9 de agosto de 2009

Eusébio Cup

Ontem recebemos o AC Milan na Luz em noite da Eusébio Cup.
Marcámos primeiro por Cardozo. Depois o Milan empatou com auto-golo de Sidnei.
A seguir veio o desempate por penalties. Ganhámos 5-4. Quim defendeu 4.
O jogo foi bom. Jogámos bem.
Há jogadores que já me parecem preparados para a competição. Há outros a precisar de mais tempo.
Creio que a questão fundamental é perceber se temos EQUIPA. Penso que sim.
É que a partir de agora é a sério.

7 de agosto de 2009

Liga Europa

O sorteio do play-off de acesso à nova Liga Europa foi efectuado hoje e calhou-nos em sorte o Vorskla Poltava.
Jogamos a 20 de Agosto na Luz e a 27 de Agosto na Ucrânia.
É muito importante vencer e estar presente nesta nova competição.

2 de agosto de 2009

Torneio cidade de Guimarães

Hoje jogámos com o Guimarães e vencemos por 2-0. Weldon e Rúben Amorim. Ganhámos mais um troféu.
Começámos com uma equipa constituída por cerca de 8 jogadores de segunda linha, i.e., que em teoria serão os suplentes na maioria dos jogos.
Por isso mesmo, o jogo não foi tão fluído como na véspera. O Guimarães foi um adversário rijo.
Coentrão voltou a aproveitar a oportunidade para dar nas vistas. Creio que não devia ter saído ao intervalo.
Shaffer começou tremido e foi melhorando. Patric está muito intranquilo e vai precisar de mais tempo. Maxi está lesionado por 3 semanas. Jesus não vê Patric como solução e reconheceu isso.
Urreta creio que não aproveitou a oportunidade, embora tenha assistido para o primeiro.
Os restantes foram dentro do que se espera.

A terminar, e não digam que estou sempre a falar do mesmo, mas, viram a "categoria" do trabalho do árbitro assistente que acompanhou o nosso ataque na 2ª parte? Acho que o gajo estava "distraído" no 2º golo porque todos os restantes lances legais, ele conseguiu anular. Este já está em excelente forma. E depois, os comentadores da oiveirinhatv?!

Na minha sondagem de fds, o GR que sai é Quim. Eu acredito que será Moretto. Mas compreendo se for Quim.

Sobre o DE, insisto que a melhor alternativa seria Rúben Lima que emprestámos ao Setúbal. Claro que o nosso melhor DE acaba sempre por ser ... o nosso melhor central e um jogador com um potencial e um futuro enormes... David Luiz.
Mas isto, sou eu a dizer.

Prudência e calma necessárias

Ontem jogámos em Guimarães para o torneio da cidade. O adversário foi o Portsmouth.
Vencemos 4-0. Golos de Cardozo (2), Weldon e Winkinson na p.b.(toda a gente sabe que o corte de wilkinson dói - esta piada do género "cabelo e barba" é fraquinha).
O jogo foi bom. A nossa equipa já sabe controlar o ritmo do jogo e acelera quando lhe convem.
Tacuara marcou cedo de livre. Na realidade devia ter sido penalty porque a falta é sobre a linha, mas o árbitro era Paulo Costa. Nada mais a dizer.
Voltando à execussão do livre, nota-se evolução do ano passado para este. Deixámos de ter 5 ou 6 jogadores a discutir quem marca e esta decisão é tomada em função do interesse colectivo.
Depois Tacuara ainda marcou o segundo e levou uma paulada dum camone.
Na 1ªparte deixámos por marcar mais 3 ou 4 golos. Importa melhorar a finalização (sim eu sei que ganhámos por 4).
Depois Weldon estriou-se a marcar. E Di Maria decidiu premiar os adeptos com uma assistência de letra para auto-golo do tal Wilkinson. Weldon e Keirrison estavam prontos a marcar não fosse Wilkinson falhar!
Quim passou 90 mins quase sem tocar na bola. Maxi saiu lesionado. Preocupa, claro.
Positivo: dinâmica; decisões; Javi; Di Maria; Cardozo.
Creio que os sócios e adeptos do Benfica ainda não perceberam o fabuloso jogador que têm. Falo de David Luiz. Voltou à esquerda e foi dos melhores em campo.

Por tudo isto e muito mais, estou seguro que ainda nos falta trabalhar muito. E estou ainda mais seguro que importa ser prudente e manter a calma em vez de entrar em euforias.
Ainda não ganhámos nada. Não seremos campeões na pré-época, nem no Natal, nem à jornada 29. O que queremos é ser campeões na jornada 30. Aí sim!

