31 de março de 2009

E só amanhã é 1 de Abril

As Estações do ano. Confesso que ando perdido. Há dias dizia que ainda estávamos no Inverno e afinal já era Primavera.
Agora, sinto como se já estivessemos no Verão. Portugal joga com a África do Sul... já é o Campeonato do Mundo?! ... não?! ah, é na Suiça... a brincar... ... e o Prof. Queirós só corta a barba quando marcármos 2 golos... num jogo?!... ou em toda a qualificação?!... qualquer dia arrisca-se a ficar preso num aeroporto confundido com um... taliban......
E os jornais apresentam 26 nomes de jogadores por dia para reforçar o Benfica... já é o "defeso"?! ... hum... ou será o "ataque".
É a desestabilização. É o que é. O Benfica dá de comer a muita gente. E só amanhã é 1 de Abril.

29 de março de 2009

Já não estávamos habituados

O dia amanheceu e por todo lado dizem-me que "... estamos mais longe de África...".
Ainda ensonado, dei por mim a pensar... "tu queres ver que para além de ter mudado a hora, as placas tectónicas que suportam os dois continentes também... e o Algarve... e Marrocos..."
Após leitura mais atenta percebi que a cena de África é mais em sentido figurado e tem a ver com a Selecção de Portugal.
Ontem, empate a zero com a Suécia.
Excepção feita a um ou outro lance, a Suécia nunca causou perigo e Portugal esteve sempre ao ataque. Umas vezes mais com o coração do que com a frieza e tranquilidade que seria necessária para fazer ao menos 1 golo.
Daqui resulta que a presença no Mundial 2010 está cada vez mais improvável e só um milagre evitará o pior. Algo a que há muito tempo já não estávamos habituados.

26 de março de 2009

Compre já

Para ver a emissão da SIC.

Passatempo

Iniciamos hoje um novo espaço neste blog.
Avisamos desde já que não há prémios nem algo parecido. O objectivo, tal como o nome indica, é passar o tempo... e pensar.

Sem abrir o link abaixo, conseguem adivinhar qual é o clube? Nada de batotice (que é o assunto). É sem abrir o link.
UEFA revela clube envolvido em viciação de resultados
E o prejudicado foi o clube FCPyunik... engraçado... nao?!
Lá como cá. A justiça não falha.


Breves da semana

Está a ser uma semana santa para Queirós. Atenções viradas para a histeria verde pós-traumática, pós-Bayern e pós-Taça da Liga. E há a crise. E o calor e os incêndios em Março (ainda é inverno, certo?). Zlatan de fora. Como dizer?... A Selecção trabalha com muita... tranquilidade. Ganhar é tão possivel e obrigatório quanto... exigível. Alerta: Larsson, 37 anos.
Queirós demonstrou autoridade ao suspender os 2 palermas dos sub-21. Ganhou pontos.
Benfica já sabe que terminará a época no 3º, 4º ou 5º lugares de acordo com sorteio efectuado no calor da noite... quero dizer... noite dentro.
Oportunidade perdida. Benfica podia ter ganho mais com a Taça da Liga. No entanto, insistiram em abrir a boca e dizer disparates. Tanta falta de bom senso. Mais capas de jornais... em excesso.
Erro histórico. Vale e Azevedo prejudicou tanto o Benfica, mas deixou valor... 3 de Dezembro de 2000. Vilarinho já era Presidente do Benfica. José Mourinho era ainda o treinador. Mas tudo viria a mudar depois deste jogo.
Tanta coisa que Vilarinho fez bem pelo clube. No entanto, a história cruel e factual, nunca deixará de apontar que começou com um erro gigantesco. E se...? Pois, já é passado.
Miccoli (29 anos) deu entrevista a dizer (pedir... implorar...) para regressar ao Benfica tal o seu amor ao clube. Terminando em 3º, 4º ou 5º lugar, logo fora da Champions... não há amor eterno.
UEFA remenda lei que permite ao Porto aceder à Champions. Well done Dr. Mortágua.
Ontem, durante repasto com ex-EE, soube da estória de um árbitro alentejano. Mais uma. Ehá mais. Como um amigo que nada tem a ver com o futebol teve de mudar de casa depois de ameaças e afins. Enfim... estórias... breves da semana.

23 de março de 2009

Direito à indignação ou arrependimento?

