23 de março de 2009

Direito à indignação ou arrependimento?

Dado o número elevado de "virgens" que me atacaram hoje, devo esclarecer o seguinte.
Compreendo o direito à indignação manifestado pelas pessoas e estou solidário. Aliás, também eu tenho usado desse direito quando e porque entendo ser justo.
No entanto, não se deve confundir esse direito com raiva nem cegueira.
Passo a explicar.
Se quem manda no futebol cumprisse as leis e as decisões isto seria mais justo, sério e verdadeiro. Assim, o sr. Lucilio já nem seria árbitro. Problema resolvido.
Se o clube das "virgens" fosse mais efectivo no combate ao sistema vigente e menos conivente, isto já seria mais transparente e equilibrado. Problema resolvido.
Se, ainda assim, não se verificando as premissas anteriores, o sr. Lucilio fosse capaz e competente ao arbitrar o jogo de sábado, se tivesse assinalado todas as faltas que existiram e tivesse agido disciplinarmente em conformidade com as regras, expulsando 2 jogadores de cada lado antes do minuto 76 e não validado jogadas faltosas, o resultado muito dificilmente teria saído do 0-0 e nada mais teria acontecido. Problema resolvido.
E claro, ganhávamos no desempate por penalties, já que o clube da "virgens" não tem grande pontaria para a coisa.
Agora que estamos esclarecidos sobre direito à indignação, qual das "virgens" avança primeiro? Indignação ou arrependimento?

O Grande JoaQuim Silva

Começo pelo fim. Ganhámos a Taça da Liga.
O jogo foi fraco. Houve oportunidades para ambos os lados.
Há menos de um mês o Sporting correu mais, jogou mais e deu-nos um baile. No sábado substituiu futebol por pancada. O Benfica respondeu. Acho que o Sporting deu mais.
Estranho, por isso, que o jogo tenha chegado ao minuto 76 com 11 jogadores de cada lado.
O Benfica voltou a jogar mal. Não é estranho. Quique foi ousado mas isso resultou em partir a equipa: os que defendiam e lá à frente os que atacavam.
Agora o árbitro. Alguém tem dúvidas sobre a qualidade de Lucilio?
Nem é preciso ir ao minuto 76 para perceber que o árbitro é incapaz e incompetente.
De resto, que dizer do árbitro que afirmou na tv não ter percebido a "peitada" que levou do jogador do Sporting e que também não percebeu o gesto e as palavras de Paulo Bento quando este falava com ele. Não viu...
O Benfica aproveitou um erro do árbitro para empatar o jogo. E no desempate por penalties foi melhor. Ganhou.
Recordar os jogos com Rio Ave, Leixões, Nacional e Porto. Os árbitros erraram e perdemos 7 pontos.
Agora daqui para outra área do debate que tem agitado estes dias.
Se o Benfica tivesse eventualmente sido a origem do erro do árbitro, era extremamente grave e daí deveriam ser extraídas todas as consequências, como diz o povo, "sem dó nem piedade".
Antes prefiro ver o meu clube a cometer erros de gestão, a jogar mal e a ter esta seca de titulos do que a ganhar a qualquer preço e ver o nosso nome na lama e na podridão.

18 de março de 2009

Novos ventos...

Da entrevista do Rui Costa à BenficaTV, gostaria de salientar um ponto que me parece bastante revelador de uma nova mentalidade, que, espero eu, não seja apenas do diz que disse, e vindo de quem vem, não o creio. Tenho tudo para acreditar no director desportivo.
Não me refiro ao voto de confiança dado ao treinador, mas ao que disse depois:
Nunca como no passado, em que tínhamos de alterar tudo no final da época

Novos ventos...

Nota: É incrivel como tenho discordado das ultimas crónicas do mister, mas o futebol é mesmo isto, em cada um de nós há um treinador.
E o ultimo que passou no Benfica e nos levou ao título foi o senhor Trapattoni, vulgo cabrão do velho, que fez por estes dias 70 anos. Parabéns a ele e igualmente a esse fenómeno que eu nunca conseguirei explicar... Mantorras.

