Como todos sabem, não percebo nem gosto nada de futebol. Eu gosto mesmo é de basket!
Este fds ganhámos duas vezes no nouvelle meio pavilhão do Porto, o mini caixa. Épá, há quanto tempo é que isto não acontecia?! Algo me diz que isto está a mudar. E está a começar pelas "amadoras".
Recordando, a nossa equipa fez 30 jogos na fase regular e ganhou... 30 jogos. Memorável!
Depois calhou-nos o Porto no play-off. Na Luz, ganhámos o 1º jogo e perdemos o 2º. E este fds foi o que se viu.
Importa continuármos aplicados e concentrados. Não nos podemos distraír. O título é o caminho.
A equipa é boa. Vieira, o Henrique, base de outros tempos, é o mister. Carlos Lisboa é o nosso Director.
Também neste caso, esse "malandro" do Luis Filipe Vieira é o 1º responsável por isto. Parabéns.
10 de maio de 2009
Os formandos
Hoje tive oportunidade de assistir ao Benfica - Guimarães em Juniores. 0-0.
Ainda não tinha visto esta equipa de juniores e procurei ver o jogo de espirito aberto, embora o feedback que já tinha recebido e lido não fosse o mais prometedor.
Começando pela baliza. Quando é que teremos um guarda-redes bom, alto e ágil? Não é agora.
Roderick Miranda é um central Português. Pareceu-me muito bem. O outro central foi canhoto João Pereira, o tal que o Sevilha está interessado.
Mário Rui um defesa esquerdo prometedor. Gostei de o ver defender e atacar.
Depois começa a confusão. Meio campo e ataque. Em que posições é que vocês jogam? Anarquia quase total.
Leandro Pimenta, André Soares, David Simão, Nelson Oliveira, Adul, Lassana Camará, Coelho. Nada de interessante. Pra começar, creio que deviam perceber o que é uma Equipa. Só depois vem o resto. Ah, e menos fita e mais futebol.
Estou curioso em ver o Yartey, o tal "Giggs do Gana", mais umas vezes.
João Alves é o treinador. Tal como noutros caso, a responsabilidade do que se passa em campo é, em primeiro lugar, do treinador.
Também vi os Juvenis A. Observar com mais atenção:
Paul Keita um avançado Senegalês de 1,91 (estilo Adebayor), Rúben Pinto um "10", Sancidino Silva um extremo direito e Bakar um defesa central Georgiano.
Ainda não tinha visto esta equipa de juniores e procurei ver o jogo de espirito aberto, embora o feedback que já tinha recebido e lido não fosse o mais prometedor.
Começando pela baliza. Quando é que teremos um guarda-redes bom, alto e ágil? Não é agora.
Roderick Miranda é um central Português. Pareceu-me muito bem. O outro central foi canhoto João Pereira, o tal que o Sevilha está interessado.
Mário Rui um defesa esquerdo prometedor. Gostei de o ver defender e atacar.
Depois começa a confusão. Meio campo e ataque. Em que posições é que vocês jogam? Anarquia quase total.
Leandro Pimenta, André Soares, David Simão, Nelson Oliveira, Adul, Lassana Camará, Coelho. Nada de interessante. Pra começar, creio que deviam perceber o que é uma Equipa. Só depois vem o resto. Ah, e menos fita e mais futebol.
Estou curioso em ver o Yartey, o tal "Giggs do Gana", mais umas vezes.
João Alves é o treinador. Tal como noutros caso, a responsabilidade do que se passa em campo é, em primeiro lugar, do treinador.
Também vi os Juvenis A. Observar com mais atenção:
Paul Keita um avançado Senegalês de 1,91 (estilo Adebayor), Rúben Pinto um "10", Sancidino Silva um extremo direito e Bakar um defesa central Georgiano.
O filme de sempre
Ontem, empate na Luz, 2-2 com o Trofense.
O mesmo filme com duplo significado; foi quase sempre assim durante toda esta época, e o final das últimas 4 épocas tem sido sempre um agonizante definhar da esperança, da ilusão, de tudo.
O mesmo filme com duplo significado; foi quase sempre assim durante toda esta época, e o final das últimas 4 épocas tem sido sempre um agonizante definhar da esperança, da ilusão, de tudo.