31 de julho de 2009

Agora algo completamente diferente!

http://www.correiodamanha.pt/Noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=9FBB70C8-B160-47D5-9BD8-AE3F9D91FFA1

A pré-época é para todos!

Aproxima-se mais um fim de semana. Este contém mais uns jogos de preparação para o Glorioso. Desta feita no Torneio de Guimarães.
E tal como o título deste post indica, será um fim de semana de preparação para toda a gente. Palhaços incluídos.
Se não acreditam, vejam os bois pretos nomeados para arbitrar, ou melhor, roubar o Benfica:
Cosme "gatuno" Machado e Jorge "ladrão" Sousa!
Como é lógico, as facas têm de ser afiadas. E como a pré-época tem sido proveitosa para os lados da Luz... Nada como atenuar o estado de espírito desta equipa, não vá o diabo teçê-las e estes gajos arrancarem a temporada em grande!

O grande ataque

Informações de última hora dizem que está em marcha o grande ataque final.
Dezenas de tanques, como este na foto, já foram vistos na Avenida General Norton de Matos (nunca a morada do Benfica esteve tão bem ao ter o nome do General Sem Medo).
Na foto é possivel ver jornalistas do PasquimReco, da TêVê Indecorosa Prisa Capital, do MenosVergonhaNoFutebol, do Solário e do CorrespondênciaMatinal e outros que tais.
Chama-se a atenção para o facto destes cobardes soldados atacarem de costas, de rabo em riste.
Saberemos, mais uma vez, estar unidos para derrotar este poderoso e cobarde inimigo.
De frente! Sem medo! Somos o Benfica!

30 de julho de 2009

Acho que nós somos a seguir...

Acabo de saber que Paulo Bento foi suspenso por 1 mês.
Embora o assunto não tenha nada a ver connosco, penso que é sintomático de que alguém já está em muito boa forma.
Conseguiram demorar oito meses a resolver o caso e "estrategicamente" e por "coincidência", agora é que saiu o castigo. One down... one to go.
Por isso, creio que não será dificil perceber que faltamos nós. Se o ataque organizado dos escribas não está a resultar, preparem-se que vão atacar de outra maneira. Em breve...
Isto é criminoso.

E não esquecer que em breve virá a estória da Liga com JGA para negociar em bolo as transmissões.
E durante o campeonato ainda vamos levar com a "incrível energia estratégica" das equipas do Eixo; Braga, Olhão, Leiria, Coimbra, Setúbal, e as equipas de arbitragem. Muita atenção à jornada 13 e implicações para a seguinte.

29 de julho de 2009

Ainda mais breves da noite

Pelo caminho até casa, o tlm e o rádio do carro disseram-me muitas coisas que a net agora complementou.

Adu twittou que amanhã vai treinar. Eu alerto o "Pélé Americado-ó-Ganês" que Makukula, Zoro, J.Ribeiro, Balboa e outros também têm treinado... mas lá num cantinho... onde nem Jesus os vê.

Júlio César (22 anos; 1,91m) é 9 anos mais novo e 4 centímetros mais baixo que Marcelo Moretto. É igualmente Brasileiro e detentor de passaporte Italiano.
Por favor, não vaiam (oops... influências) ao youtube ver videos dos seus tempos do Botafogo... eu avisei...

28 de julho de 2009

Breves da semana

Confesso que fiquei muito surpreendido pela contratação de Keirrison (20 anos; 1,82m), tornando-se o nosso 6º avançado.
Apesar de Rui Costa continuar a afirmar que o plantel ainda não está fechado, creio que a ideia base é que já temos um plantel muito bom. Mais um ou outro acerto e ficará fechado.
Penso que inicialmente talvez fosse melhor ter ficado com Rubén Lima (até pelas exigências da UEFA em termos de jogadores formados no clube) em vez de Sepsi.
Com a chegada de Keirrison creio que abrirá a porta ao empréstimo de Urreta cuja margem de manobra ficará agora mais reduzida.
E depois resta saber a resposta às questões defensivas: guarda-redes; Luisão.
No tema GR devo dizer que se não for possivel melhorar já, talvez seja aconselhável não mexer mais. Hoje fui ao Seixal e vi Quim muito triste. Isso não é bom.
Sobre Luisão, a minha opinião já vem de há muitos anos. É extremamente importante manter Luisão. Por um conjunto de factos decisivos. É o patrão da defesa.