31 de maio de 2009

Falência técnica

Enquanto os Benfiquistas vão passar o Verão a "emprenhar" pelos ouvidos seja com a absurda mudança de treinador, sejam com as contratações/dispensas de meia equipa e afins, haverá uma questão que eventualmente terá menos atenção de todos; o Benfica está falido às luz do art. 35º do Código das Sociedades Comerciais.
E só a operação financeira de fusão entre a Estádio e a SAD irá permitir "salvar" as contas.
Mas de quem é a responsabilidade desta "má gestão"?
Em primeiro lugar, do Presidente Luis Filipe Vieira, depois da Administração da SAD e depois dos sócios/adeptos.
Não fosse a histeria dos sócios/adeptos a cada Maio e a Administração populista já não teria de lhes fazer as vontades despedindo aos milhões e esbanjando ainda mais milhões.
É isto que nos custa dinheiro. E é por isto que embora gerando muito dinheiro, continuamos a perder (em vários sentidos). É por isso que estamos falidos.

Nota: os nossos rivais também enfrentam cenários semelhantes. Mas com o mal dos outros estou eu bem.

27 de maio de 2009

Será que chegavam?

in www.slbenfica.pt

Onde páram 16 pontos?

Uma verdade inconveniente

Diz o povo que os campeões são sempre justos vencedores. Faz sentido que assim seja. Mas em Portugal existem verdades inconvenientes que colocam essa ideia em causa. Tome-se como exemplo a época 2008/2009 do futebol português. Espelho dos últimos 20 anos cá do burgo, ficou marcada pela polémica. Mais: acentuou tendências e muito ficou a dever à verdade desportiva.

Mas antes que nos acusem de sermos tendenciosos… avancemos com objectividade. O que lhe passamos a apresentar é a lista de jogos em que o Benfica foi prejudicado ou beneficiado na Liga Sagres. Jogos em que existiu clara influência no resultado. Logo na primeira jornada, em Vila do Conde, o Benfica não foi além de um empate a uma bola. Mas poucos se lembram de uma grande penalidade cometida sobre Aimar em cima do minuto 90.

Uma semana depois, novo empate, desta feita frente ao Futebol Clube do Porto. Jorge Sousa esqueceu-se da uniformidade de critérios. Expulsou Katsouranis por faltas normais, mas deixou o amarelado Cristian Rodriguez em campo após sucessivas jogadas de extrema dureza.

Mas o Benfica estava forte no campeonato e só não atingiu a liderança porque no jogo grande da 5.ª jornada foi novamente prejudicado. Yebda até fez o 2-0 em Matosinhos, mas viu o golo ser-lhe mal anulado. Aproveitou o Leixões, que empatou ao cair do pano. Não foi à quinta, foi à sétima jornada que o Benfica confirmou a liderança.

No berço da nação, coube a Aimar e a Suazo brilharem na vitória por 2-1 sobre o Vitória de Guimarães. Mas poucos se lembrarão dos erros do senhor Carlos Xistra. Primeiro foi Aimar a ser derrubado na área vimaranense. E que dizer dos critérios disciplinares? É que se Reyes viu dois amarelos forçados, já Andrezinho teve via verde para pontapear a cara de Suazo.

Contra ventos e marés o Benfica liderava. Até que a injustiça chegou à Luz. Lembra-se de Vasco Santos? Trata-se do árbitro portuense que não expulsou Sandro após agressão a Reyes no Benfica-Vitória de Setúbal. Curioso o facto de nessa mesma jogada o árbitro só ter dado a lei da vantagem até o Benfica ter o descaramento de marcar. De repente as regras mudaram e eis que o Vitória de Setúbal ficou com o caminho aberto para chegar ao empate.

Pior ainda fez Pedro Henriques duas semanas depois. Quando no último minuto Cardozo apontou o golo da vitória, o juiz tratou de anular o remate certeiro do paraguaio. Razão? O facto de Miguel Vítor ter olhos na nuca. E assim o Nacional saiu da Luz com o nulo.