8 de maio de 2009
Mais dois titulos... embora invisíveis
Da mesma declaração de hoje de Quique relatada no post anterior, gostaria de destacar esta parte:
"«Cumprimos objectivos mas que por vezes parecem invisíveis, como é o caso de terem sido lançados jovens na equipa principal, e o facto do Benfica ser a equipa da Europa com menos lesões», refere.
«De uma forma geral estamos muito melhor em vários aspectos» refere, apesar de reconhecer que os adeptos olham mais para a parte classificativa.
«Neste momento estamos com problemas de concentração pontuais que nos têm causado danos», referindo-se aos pontos desperdiçados na recta final do campeonato"
Ora vamos lá a ver se percebi.
Lançámos jovens na equipa principal. Muito bem. Um título.
Somos a equipa da Europa com menos lesões. Porreiro pá! Mais um título. Mas agora mais a sério... se eles às vezes corressem um bocadinho mais, se metessem um pouco mais o pé, eram capazes de se lesionar mais... mas também o resultado poderia ser outro...
E estamos melhores em vários apectos? Com 11 meses de trabalho, mal seria... seja em que "vários aspectos" for.
E temos problemas de concentração pontuais... só é pena que seja logo nos momentos em que os adversários nos fazem golos... e por cumulo das coincidências... quando falhamos os nossos.
E eu nem exijo títulos... dos visíveis... mas estes sabem-me a pouco... muito pouco.
"«Cumprimos objectivos mas que por vezes parecem invisíveis, como é o caso de terem sido lançados jovens na equipa principal, e o facto do Benfica ser a equipa da Europa com menos lesões», refere.
«De uma forma geral estamos muito melhor em vários aspectos» refere, apesar de reconhecer que os adeptos olham mais para a parte classificativa.
«Neste momento estamos com problemas de concentração pontuais que nos têm causado danos», referindo-se aos pontos desperdiçados na recta final do campeonato"
Ora vamos lá a ver se percebi.
Lançámos jovens na equipa principal. Muito bem. Um título.
Somos a equipa da Europa com menos lesões. Porreiro pá! Mais um título. Mas agora mais a sério... se eles às vezes corressem um bocadinho mais, se metessem um pouco mais o pé, eram capazes de se lesionar mais... mas também o resultado poderia ser outro...
E estamos melhores em vários apectos? Com 11 meses de trabalho, mal seria... seja em que "vários aspectos" for.
E temos problemas de concentração pontuais... só é pena que seja logo nos momentos em que os adversários nos fazem golos... e por cumulo das coincidências... quando falhamos os nossos.
E eu nem exijo títulos... dos visíveis... mas estes sabem-me a pouco... muito pouco.
Concordo totalmente....
in A Bola
"As críticas de Léo a Quique, não afectam o técnico que diz: «podia evocar muitos argumentos, mas digo apenas que é uma personagem medíocre. Prefiro que os benfiquistas fiquem com a imagem boa que tinha dele.»"
Com isto o NOSSO treinador mostrou ser muito mais Homem que o ex-defesa esquerdo do Benfica. Pode ter defeitos no desempenho da sua profissão, mas neste aspecto.......
Repasto Real
À semelhança do nosso SLB mas por valores bem mais altos, o Real Madrid compra, compra, compra tudo o que mexe. Também à semelhança do nosso clube, todos os anos o Madrid precisa de uma restruturação e 'limpeza de balneário'. Hoje na Marca vem uma lista de jogadores que os adeptos gostariam de ver fora clube: Dudek, Javi García, Drenthe, Faubert, Van der Vaart e o Saviola.
Em vez do Miccoli preferiria que viesse o Saviola mas seria mais um jogador que viria completamente desmotivado... Dos outros, o Faubert não conheço e o Van Der Vaart não é para a nossa carteira mas quem eu gostava mesmo era do Ruben de la Red... mas aqui não devemos ter muita sorte.
Em jeito de conclusão, resta dizer que clubes que compram e vendem todos os anos de forma absolutamente descontrolada e sem estratégia não conseguem resultados desportivos convincentes nem consistentes. Mas desta acho que o Rui Costa tem noção... resta saber se o LFV o deixa colocar em prática
Em vez do Miccoli preferiria que viesse o Saviola mas seria mais um jogador que viria completamente desmotivado... Dos outros, o Faubert não conheço e o Van Der Vaart não é para a nossa carteira mas quem eu gostava mesmo era do Ruben de la Red... mas aqui não devemos ter muita sorte.
