14 de dezembro de 2009

Jantar Gourmet


Carissimos,
Desde a foto supra já passaram uns aninhos, vários mesmo!
Muito aconteceu durante esse período, muitas mudanças, muitos treinadores, mas o mais relevante está lá, como facilmente se comprovou no passado Sábado, a origem, a verdadeira essência do forum, que poderei resumir tão somente por, a nossa amizade.

Encontrei mais de 1500 mails, dos antigos, antes dos blogs e destas coisas novas.
Curiosamente, falamos de Benfica, politica e... Champions Fantasy!
É tão antigo, que ainda o Ricardo era o vencedor e tinha um zmail :)


Um Feliz e Santo Natal para todos vós

13 de dezembro de 2009

Ir em "cantigas"... ou... "fados"

Ontem perdemos 2 pontos em Olhão, empatando 2-2 com Olhanense.
Três notas iniciais:
- com aquela garra e atitude dos jogadores e com um treinador daquele calibre magnífico, a Olhanense devia estar a lutar, pelo menos, pelos lugares europeus. "Incrivelmente" está em penúltimo.
- o Benfica, com aquela falta de garra e atitude e com um treinador a cometer aquelas gaffes técnicas e de estratégia, estaria, na melhor das hipóteses, a lutar por um lugar na segunda metade da tabela.
- o Leiria foi vencer a Alvalade xixi e nós não o fomos capazes.

Agora o jogo de ontem. Os outros entram duro e nós respondemos. Os outros armam confusão e nós... vamos na cantiga. Os outros marcam e nós vamos à procura de minimizar os estragos.
Não peço que os nossos se armem em "Cristos" a dar a outra face (nisto Cardozo é especialista, pois leva estalos em ambas as faces), mas temos de perceber que há lá um árbitro para ajuízar e aplicar as leis de jogo - esta visão não é ingénua.
Quando no inicio do jogo, Ramires recuperou uma bola, fazendo carga de ombro legal e o árbitro apitou uma falta que viria a ser perigosa, percebemos como iría ser o resto do jogo. Aliás, se repararem bem, não é nas grandes decisões que podemos falar do árbitro. O esquema está montado em pequenas faltas, em não deixar sair a jogar.
Sofremos 2 golos da mesma forma. Em lances onde somos muito fortes. Creio que são os primeiros que sofremos assim na Liga. O outro foi na Taça.
Pior, só conseguimos empatar já nos descontos. Apesar de termos estado toda a 2ªparte no meio-campo contrário, mas sem clarividência. Era atacar por atacar.

O Benfica mostrou que começou a acusar a pressão do jogo com o Porto já ontem (ironicamente, o plantel e o treinador de Olhão até são...).
Perdemos 2 pontos. Perdemos Di Maria infantilmente. Perdemos Ramires por lesão (espero que não seja grave). Perdemos Coentrão por asneira de JJ que tira Peixoto (estava a jogar muito bem) e deixa o Fábio a fazer corredor esquerdo e logo à mercê do 5º amarelo.
Não perdemos Cardozo porque o árbitro o poupou. Não perdemos David Luiz por 5º amarelo porque andou mais contido e até escondido (veja-se os golos sofridos).
Já não tinhamos Amorim.
Portanto, contra o Porto... é Javi Garcia sózinho no meio-campo. E os alas que temos disponíveis são... JRibeiro e Balboa...
E deixemo-nos de merdas... o próximo jogo é para ganhar sem nos deixarmos ir em cantigas e sem fados - o mesmo é válido na troca das vogais ;)

Nota final: em seguida, virá um dos sócios escribas falar sobre um evento muito mais bonito e solene que aconteceu ontem à noite. Esse sim, merecedor de todo o destaque.