O ano de 2009 começou com uma derrota na Trofa. Muito se falou da má exibição “encarnada”. Ninguém duvida disso. Mas alguém ainda se lembra que Reguila inaugurou o marcador quando estava em fora-de-jogo? Pois… No entanto, à 14.ª jornada o mundo parou. O Benfica venceu um jogo fruto de um erro da arbitragem. Caiu o Carmo, caiu a Trindade. E tudo só porque David Luiz estava uns quantos centímetros em fora-de-jogo.

Nada que não fosse atenuado na semana seguinte. No dérbi do Restelo, Suazo foi atropelado por Baiano quando estava isolado. As leis da FIFA são claras: o lance era merecedor de falta e de cartão vermelho. Já se adivinha qual foi a opção de Elmano Santos. Acontece que o Benfica se mantinha na luta pelo título. E tinha a possibilidade de resgatar a liderança em pleno Dragão. O conjunto de Quique Flores foi superior e cedo se colocou em vantagem. O que ninguém esperava era que Pedro Proença descobrisse um sebastiânico toque de Yebda sobre Lisandro Lopez.

Tudo se decidiu nos dois jogos seguintes na Luz. Duas derrotas em que a arbitragem voltou a estar em evidência. Primeiro foi Marquinho a aproveitar o posicionamento em fora-de-jogo para dar os três pontos ao Vitória de Guimarães. Depois foi a Académica a vencer no estádio do Benfica. Um jogo ferido de morte pela inexplicável decisão de Marco Ferreira em anular um golo limpo a Aimar. O mesmo jogador que na primeira parte fora alvo de um injusto fora-de-jogo.

Na Madeira, nova derrota. Para a história fica o 3-1 aplicado pelo Nacional. Mas ainda fica na memória a mão de Cléber em plena área nacionalista. E assim Jorge Sousa deixou passar em claro a grande penalidade que daria o 2-2 a um Benfica em crescendo. Até mesmo o consequente empate com o Trofense ficou manchado pelo apito. É certo que o Benfica poderia ter feito mais. Mas alguém se recorda que Paulinho estava em fora-de-jogo no lance em que cabeceou para o segundo golo da formação nortenha?

E assim chegámos ao final de mais uma época não sem antes, em Braga, o Benfica voltar a ser prejudicado. A vitória benfiquista não tolda a memória acerca da entrada por trás de Luís Aguiar a Katsouranis. Uma agressão que Artur Soares Dias não viu. O mesmo árbitro que logo depois expulsou Yebda de forma incorrecta.

Faça-se as contas. O Benfica viu ser-lhe subtraída a módica quantia de 16 pontos devido a crassos erros de arbitragem.

Estórias de um “tretacampeonato”...

Para quem ainda não percebeu

Creio que importa explicar mais uma verdade sobre o futebol profissional em Portugal.
Continuo a dizer que o Benfica pode lutar, pode trocar de treinador, de jogadores, até "enterrar" dinheiro na contratação de craques e o máximo a que conseguirá aspirar é o 2º ou 3º lugar.
Podem dizer o que disserem, mas esta é a verdade.
A contrário do que se possa pensar, o conhecido SISTEMA está vivo e bem vivo e mais forte do que nunca. Aliás, creio que os apitos só lhe deram mais força e agora usam outros meios para atingir os mesmos fins.

Para quem ainda não percebeu, dou um exemplo muito claro e que nada tem a ver com o Benfica (pra não dizerem... ah e tal... lá está ele a inventar desculpas...).
No jogo do passado fim-de-semana, Feirense - Santa Clara, os açoreanos precisavam ganhar para subir à 1ª Liga. Quando estava 0-0, o Santa Clara marcou um golo limpo... que de imediato, e sem razão que se perceba, foi anulado. Os açoreanos continuaram a atacar e as dificuldades vinham não só do adversário, mas sobretudo da equipa de arbitragem. Acabaram por perder 1-0
A verdade é que estes acontecimentos não eram inocentes. A pouca distância, em Aveiro, o Bartolomeu de Leiria precisava ganhar e precisava que o Santa Clara perdesse para garantir a subida. E surpresa! Bartolomeu de Leiria venceu 3-2 (que conveniente!) e está de volta à 1ª Liga.
E que castigo calhou ao árbitro da Feira?!
Bom, foi castigado com a "nomeação" para apitar a final da Taça. Recomendo que vejam quem são os assistentes e 4º árbitro para perceberem bem o que digo.
Ainda têm dúvidas?!