Em jeito de conclusão, resta dizer que clubes que compram e vendem todos os anos de forma absolutamente descontrolada e sem estratégia não conseguem resultados desportivos convincentes nem consistentes. Mas desta acho que o Rui Costa tem noção... resta saber se o LFV o deixa colocar em prática
6 de maio de 2009
It's a fucking disgrace!!!
Não fui eu quem o disse mas sim Drogba no fim da meia-final da champions frente ao Barcelona.
O Chelsea tinha sido eliminado depois de um jogo onde o protagonista-mor foi....... à boa moda tuga, o árbitro!
5 penaltys por assinalar a favor dos ingleses. Qual apito dourado!!!!
Eu podia com isto ficar com um sentimento de alguma.... felicidade por verificar que não é só cá que estas coisas (entenda-se palhaçadas, roubalheiras vergonhosas) acontecem.
Mas não! Fiquei ainda mais triste por ver que o desporto que eu tanto gosto e admiro é uma podridão total.
Qual H.Loureiro, qual V.Pereira, qual sei lá mais quem!
Até na champions........ Aquela que para mim é a competição futebolística mais importante do mundo! Mais ainda que o próprio campeonato do mundo de selecções!
É triste ver o estado a que o futebol chegou.
Não me venham dizer que foi uma noite má do homem do apito. Mais premeditado que isto........
Vergonhoso!
Tenho pena de gostar de futebol. Mas acho que este amor que tenho pelo desporto é cada vez menor! Para quê ver futebol se, até no fim de um jogo onde o Glorioso não participa, eu fico irritado, chateado, desgostoso por ver que o resultado é viciado?
É que estas coisas acontecem nos distritais, na liga principal em Portugal, nas competições europeias,....... Acho mesmo que isto já é um problema do mundo!!!!
E assim vai o futebol mundial!!!
P.S.: Fiquei no fim disto tudo a pensar numa coisa: Se a cor das camisolas afinal não tem influência..... será que as marcas dos equipamentos tem???? E como será na final? Partem a taça ao meio?
Pequena Provocação
Uma pequena provocação de um suposto benfiquista:
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1062009&div_id=1456
Neste caso limita-se a constatar os números.
Mas a jogar com tantos miudos(com inequívoca qualidade) na defesa, não admira que tenhamos mais golos sofridos do que jornadas disputadas. A experiência não se compra na farmácia...
Mas os miudos não são os maiores responsáveis...
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1062009&div_id=1456
Neste caso limita-se a constatar os números.
Mas a jogar com tantos miudos(com inequívoca qualidade) na defesa, não admira que tenhamos mais golos sofridos do que jornadas disputadas. A experiência não se compra na farmácia...
Mas os miudos não são os maiores responsáveis...
4 de maio de 2009
Porque estaremos assim?
Nas próximas linhas tentarei fazer uma análise sóbria e serena da situação actual, principais causas e consequências.
Em vez de direccionar a "culpa" para uma só pessoa, creio que cada um deve assumir a sua quota de responsabilidade. E aí, creio que está um dos principais problemas. Para alguns tem de haver sempre só um culpado. Mas é sempre o "outro".
E no futebol, tal como na vida, é cada vez mais dificil encontrar momentos em que cada um assuma a sua responsabilidade e reconheça que errou sem tentar desculpar-se com outros.
Afinal somos Todos parte de uma Equipa! De acordo?
Os Sócios e Adeptos
Os nossos Sócios e Adeptos, eu incluído, não são burros. Eles querem ver o Benfica ganhar, sempre, e se possivel jogar bem. Seja quem for o Treinador. Sejam quem forem os Jogadores.
Os nossos Sócios e Adeptos amam o Benfica mais que tudo e estão dispostos a qualquer sacrificio para ajudar o Benfica ganhar e a ser Maior.
Para os Sócios e Adeptos do Benfica a paixão incondicional desproporciona a realidade da grandeza do Benfica tornando-o imbatível. É o Maior em tudo!
Ora, os nossos Sócios e Adeptos são crentes incondicionais. Erram porque não pensam. No inicio de cada época é vê-los a exigir contratações aos magotes, nomes sonantes. Vão aos treinos e aos amigáveis. Qualquer boa jogada num desses jogos é potenciadora da, já de si enorme, confiança inabalável "É esta época!".
