O dia amanheceu e por todo lado dizem-me que "... estamos mais longe de África...".
Ainda ensonado, dei por mim a pensar... "tu queres ver que para além de ter mudado a hora, as placas tectónicas que suportam os dois continentes também... e o Algarve... e Marrocos..."
Após leitura mais atenta percebi que a cena de África é mais em sentido figurado e tem a ver com a Selecção de Portugal.
Ontem, empate a zero com a Suécia.
Excepção feita a um ou outro lance, a Suécia nunca causou perigo e Portugal esteve sempre ao ataque. Umas vezes mais com o coração do que com a frieza e tranquilidade que seria necessária para fazer ao menos 1 golo.
Daqui resulta que a presença no Mundial 2010 está cada vez mais improvável e só um milagre evitará o pior. Algo a que há muito tempo já não estávamos habituados.
29 de março de 2009
26 de março de 2009
Passatempo
Iniciamos hoje um novo espaço neste blog.
Avisamos desde já que não há prémios nem algo parecido. O objectivo, tal como o nome indica, é passar o tempo... e pensar.
Sem abrir o link abaixo, conseguem adivinhar qual é o clube? Nada de batotice (que é o assunto). É sem abrir o link.
UEFA revela clube envolvido em viciação de resultados
E o prejudicado foi o clube FCPyunik... engraçado... nao?!
Lá como cá. A justiça não falha.
Avisamos desde já que não há prémios nem algo parecido. O objectivo, tal como o nome indica, é passar o tempo... e pensar.
Sem abrir o link abaixo, conseguem adivinhar qual é o clube? Nada de batotice (que é o assunto). É sem abrir o link.
UEFA revela clube envolvido em viciação de resultados
E o prejudicado foi o clube FCPyunik... engraçado... nao?!
Lá como cá. A justiça não falha.
Breves da semana
Está a ser uma semana santa para Queirós. Atenções viradas para a histeria verde pós-traumática, pós-Bayern e pós-Taça da Liga. E há a crise. E o calor e os incêndios em Março (ainda é inverno, certo?). Zlatan de fora. Como dizer?... A Selecção trabalha com muita... tranquilidade. Ganhar é tão possivel e obrigatório quanto... exigível. Alerta: Larsson, 37 anos.
Queirós demonstrou autoridade ao suspender os 2 palermas dos sub-21. Ganhou pontos.
Benfica já sabe que terminará a época no 3º, 4º ou 5º lugares de acordo com sorteio efectuado no calor da noite... quero dizer... noite dentro.
Oportunidade perdida. Benfica podia ter ganho mais com a Taça da Liga. No entanto, insistiram em abrir a boca e dizer disparates. Tanta falta de bom senso. Mais capas de jornais... em excesso.
Erro histórico. Vale e Azevedo prejudicou tanto o Benfica, mas deixou valor... 3 de Dezembro de 2000. Vilarinho já era Presidente do Benfica. José Mourinho era ainda o treinador. Mas tudo viria a mudar depois deste jogo.
Tanta coisa que Vilarinho fez bem pelo clube. No entanto, a história cruel e factual, nunca deixará de apontar que começou com um erro gigantesco. E se...? Pois, já é passado.
Miccoli (29 anos) deu entrevista a dizer (pedir... implorar...) para regressar ao Benfica tal o seu amor ao clube. Terminando em 3º, 4º ou 5º lugar, logo fora da Champions... não há amor eterno.
UEFA remenda lei que permite ao Porto aceder à Champions. Well done Dr. Mortágua.
Ontem, durante repasto com ex-EE, soube da estória de um árbitro alentejano. Mais uma. Ehá mais. Como um amigo que nada tem a ver com o futebol teve de mudar de casa depois de ameaças e afins. Enfim... estórias... breves da semana.
24 de março de 2009
23 de março de 2009
Direito à indignação ou arrependimento?
Dado o número elevado de "virgens" que me atacaram hoje, devo esclarecer o seguinte.
Compreendo o direito à indignação manifestado pelas pessoas e estou solidário. Aliás, também eu tenho usado desse direito quando e porque entendo ser justo.
No entanto, não se deve confundir esse direito com raiva nem cegueira.
Passo a explicar.
Se quem manda no futebol cumprisse as leis e as decisões isto seria mais justo, sério e verdadeiro. Assim, o sr. Lucilio já nem seria árbitro. Problema resolvido.
Se o clube das "virgens" fosse mais efectivo no combate ao sistema vigente e menos conivente, isto já seria mais transparente e equilibrado. Problema resolvido.