7 de dezembro de 2009

O chapéu tirado do "coelho"

Ontem, na Luz, vencemos a Académica por 4-0.
Em noite de muita chuva, mais de 41 mil pessoas foram à Luz. A um domingo à noite.
Cedo Saviola apontou o caminho a Cardozo para o primeiro golo.
Depois a Académica equilibrou um pouco. Já o Benfica controlava o jogo e num dos momentos mais belos e dando novos mundos à magia, "el conejo" tirou um chapéu. Brilhante!
Na 2ª parte controlámos o jogo e falhámos algumas oportunidades. E claro, Cardozo marcou mais 2 golos completando um hat-trick.
E dizia eu no post anterior que ele parecia andar com falta de confiança. Percebo pouco disto...
Destaques para Saviola e Cardozo e o jogo de Ramires. Luisão regressou. Rúben Amorim fez o seu melhor a médio defensivo. Nunca virou a cara à luta. Mesmo quando lesionado e já após as 3 substituições. Só quando JJ lhe disse à 3ª vez para sair, se decidiu a abandonar o campo.
Nota ainda para A.VillasBoas (o tal que a lagartagem nao conseguiu contratar), o discipulo de Morinho cometeu a grande gaffe dando uma 2ª parte de paz a César Peixoto. Tirar o Sougou que lhe estava a fazer a cabeça em água foi um grande disparate. Ainda bem.

2 de dezembro de 2009

Apenas o essencial

Hoje fomos a Minsk jogar a 5ª jornada da Liga Europa, com o Bate Borisov.
Primeira parte fraca. Equipa perde muito tempo... e a bola... a tentar fazer o acessório, quando se devia concentrar no essencial.
Nos primeiros 35 mins da segunda parte jogámos melhor. Saviola marcou aos 47' e Coentrão, numa jogada em que tirou a bola a Peixoto, fez o 2º a meio da 2ªparte.
Logo a seguir Miguel Vitor é surpreendido com remate à queima e fez auto-golo.
Gostei do Menezes. Cardozo está com falta de confiança. O resto ok.
David tem de ser mais matreiro e não dar tanto nas vistas. Os árbitros vão começar a marcá-lo em cima.
O Peixoto não vou comentar porque já publiquei o post...
E estamos apurados em 1º lugar. Isso era essencial.

1 de dezembro de 2009

Concentrar no que é essencial

Ultimamente, tenho notado o Benfica mais concentrado em aspectos paralelos ao futebol e guerrinhas desnecessárias. Essa atitude parece estar a "contagiar" a equipa. E isso não é bom.
Vem esta opinião a propósito das recentes imagens do túnel de Braga.
Ao contrário da maioria das opiniões, penso que as imagens não só não servirão para ilibar Cardozo, como, se bem esmiuçadas, ainda darão para justificar o castigo ao nosso 7.
Com efeito, as primeiras fotos mostram, se bem que apenas da cintura para baixo, um atleta de cada clube, e estão bem próximos um do outro. Não sendo possivel identificar o de Braga, o de calções pretos tem o número... 7.
Depois ambos seguem na direcção dos seus balneários. E o nosso Cardozo parece ainda fazer nova investida, retrocedendo depois a caminho do seu balneário.
E mais confusão com outros atletas e seguranças privados ao molho.
Nota que esta opinião não desculpabiliza a má prestação dos árbitros e das restantes autoridades perante os acontecimentos.
Não desculpabiliza a forma como certas pessoas "incendiaram" o ambiente antes, durante e depois do jogo.

Gostaria que a equipa fosse imúne a estas situações e respondesse a estas provocações apenas no campo. Com Atitude, Ambição e Vitórias.
As performances mais recentes não foram tão boas. Também sei que não se pode ganhar sempre e golear, mas é preciso manter sempre o nível muito elevado.

Como somos pessoas e não somos bichos, não sou indiferente ao sofrimento do prof. Manuel Machado e à gravidade do momento que vive. Que tenha rápida recuperação e saúde.

E amanhã teremos de vencer na Bielorrussia. Empatar dará apuramento. Vencer dará 1º lugar. É essencial.

