
Obrigado por tudo Rui Costa.

E assim termino. Até para o ano.
Primeira jornada, lá estarei no meu lugar… Cachecol, boné e uma fé incomensurável.
Benfica Sempre.

PS: Só para avivar as memórias, o Eriksson já nos levou a duas finais europeias, mas também já nos levou a tribunal… Atenção…!

12 comentários:

Jaime Pires (JP the only) disse...

Vergonhoso e inadmissível... o comportamento da corja de rapazolas que nem tem nome. Não tem nome, não tem respeito, não tem principios, não tem nada. Verdadeiros anormais.
Insultar Nuno Gomes é faltar ao respeito aos adeptos. É faltar ao respeito ao Benfica.
Cantar o nome de um jogador que já não faz parte do plantel é insultar os outros atletas.
Para quem tem dúvidas, aqui estão os numeros:
MICCOLI (o fabuloso, o saudoso)
Época 05-06: 4 golos no campeonato, 2 nas competições europeias.
Época 06-07: 10 golos campeonato, 3 comp. europeias. Total ao serviço do Benfica em 2 anos = 19 golos!
NUNO GOMES (o enjeitado, o tosco)
Época 05-06: 15 golos no campeonato
Época 06-07: 6 golos no campeonato, 2 comp. europeias. Total nas duas épocas (em que o Miccoli cá estava) = 23 golos!
Nos últimos 3 anos, Miccoli marcou 26 golos, Nuno (fora de forma, a jogar mal e a ser vaiado) marcou 30!
Nuno Gomes é um dos melhores avançados de sempre do Benfica e do futebol português. Merece o nosso respeito e admirção.

Jaime Pires (JP the only) disse...

Em relação ao post em causa, devo dizer que concordo com parte do que é escrito.
Mas, para comentar em rigor, apito mais tarde.

Luis Caseiro disse...

Quantos marcou o tosco do Cardozo que só tem um pé, é lento e mais não sei quê????? Em quanto tempo?

matox disse...

pensei que o termo de comparação fosse o mantorras...
... que como se sabe está no benfica para estar caladinho e não dizer rigorosamente nada sobre a sua muita mal explicada transferência do alverca...
isso, para mim, é que é faltar ao respeito...

Ricardo disse...

Extraordinário post Matox!
Concordo com rigorosamente com tudo... ainda lhe poderiamos acrescentar algumas coisas mas as linhas gerais que levaram ao redondo fracasso desta época, estão cá todos
Quanto ao treinador, espero que o dono do City lhe faça a vida negra para sair que ele não venha mesmo porque sinceramente não o considero a pessoa correcta
É tb verdade que poderia vir um pior mas o que o Benfica precisa neste momento é de um 'duro' que saiba ter tudo sobre o seu controle e que faça da disciplina e da obrigação de vertir a camisola do SLB, a principal arma para alcançar o sucesso

Luis Caseiro disse...

É bem verdade qd se diz que nunca nenhum treinador servirá para o Benfica......

Jaime Pires (JP the only) disse...

Sim, pela escolha do facilitismo e do popularucho como forma de agradar ao povo, o LFV só não vai buscar o Bella Gutman porque o Sr. já morreu.
Como estamos em maré de insistências estéreis e recorrentes, reforço a ideia que mandar embora Fernando Santos à 1ª jornada e deixar sair Simão foram os maiores erros da época passada.
Se esses não tivessem acontecido, o que veio a seguir também não teria.
Insisto ainda que mandar o capitão do Benfica "pó car..." em pleno Estádio da Luz é bem revelador do tipo de adeptos do Benfica.
Se calhar, alguns até merecem o clube que têm.

Luis Caseiro disse...

Deixem lá que já não vão ter o "popularucho"!!!!!
Espero que venha um italiano!!!!

matox disse...

pois parece que este não vem... italiano pode ser o lippi!
e parece que o rui costa já trabalha como director desportivo... o 47 vai para o porto... ufff ainda bem!! obrigado rui por te lembrares de mim, cheguei a recear que voltasse para nós...
mister, embora eu entenda perfeitamente a tua indignação, terei de discordar e dizer que há muito tempo que é o clube que não merece os adeptos que tem

Jaime Pires (JP the only) disse...

Indignação? Eu? E tu? não estás indignado? Afinal também foste visado com um "vocês são sócios de merda". Indigna-te.
Do treinador, receio bem que não haja muitos dispostos a queimar-se no inferno da Luz. Venha o que vier é para queimar.
Eu continuo a dizer que o meu favorito é um... português... da península de Setúbal.
Afinal temos 60M para contratações ou não?!
E até parece que vamos à Champions...

matox disse...

pois... não fui um dos visados porque aquando dessa ocorrência já me encontrava na aula magna!
mas posso dizer-te que sim, que fiquei indignado! sim fiquei... em março por exemplo, quando o benfica empata em alvalade e os jogadores festejaram (rui costa abraçado ao treinador - para os mais distraidos) como se fosse a vitória de um titulo! aí sim, fiquei indignado...
tb fiquei quando se soube que o david luiz teria de ser operado novamente porque na primeira vez a lesão não ficou bem debelada! aí sim, fiquei indignado...
mais... foi uns dias antes do jogo que nos podia ter dado o primeiro lugar, e o camacho proferiu estas palavras: "temos de ser grandes como o porto"! aqui sim, fiquei e muito, indignado.
mas penso que a pior de todas, é haver adeptos a rejubilarem com a possibilidade de se jogar a pré da champions, apenas e só motivada por decisões juridicas... isso mister, isso sim, deixa-me indignado!

Luis Caseiro disse...

nem mais!!!!!!
só espero que não nos obriguem a jogar essa treta de pré eliminatória. para além de não a merecermos só iria estragar a pré-epoca...