Se, ainda assim, não se verificando as premissas anteriores, o sr. Lucilio fosse capaz e competente ao arbitrar o jogo de sábado, se tivesse assinalado todas as faltas que existiram e tivesse agido disciplinarmente em conformidade com as regras, expulsando 2 jogadores de cada lado antes do minuto 76 e não validado jogadas faltosas, o resultado muito dificilmente teria saído do 0-0 e nada mais teria acontecido. Problema resolvido.
E claro, ganhávamos no desempate por penalties, já que o clube da "virgens" não tem grande pontaria para a coisa.
Agora que estamos esclarecidos sobre direito à indignação, qual das "virgens" avança primeiro? Indignação ou arrependimento?
Compreendo o direito à indignação manifestado pelas pessoas e estou solidário. Aliás, também eu tenho usado desse direito quando e porque entendo ser justo.
No entanto, não se deve confundir esse direito com raiva nem cegueira.
Passo a explicar.
Se quem manda no futebol cumprisse as leis e as decisões isto seria mais justo, sério e verdadeiro. Assim, o sr. Lucilio já nem seria árbitro. Problema resolvido.
Se o clube das "virgens" fosse mais efectivo no combate ao sistema vigente e menos conivente, isto já seria mais transparente e equilibrado. Problema resolvido.
Se, ainda assim, não se verificando as premissas anteriores, o sr. Lucilio fosse capaz e competente ao arbitrar o jogo de sábado, se tivesse assinalado todas as faltas que existiram e tivesse agido disciplinarmente em conformidade com as regras, expulsando 2 jogadores de cada lado antes do minuto 76 e não validado jogadas faltosas, o resultado muito dificilmente teria saído do 0-0 e nada mais teria acontecido. Problema resolvido.
E claro, ganhávamos no desempate por penalties, já que o clube da "virgens" não tem grande pontaria para a coisa.
Agora que estamos esclarecidos sobre direito à indignação, qual das "virgens" avança primeiro? Indignação ou arrependimento?
O Grande JoaQuim Silva
Começo pelo fim. Ganhámos a Taça da Liga.
O jogo foi fraco. Houve oportunidades para ambos os lados.
Há menos de um mês o Sporting correu mais, jogou mais e deu-nos um baile. No sábado substituiu futebol por pancada. O Benfica respondeu. Acho que o Sporting deu mais.
Estranho, por isso, que o jogo tenha chegado ao minuto 76 com 11 jogadores de cada lado.
O Benfica voltou a jogar mal. Não é estranho. Quique foi ousado mas isso resultou em partir a equipa: os que defendiam e lá à frente os que atacavam.
Agora o árbitro. Alguém tem dúvidas sobre a qualidade de Lucilio?
Nem é preciso ir ao minuto 76 para perceber que o árbitro é incapaz e incompetente.
De resto, que dizer do árbitro que afirmou na tv não ter percebido a "peitada" que levou do jogador do Sporting e que também não percebeu o gesto e as palavras de Paulo Bento quando este falava com ele. Não viu...
O Benfica aproveitou um erro do árbitro para empatar o jogo. E no desempate por penalties foi melhor. Ganhou.
Recordar os jogos com Rio Ave, Leixões, Nacional e Porto. Os árbitros erraram e perdemos 7 pontos.
Agora daqui para outra área do debate que tem agitado estes dias.
Se o Benfica tivesse eventualmente sido a origem do erro do árbitro, era extremamente grave e daí deveriam ser extraídas todas as consequências, como diz o povo, "sem dó nem piedade".
Antes prefiro ver o meu clube a cometer erros de gestão, a jogar mal e a ter esta seca de titulos do que a ganhar a qualquer preço e ver o nosso nome na lama e na podridão.
O jogo foi fraco. Houve oportunidades para ambos os lados.
Há menos de um mês o Sporting correu mais, jogou mais e deu-nos um baile. No sábado substituiu futebol por pancada. O Benfica respondeu. Acho que o Sporting deu mais.
Estranho, por isso, que o jogo tenha chegado ao minuto 76 com 11 jogadores de cada lado.
O Benfica voltou a jogar mal. Não é estranho. Quique foi ousado mas isso resultou em partir a equipa: os que defendiam e lá à frente os que atacavam.
Agora o árbitro. Alguém tem dúvidas sobre a qualidade de Lucilio?
Nem é preciso ir ao minuto 76 para perceber que o árbitro é incapaz e incompetente.
De resto, que dizer do árbitro que afirmou na tv não ter percebido a "peitada" que levou do jogador do Sporting e que também não percebeu o gesto e as palavras de Paulo Bento quando este falava com ele. Não viu...
O Benfica aproveitou um erro do árbitro para empatar o jogo. E no desempate por penalties foi melhor. Ganhou.