Qualquer jogador que chegue de novo é um craque. E se falha ou demora mais tempo a adaptar-se é um jogador fraco e sem classe para estar no Benfica. Em 14 de Julho de 2008 escrevi esta opinião.
Esta bipolaridade atinge o seu extremo quando somos lideramos a Liga no Natal e aí somos os maiores. E após continuarmos a jogar mal e sem a sorte de ter bons resultados, agora que estamos em 3º somos os piores. Toda época jogámos mal, excepto nos 3 ou 4 jogos já referidos noutros posts.
Ávidos de titulos e ansiosos por vitórias, os Sócios e Adeptos não param para pensar.
Os Sócios e Adeptos são peritos em desvalorizar os activos do clube, veja-se o caso do Balboa, e "queimam" treinadores e mais treinadores. O que é nosso nunca serve.
Deixam-se iludir e desiludem-se.
Falta-nos calma, ponderação e paciência.
A Comunicação Social
O Benfica vende muito. Especulação -> Euforia -> Realidade -> Crise -> Especulação... ciclos intermináveis.
Luis Filipe Vieira
Todos os anos vende a ideia de que "É desta!". Os Sócios e Adeptos compram.
LFV fez coisas bem feitas e devemos estar-lhe gratos. Ao contrário de outras pessoas, eu creio que a escolha de Rui Costa foi, não só acertada, como também no momento certo.
Mas também cometeu muitas gaffes e erros de casting. Gosto do seu silêncio. Irrita-me quando fala... muito e diz pouco.
É o Presidente do Benfica e da SAD. É o responsável máximo por tudo.
Rui Costa
Creio que não teve sorte com a "segunda" escolha que apresentou para Treinador.
Soube contruir um bom plantel e salvo alguns erros de casting (já sabem de quem estou a falar), creio que podiamos (e deviamos) ter uma boa Equipa.
Terá de ser cada vez mais um líder (tal como já demonstrou no campo).
Quique Flores
A equipa técnica, embora quase desconhecida, chegou a prometer. A presença de Paco Ayestaran como preparador fisico era uma garantia. E ainda mais, Quique surgiu com um discurso moderno e esclarecedor.
E o futebol? E a equipa? Constantes erros de leitura de jogo. De análise e planeamento.
A teimosia táctica. A falta de capacidade de perceber a realidade e adaptar-se.
O "queirar" frequente de jogadores, incluíndo Léo, Quim, Cardozo, Balboa...
Neste momento estamos perante o dilema já apresentado nos comentários ao post anterior.
Os Jogadores
Creio que os jogadores, em alguns momentos, não deram tudo o que era possivel. Quando falha um já é suficientemente mau. Quando falham 3 ou 4, o barco afunda-se. E isso aconteceu ao longo da época.
Quando o melhor jogador nesta época é Maxi Pereira... algo estrá errado num plantel que tem Suazo, Aimar e Reyes.
Já aqui escrevi e repito. Um "cêpo" devidamente preparado e motivado é muito útil, enquanto uma "vedeta" desmotivada e mal preparada é um contra-peso de pouco ou nenhum resultado.
Desde o inicio da época, escrevi que não exigia titulos. Não o vou exigir agora.
Mas há algo que , para mim, não é negociável; todos devem dar sempre o seu melhor. O brio profissional, a honra e a dignidade não têm preço.
Os outros
Também foram responsáveis pelo resultado desta época os seguintes intervenientes:
Os árbitros corruptos e os árbitros incompetentes.
A injustiça e a falta de coragem dos magistrados.
Os adversários que nos tiram pontos de forma limpa e os outros.
Em vez de direccionar a "culpa" para uma só pessoa, creio que cada um deve assumir a sua quota de responsabilidade. E aí, creio que está um dos principais problemas. Para alguns tem de haver sempre só um culpado. Mas é sempre o "outro".
E no futebol, tal como na vida, é cada vez mais dificil encontrar momentos em que cada um assuma a sua responsabilidade e reconheça que errou sem tentar desculpar-se com outros.
Afinal somos Todos parte de uma Equipa! De acordo?
Os Sócios e Adeptos
Os nossos Sócios e Adeptos, eu incluído, não são burros. Eles querem ver o Benfica ganhar, sempre, e se possivel jogar bem. Seja quem for o Treinador. Sejam quem forem os Jogadores.