29 de novembro de 2009

Jurisprudência ou estupidez superlativa?

O autocarro do Benfica foi alvo de pedras, garrafas e outros objectos ao chegar ao Alvalade xixi ontém à noite.
Salvo melhor prova, e com base nas imagens dos canais de televisão lá presentes, estes objectos foram arremessados por sócios e/ou adeptos do Sporting.
Pergunto se, e de acordo com jurisprudência da justiça Portuguesa, isto será suficiente para atribuir desde já o título ao Sporting?

Segundo a Comissária da Policia, estas situações são "perfeitamente normais".
Acho que quem está errado aqui, sou eu.

28 de novembro de 2009

Erva 0 - Benfica 0

Hoje empatámos a zero em Alvalade.
O jogo foi fraco. Poucas oportunidades. A lagartagem fechou-se e pressionou à Benfica.
O Benfica jogou menos. Criou menos. Atacou com menos clarividência e falhou oportunidades.
A foto em cima, não é do relvado da lagartagem. Claramente em melhor qualidade.
O melhor defesa da lagartagem foi o tufo de relva. Roubou-nos umas quantas bolas. Foi pena.

26 de novembro de 2009

Tinha de ser!!!!

Quando escrevi o último post sobre o facto do árbitro para o jogo de sábado estar escolhido há 2 meses, já adivinhava que algo se preparava.
Então não é que o chulo amador para sábado chama-se Proença?
Mais 4 adversários que temos de suplantar. Não bastam os 11 retardados com camisolas às riscas que vamos ter pela frente, que em vez de jogar futebol vão tropeçar na bola..... ainda vamos ter 3 bois pretos, ou amarelos ou outra cor qualquer a tentarem lixar-nos a vida. Tal como fizeram na época passada no dragay!!!!!
Este futebol mete mesmo nojo!!!
E quando jogarmos contra os corruptos assumidos será outro do mesmo calibre.......
Já sei que vão dizer que é sempre assim e que em todos os jogos temos de jogar mais e melhor para ultrapassar os 14 palhaços adversários, mas isto revolta ver estas manobras feitas às perfeitas claras!

25 de novembro de 2009

Tá-se fora

Ao primeiro jogo desta época em que não me foi possivel estar presente a apoiar a nossa equipa, eis que fomos eliminados da Taça de Portugal.
É a prova de que todos e cada um de nós faz sempre muita falta no apoio ao nosso Benfica.
A mais de 2500 kms de distância ansiava o tal sms que permitisse dar a volta ao jogo. Esse, nunca apareceu. Não fossem as várias fontes de informação, ainda acreditaria numa falha da Vodafone.
Após o jogo, em sms lacónico, o Ricardo escrevia "Perdemos 1-0. Pior jogo que fizemos e a bola não quis entrar.".
Estranha figura de estilo que atribui, neste jogo, vontade própria a essa "criatura redonda" que já esta época foi "domada" à média superior a 3 golos por jogo.
A propósito do tema anterior do Caseiro, chegou o momento de ver a arte dos "domadores... de leões" ... já no próximo fim-de-semana. Sem medo!

24 de novembro de 2009

Arbitragens tugas = espectáculos circenses

Cada vez gosto mais do nosso futebolzinho e dos parasitas que mandam.
Se clicarem neste link podem ver o resumo das declarações do patrão dos árbitros.
Agora metendo a paixão que temos pelo Maior Clube do Mundo de lado..... acham isto normal e completamente livre de qualquer suspeita?
Então mas o árbitro está escolhido há 2 meses?
O Lucílio já não arbitra mais jogos dos "viscondes betinhos choramingas"?
Quantos deixarão de arbitrar os nosso jogos?
Isto é mais que vergonhoso!
Mas como neste país tudo o que seja útil para a correcta aplicação da justiça não é válido nem é usado........
Assim vai o nosso pobre país. Sobretudo pobre de espírito!!!