23 de maio de 2009

Obrigado Luisão!

Anderson Luis da Silva (Luisão)
Muito obrigado por tudo capitão!


É das poucas coisas a dizer da vitória de hoje 3-1 sobre o Belenenses.
Esta época deixa um sentimento de que soube a pouco. Muito menos do que se exigia, mas longe do que seria possivel.
Frustração pelos erros de casting em Julho e pelos equívocos de Quique nos 10 meses seguintes.
Porque não basta sermos melhores e chegar em 1º ao Natal. Temos de ser muito melhores e vencer até mesmo quando outros factores aparecem.
E não podemos queimar activos do clube como fizemos com Balboa.
Apesar de tudo, a despedida de Quique deixa-me muita tristeza.
Espero que na próxima época estejemos Todos a puxar para o mesmo lado.

Breves da semana

O bom petisco
A vida está cara. Ramires é um posição "8" e custou 7,5M, assinou por 5 anos com 30M clausula. Falta saber se será um bom petisco.
Ainda assim, ressaltam algumas questões:
- Que treinador avalisou esta contratação?
- Não haveria posição mais carenciada que esta?

Jorge Jesus
Em minha opinião, Jorge Jesus não tem capacidade nem perfil para ser treinador do Benfica.
Se tal acontecer, trata-se de (mais) um erro que terá enormes consequências.
Há alguns anos, havia outras ideias igualmente "idiotas" que queriam Jaime Pacheco, Manuel Machado e Carlos Carvalhal. Ainda os querem?!

Mas então, que Treinador?
Se me perguntassem qual o treinador ideal para o Benfica, eu diria simplesmente "eu".
Também devo dizer que gosto do outro treinador que copiou a minha resposta, Mozer.
No entanto, e dada a realidade em que vivemos, creio que a continuidade de Quique Flores é a melhor opção.

Cotação de jogadores
A não ser que se consiga "enganar" algum milionário Árabe ou Russo/Ucraneano, os valores dos jogadores baixaram muito em resultado da crise económica mundial.
Creio que Di Maria não vale mais de 8M. Katso 2M. Luisão 5M. Cardozo 10M.
Portanto, quem faz contas por alto... é melhor colocar os pés na terra.

Acho que só faltaram os árbitros
Para não dizerem que são sempre os mesmos a levantar as questões, vejam lá se conseguem dar respostas às perguntas que se encontram neste excelente artigo.

O verdadeiro problema do Benfica (parte II)

Por paradoxal que pareça, um dos verdadeiros problemas do Benfica é o dinheiro.
Ou, melhor dizendo, a gestão do dinheiro e consequente gestão desportiva. Sendo que o inverso também é verdade.
Explicando. O Benfica gera dinheiro. Muito dinheiro.
Análise atenta à receitas do Benfica revela que mesmo sem presença regular na Champions, sem vendas milionárias de jogadores como os nossos adversários directos, e com a "amarra" do contrato à OliveirinhaTV até 2012, o Benfica gera muito dinheiro.
E, alterando apenas duas dessas três variáveis (Champions e OliveirinhaTV) dá para perceber que o potencial seria ainda maior. Já para não falar no elevado retorno que teria uma campanha desportiva em empolgante caminhada para o título interno.
Tal como os nossos adverários directos, as outras empresas e até mesmo as familias, o Benfica contraíu empréstimos que depois renegociou e contraíu mais empréstimos. Ou seja, dívida para pagar dívida.
Chegados a este ponto, eu diria que face às receitas, o Benfica estaria perfeitamente à altura de cumprir com estas obrigações que resultam da dívida e ainda suportar a despesa corrente da qual os salários do futebol são uma parte muito significativa.
Agora, vem o problema; o investimento. Ano após ano, temos "torrado" milhões num misto de experimentalismo e fuga p'rá frente.
Até um leigo perceberá que se ganhas 100 e tens 70 de despesa com mais 30 de pagamentos de créditos, não podes ir comprar "luxos" de 60. Primeiro porque não tens mais 60, e depois porque para os teres vais ter de contraír mais dívida.
Como diria Trappatoni, "se não podes ganhar, não deves perder" e adaptando às finanças do Benfica, eu diria que se não consegues gerar mais dinheiro, não deves entrar em loucuras.
O Benfica continua a comportar-se como aquelas familias brasonadas e outrora ricas...