Os nossos Sócios e Adeptos amam o Benfica mais que tudo e estão dispostos a qualquer sacrificio para ajudar o Benfica ganhar e a ser Maior.
Para os Sócios e Adeptos do Benfica a paixão incondicional desproporciona a realidade da grandeza do Benfica tornando-o imbatível. É o Maior em tudo!
Ora, os nossos Sócios e Adeptos são crentes incondicionais. Erram porque não pensam. No inicio de cada época é vê-los a exigir contratações aos magotes, nomes sonantes. Vão aos treinos e aos amigáveis. Qualquer boa jogada num desses jogos é potenciadora da, já de si enorme, confiança inabalável "É esta época!".
Qualquer jogador que chegue de novo é um craque. E se falha ou demora mais tempo a adaptar-se é um jogador fraco e sem classe para estar no Benfica. Em 14 de Julho de 2008 escrevi esta opinião.
Esta bipolaridade atinge o seu extremo quando somos lideramos a Liga no Natal e aí somos os maiores. E após continuarmos a jogar mal e sem a sorte de ter bons resultados, agora que estamos em 3º somos os piores. Toda época jogámos mal, excepto nos 3 ou 4 jogos já referidos noutros posts.
Ávidos de titulos e ansiosos por vitórias, os Sócios e Adeptos não param para pensar.
Os Sócios e Adeptos são peritos em desvalorizar os activos do clube, veja-se o caso do Balboa, e "queimam" treinadores e mais treinadores. O que é nosso nunca serve.
Deixam-se iludir e desiludem-se.
Falta-nos calma, ponderação e paciência.
A Comunicação Social
O Benfica vende muito. Especulação -> Euforia -> Realidade -> Crise -> Especulação... ciclos intermináveis.
Luis Filipe Vieira
Todos os anos vende a ideia de que "É desta!". Os Sócios e Adeptos compram.
LFV fez coisas bem feitas e devemos estar-lhe gratos. Ao contrário de outras pessoas, eu creio que a escolha de Rui Costa foi, não só acertada, como também no momento certo.
Mas também cometeu muitas gaffes e erros de casting. Gosto do seu silêncio. Irrita-me quando fala... muito e diz pouco.
É o Presidente do Benfica e da SAD. É o responsável máximo por tudo.
Rui Costa
Creio que não teve sorte com a "segunda" escolha que apresentou para Treinador.
Soube contruir um bom plantel e salvo alguns erros de casting (já sabem de quem estou a falar), creio que podiamos (e deviamos) ter uma boa Equipa.
Terá de ser cada vez mais um líder (tal como já demonstrou no campo).
Quique Flores
A equipa técnica, embora quase desconhecida, chegou a prometer. A presença de Paco Ayestaran como preparador fisico era uma garantia. E ainda mais, Quique surgiu com um discurso moderno e esclarecedor.
E o futebol? E a equipa? Constantes erros de leitura de jogo. De análise e planeamento.
A teimosia táctica. A falta de capacidade de perceber a realidade e adaptar-se.
O "queirar" frequente de jogadores, incluíndo Léo, Quim, Cardozo, Balboa...
Neste momento estamos perante o dilema já apresentado nos comentários ao post anterior.
Os Jogadores
Creio que os jogadores, em alguns momentos, não deram tudo o que era possivel. Quando falha um já é suficientemente mau. Quando falham 3 ou 4, o barco afunda-se. E isso aconteceu ao longo da época.
Quando o melhor jogador nesta época é Maxi Pereira... algo estrá errado num plantel que tem Suazo, Aimar e Reyes.
Já aqui escrevi e repito. Um "cêpo" devidamente preparado e motivado é muito útil, enquanto uma "vedeta" desmotivada e mal preparada é um contra-peso de pouco ou nenhum resultado.
Desde o inicio da época, escrevi que não exigia titulos. Não o vou exigir agora.
Mas há algo que , para mim, não é negociável; todos devem dar sempre o seu melhor. O brio profissional, a honra e a dignidade não têm preço.
Os outros
Também foram responsáveis pelo resultado desta época os seguintes intervenientes:
Os árbitros corruptos e os árbitros incompetentes.
A injustiça e a falta de coragem dos magistrados.
Os adversários que nos tiram pontos de forma limpa e os outros.