Dado o número elevado de "virgens" que me atacaram hoje, devo esclarecer o seguinte.
Compreendo o direito à indignação manifestado pelas pessoas e estou solidário. Aliás, também eu tenho usado desse direito quando e porque entendo ser justo.
No entanto, não se deve confundir esse direito com raiva nem cegueira.
Passo a explicar.
Se quem manda no futebol cumprisse as leis e as decisões isto seria mais justo, sério e verdadeiro. Assim, o sr. Lucilio já nem seria árbitro. Problema resolvido.
Se o clube das "virgens" fosse mais efectivo no combate ao sistema vigente e menos conivente, isto já seria mais transparente e equilibrado. Problema resolvido.
Se, ainda assim, não se verificando as premissas anteriores, o sr. Lucilio fosse capaz e competente ao arbitrar o jogo de sábado, se tivesse assinalado todas as faltas que existiram e tivesse agido disciplinarmente em conformidade com as regras, expulsando 2 jogadores de cada lado antes do minuto 76 e não validado jogadas faltosas, o resultado muito dificilmente teria saído do 0-0 e nada mais teria acontecido. Problema resolvido.
E claro, ganhávamos no desempate por penalties, já que o clube da "virgens" não tem grande pontaria para a coisa.
Agora que estamos esclarecidos sobre direito à indignação, qual das "virgens" avança primeiro? Indignação ou arrependimento?

O Grande JoaQuim Silva

Começo pelo fim. Ganhámos a Taça da Liga.
O jogo foi fraco. Houve oportunidades para ambos os lados.
Há menos de um mês o Sporting correu mais, jogou mais e deu-nos um baile. No sábado substituiu futebol por pancada. O Benfica respondeu. Acho que o Sporting deu mais.
Estranho, por isso, que o jogo tenha chegado ao minuto 76 com 11 jogadores de cada lado.
O Benfica voltou a jogar mal. Não é estranho. Quique foi ousado mas isso resultou em partir a equipa: os que defendiam e lá à frente os que atacavam.
Agora o árbitro. Alguém tem dúvidas sobre a qualidade de Lucilio?
Nem é preciso ir ao minuto 76 para perceber que o árbitro é incapaz e incompetente.
De resto, que dizer do árbitro que afirmou na tv não ter percebido a "peitada" que levou do jogador do Sporting e que também não percebeu o gesto e as palavras de Paulo Bento quando este falava com ele. Não viu...
O Benfica aproveitou um erro do árbitro para empatar o jogo. E no desempate por penalties foi melhor. Ganhou.
Recordar os jogos com Rio Ave, Leixões, Nacional e Porto. Os árbitros erraram e perdemos 7 pontos.
Agora daqui para outra área do debate que tem agitado estes dias.
Se o Benfica tivesse eventualmente sido a origem do erro do árbitro, era extremamente grave e daí deveriam ser extraídas todas as consequências, como diz o povo, "sem dó nem piedade".
Antes prefiro ver o meu clube a cometer erros de gestão, a jogar mal e a ter esta seca de titulos do que a ganhar a qualquer preço e ver o nosso nome na lama e na podridão.

18 de março de 2009

Novos ventos...

Da entrevista do Rui Costa à BenficaTV, gostaria de salientar um ponto que me parece bastante revelador de uma nova mentalidade, que, espero eu, não seja apenas do diz que disse, e vindo de quem vem, não o creio. Tenho tudo para acreditar no director desportivo.
Não me refiro ao voto de confiança dado ao treinador, mas ao que disse depois:
Nunca como no passado, em que tínhamos de alterar tudo no final da época

Novos ventos...

Nota: É incrivel como tenho discordado das ultimas crónicas do mister, mas o futebol é mesmo isto, em cada um de nós há um treinador.
E o ultimo que passou no Benfica e nos levou ao título foi o senhor Trapattoni, vulgo cabrão do velho, que fez por estes dias 70 anos. Parabéns a ele e igualmente a esse fenómeno que eu nunca conseguirei explicar... Mantorras.

14 de março de 2009

Ao final da tarde

A semana passada, ganhámos quando não merecíamos ganhar.
Esta semana, perdemos quando não merecíamos perder. Em casa. Com o Guimarães. 0-1.
Primeira parte com alguma atitude e algumas boas jogadas. Faltou o golo.
Guimarães cresce na 2ª parte e nós formos perdendo qualidade à medida que a condição fisica se gastava.
Golo do Guimarães.
Depois em esforço lá criámos algumas oportunidades. Mas faltava algo mais: Ambição.
Faltam 8 jogos. 24 pontos. Precisamos, pelo menos, 21 ou 22.
Mais de 47 mil pessoas na Luz ao sábado ao final da tarde.