Recordar os jogos com Rio Ave, Leixões, Nacional e Porto. Os árbitros erraram e perdemos 7 pontos.
Agora daqui para outra área do debate que tem agitado estes dias.
Se o Benfica tivesse eventualmente sido a origem do erro do árbitro, era extremamente grave e daí deveriam ser extraídas todas as consequências, como diz o povo, "sem dó nem piedade".
Antes prefiro ver o meu clube a cometer erros de gestão, a jogar mal e a ter esta seca de titulos do que a ganhar a qualquer preço e ver o nosso nome na lama e na podridão.
18 de março de 2009
Novos ventos...
Da entrevista do Rui Costa à BenficaTV, gostaria de salientar um ponto que me parece bastante revelador de uma nova mentalidade, que, espero eu, não seja apenas do diz que disse, e vindo de quem vem, não o creio. Tenho tudo para acreditar no director desportivo.
Não me refiro ao voto de confiança dado ao treinador, mas ao que disse depois:
Novos ventos...
Nota: É incrivel como tenho discordado das ultimas crónicas do mister, mas o futebol é mesmo isto, em cada um de nós há um treinador.
E o ultimo que passou no Benfica e nos levou ao título foi o senhor Trapattoni, vulgo cabrão do velho, que fez por estes dias 70 anos. Parabéns a ele e igualmente a esse fenómeno que eu nunca conseguirei explicar... Mantorras.
Não me refiro ao voto de confiança dado ao treinador, mas ao que disse depois:
Nunca como no passado, em que tínhamos de alterar tudo no final da época
Novos ventos...
Nota: É incrivel como tenho discordado das ultimas crónicas do mister, mas o futebol é mesmo isto, em cada um de nós há um treinador.
E o ultimo que passou no Benfica e nos levou ao título foi o senhor Trapattoni, vulgo cabrão do velho, que fez por estes dias 70 anos. Parabéns a ele e igualmente a esse fenómeno que eu nunca conseguirei explicar... Mantorras.
14 de março de 2009
Ao final da tarde
A semana passada, ganhámos quando não merecíamos ganhar.
Esta semana, perdemos quando não merecíamos perder. Em casa. Com o Guimarães. 0-1.
Primeira parte com alguma atitude e algumas boas jogadas. Faltou o golo.
Guimarães cresce na 2ª parte e nós formos perdendo qualidade à medida que a condição fisica se gastava.
Golo do Guimarães.
Depois em esforço lá criámos algumas oportunidades. Mas faltava algo mais: Ambição.
Faltam 8 jogos. 24 pontos. Precisamos, pelo menos, 21 ou 22.
Mais de 47 mil pessoas na Luz ao sábado ao final da tarde.
Esta semana, perdemos quando não merecíamos perder. Em casa. Com o Guimarães. 0-1.
Primeira parte com alguma atitude e algumas boas jogadas. Faltou o golo.
Guimarães cresce na 2ª parte e nós formos perdendo qualidade à medida que a condição fisica se gastava.
Golo do Guimarães.
Depois em esforço lá criámos algumas oportunidades. Mas faltava algo mais: Ambição.
Faltam 8 jogos. 24 pontos. Precisamos, pelo menos, 21 ou 22.
Mais de 47 mil pessoas na Luz ao sábado ao final da tarde.
12 de março de 2009
Breves da semana
Cajuda disse hoje que a sua actual paixão é o V.Guimarães, mas que o amor da sua vida é o Benfica. Como diria Rui Costa, "... quem ama tanto o clube, assume...".
É por isso que eu gosto deste Algarvio. É espontâneo. Natural.
Não faltará quem venha agora apontar a dedo o Manel. E o mais certo é não terminar a época em Guimarães.
Outros não têm coragem de assumir e até fazem "favores".
Já alguém se candidatou a Presidente do Benfica neste blog... hoje? Noutros, sim. Paraquedismo.
Continuam a insistir com a palermice da introdução de tecnologia no futebol. Blue screen? Erro do sistema? Absurdo.
Recebi um envelope. Era correio. Normal.
Sábado vou à bola. A horas decentes. É bom e já tinha saudades.
É por isso que eu gosto deste Algarvio. É espontâneo. Natural.
Não faltará quem venha agora apontar a dedo o Manel. E o mais certo é não terminar a época em Guimarães.
Outros não têm coragem de assumir e até fazem "favores".
Já alguém se candidatou a Presidente do Benfica neste blog... hoje? Noutros, sim. Paraquedismo.
Continuam a insistir com a palermice da introdução de tecnologia no futebol. Blue screen? Erro do sistema? Absurdo.
Recebi um envelope. Era correio. Normal.
Sábado vou à bola. A horas decentes. É bom e já tinha saudades.