3 de maio de 2009
Tacticamente falando
Como está na moda falar de tácticas, numa linguagem mais ou menos cifrada, cá vai mais uma acha para a fogueira das vaidades dos que (pensam que) percebem muito de bola (eu inclusivé, que nunca tive habilidade para dar um pontapé numa pedra, quanto mais...).
Atrevo-me a estabelecer um paralelismo entre o esquema táctico do Benfica(Quique Flores) e o do Real Madrid (Juande Ramos).
O 4x4x2 em duplo pivot defensivo usado nos jogos de ontem é uma táctica boa e já provou os seus resultados ao longo dos tempos. Então, mas porquê os resultados negativos de ontem?
Porque qualquer táctica depende muito da dinâmica que gera e ainda muito mais dos jogadores que a implementam.
Ou seja, podes ter uma táctica do catano, uma estratégia esmagadora e seres um Zé Mourinho, se não tens jogadores para implementar essa táctica, tás fud... e o resultado será mau.
Voltando ao cerne da questão, o 4x4x2 em duplo pivot defensivo exige muito dos dois médios nas transições ofensivas (catano! eu percebo disto!). Se estes forem lentos ou não conseguirem colocar bem a bola à distância, esta não chega ao ataque e dificilmente se fazem golos.
Já se os dois médios se aventurarem no terreno, a equipa ficará prejudicada nas transições defensivas (impressionante!) porque se estes são lentos e não recuam na cobertura, os defesas ficarão à mercê dos adversários que chegarão embalados e com a bola controlada.
Mas vamos a outro exemplo. O Liverpool (Rafa Benitez) também joga neste esquema. No entanto, adaptado porque o 2º jogador da frente não é um avançado, é Gerrard. E isso muda tudo porque Gerrard sabe recuar e compensar os espaços no meio sendo o primeiro a fazer pressão. Sendo que o Liverpool deriva muitas vezes para o 4x3x3 e isso não importa aqui agora.
Serviram estes 3 exemplos para apontar a "escola espanhola".
Ora, já sabemos que de Espanha, nem bom vento, nem bom...
Em minha opinião, este esquema táctico não serve ao Benfica porque não temos jogadores para o implementar.
Eventualmente, seria mais eficaz o 4x3x3 com um único médio defensivo e um único avançado.
Este esquema potenciaria os jogadores do plantel actual do Benfica.
Atrevo-me a estabelecer um paralelismo entre o esquema táctico do Benfica(Quique Flores) e o do Real Madrid (Juande Ramos).
O 4x4x2 em duplo pivot defensivo usado nos jogos de ontem é uma táctica boa e já provou os seus resultados ao longo dos tempos. Então, mas porquê os resultados negativos de ontem?
Porque qualquer táctica depende muito da dinâmica que gera e ainda muito mais dos jogadores que a implementam.
Ou seja, podes ter uma táctica do catano, uma estratégia esmagadora e seres um Zé Mourinho, se não tens jogadores para implementar essa táctica, tás fud... e o resultado será mau.
Voltando ao cerne da questão, o 4x4x2 em duplo pivot defensivo exige muito dos dois médios nas transições ofensivas (catano! eu percebo disto!). Se estes forem lentos ou não conseguirem colocar bem a bola à distância, esta não chega ao ataque e dificilmente se fazem golos.
Já se os dois médios se aventurarem no terreno, a equipa ficará prejudicada nas transições defensivas (impressionante!) porque se estes são lentos e não recuam na cobertura, os defesas ficarão à mercê dos adversários que chegarão embalados e com a bola controlada.
Mas vamos a outro exemplo. O Liverpool (Rafa Benitez) também joga neste esquema. No entanto, adaptado porque o 2º jogador da frente não é um avançado, é Gerrard. E isso muda tudo porque Gerrard sabe recuar e compensar os espaços no meio sendo o primeiro a fazer pressão. Sendo que o Liverpool deriva muitas vezes para o 4x3x3 e isso não importa aqui agora.
Serviram estes 3 exemplos para apontar a "escola espanhola".
Ora, já sabemos que de Espanha, nem bom vento, nem bom...
Em minha opinião, este esquema táctico não serve ao Benfica porque não temos jogadores para o implementar.
Eventualmente, seria mais eficaz o 4x3x3 com um único médio defensivo e um único avançado.
Este esquema potenciaria os jogadores do plantel actual do Benfica.