Fazendo uso do post anterior, assumo que estou a colocar em causa, em parte, a gestão financeira e desportiva do Benfica nos últimos anos.
Ainda que reconheça o excelente trabalho efectuado, penso que se poderia ter feito mais e melhor. Talvez até, muito melhor.
Para evitar falsas interpretações ou especulações, também digo que não vejo quem o conseguisse fazer melhor.

19 de maio de 2009

O verdadeiro problema do Benfica (parte I)

Em minha opinião, o verdadeiro problema do Benfica é a falta de "lugares".
Temos 6 milhões de Presidentes, mas só um pode ocupar o lugar.
Mais 6 milhões de Directores Desportivos, mas só um pode desempenhar a função.
Temos ainda 6 milhões de Treinadores, mas só um pode estar no banco.
A avaliar pela imprensa que diariamente nos anuncia mais 2 ou 3 jogadores e pelo frequente revolucionar do balneário a cada época, também já devemos ter quase 6 milhões de jogadores.
E só 11 podem iniciar cada jogo.
E o pior de tudo, é a ideia generalizada de que nenhum dos ocupantes destes "lugares" é suficientemente bom. Queremos sempre... outros.

18 de maio de 2009

Só mais um pequeno exemplo....

Vejam aqui.
A resposta aqui.
O meu comentário a tudo isto....... simplesmente recuso-me porque senão ainda me acusam de senil e repetitivo.

17 de maio de 2009

Assumam-se!

Creio que sempre fui educado e em regra moderado na análise aos jogos.
Hoje assumo com todas as letras as palavras que vou dirigir aos membros da equipa de arbitragem:
FILHOS DA PUTA!!!
Assumam a vossa corrupção.
FILHOS DA PUTA!!! Tenham vergonha na cara.
Este não é por incompetência que ele sabe muito bem o que está a fazer. Sabe bem demais.
Ainda incomodamos.
NÓS SOMOS O VOSSO MAIOR PESADELO.
Mas nunca terão um minuto de descanço. A justiça pode ser lenta, cega e pode demorar, mas serão todos descobertos.

Os comentadores da RTP. Chegou a ser patético.

Sobre o jogo de hoje em Braga. Vencemos 3-1.
Quique mudou meia equipa. O Benfica teve a sorte do jogo mas mereceu em absoluto o resultado. Muito boa atitude. Os jogadores foram inteligentes e souberam representar bem o Benfica. Tivesse sido assim durante a época e o resultado final poderia ter sido outro. Mas não há "ses".

Quique foi expulso e venceu os palermas dos televotadores que lá vão ter de gastar mais 0,60€ + IVA.
À falta de Rui Costa para castigar, Quique vai pagar caro à chulice da Liga.

14 de maio de 2009

Finalmente abriram a pestana!

Costumo consultar o nosso site oficial e o normal é ver que estão lá a agenda de jogos, treinos, crónicas,....
Mas nos últimos dias tenho visto comunicados do próprio Benfica.
E fiquei satisfeito por verificar que esses comunicados visam a defesa do bom nome do Glorioso contra as palhaçadas que se têm visto nos mais diversos meios de comunicação social (será que merecem este título???), mas sobretudo liderados por correios matinais, tv's independentes(?), e outros que tal.
Finalmente temos o próprio clube a defender-se e a usar as suas armas. Essa não é uma tarefa só dos blogues de Benfiquistas.
Pode ser que assim as pessoas se mentalizem e apercebam que não devem comprar, nem ligar puto ao que é cuspido por esses acéfalos avençados.....
Parabéns Benfica!