14 de março de 2009

Ao final da tarde

A semana passada, ganhámos quando não merecíamos ganhar.
Esta semana, perdemos quando não merecíamos perder. Em casa. Com o Guimarães. 0-1.
Primeira parte com alguma atitude e algumas boas jogadas. Faltou o golo.
Guimarães cresce na 2ª parte e nós formos perdendo qualidade à medida que a condição fisica se gastava.
Golo do Guimarães.
Depois em esforço lá criámos algumas oportunidades. Mas faltava algo mais: Ambição.
Faltam 8 jogos. 24 pontos. Precisamos, pelo menos, 21 ou 22.
Mais de 47 mil pessoas na Luz ao sábado ao final da tarde.

12 de março de 2009

Breves da semana

Cajuda disse hoje que a sua actual paixão é o V.Guimarães, mas que o amor da sua vida é o Benfica. Como diria Rui Costa, "... quem ama tanto o clube, assume...".
É por isso que eu gosto deste Algarvio. É espontâneo. Natural.
Não faltará quem venha agora apontar a dedo o Manel. E o mais certo é não terminar a época em Guimarães.
Outros não têm coragem de assumir e até fazem "favores".

Já alguém se candidatou a Presidente do Benfica neste blog... hoje? Noutros, sim. Paraquedismo.

Continuam a insistir com a palermice da introdução de tecnologia no futebol. Blue screen? Erro do sistema? Absurdo.

Recebi um envelope. Era correio. Normal.
Sábado vou à bola. A horas decentes. É bom e já tinha saudades.

10 de março de 2009

Dos(z)e

São acontecimentos como os de hoje que me fazem pensar o futebol à minha maneira.
Fico feliz quando o meu Benfica ganha. Sei apontar quando merece e quando não merece.
Fico triste quando perde. Mas não é o fim do mundo.
E também fico triste quando outras pessoas não sabem reconhecer as vitórias e as derrotas com a mesma humildade. Na mesma época vi repetidos Celta, Galatasaray e Bayern do tempo de Klinsmann. Há que ser humilde.
Em 4 jogos levaram 20. Só do Bayern foram 12. É dose!

9 de março de 2009

Sorteio? Qual sorteio?

"Hermínio Loureiro e os seus pares apresentaram também as alterações ao regime do sorteio. As inovações incluem a inexistência de derbies nas primeiras quatro jornadas, a «proibição» de clássicos em jornadas seguidas e o intercalar dos jogos de Lisboa (Sporting e Benfica), Madeira (Nacional e Marítimo), Porto (F.C. Porto e Leixões) e Minho (Braga e Guimarães) para evitar o «congestionamento» das regiões. Ou seja, um dos clubes joga em casa enquanto, na mesma jornada, o rival joga fora."

8 de março de 2009

O nosso jogo "na'val" um cú

A mais de 2500km de distância e pelo que vi numa pequena janela da net, diria que hoje não jogámos nada. Nada de nada.
Largos momentos de posse de bola da Naval a mais de 80%. É absurdo. É patético. Quem tem ambição pode e deve fazer bem melhor.
Vencemos 2-1. O resultado é injusto e não merecido.
A arbitragem foi regularmente má e prejudicou o futebol de uma forma geral e a Naval em particular.
Mas mesmo assim, valeu o resultado. E no meio de tantas injustiças e aldrabices, vamos na onda com todos os outros.
Mas o nosso jogo é muito fraquinho e "na'val" um cú.

28 de fevereiro de 2009

Parabéns BENFICA!

28-2-1904
105 Gloriosos anos.
Parabéns BENFICA!

O 11º jogador

Recebemos o Leixões na Luz.
Katso e Amorim no meio. Começamos bem.
Sidnei de fora. Paciência.
Controlamos o jogo mas faltam oportunidades. Leixões defende.
Aimar participa. Di Maria mostra-se um pouco.
Insistimos. Reyes cruza da esquerda e Elvis antecipa-se a Cardozo e faz GOLO!
Um quarto de hora e já seguimos na frente.
Continuamos ao ataque. É canto. Miguel Vitor de cabeça, David Luiz de cabeça e bicicleta de Luisão passa muito perto do poste. Grande momento por 3 defesas centrais... ao ataque.
Meia-hora de jogo e abrandamos o ritmo. Reyes esconde-se. Di Maria passa o tempo no chão.
Amorim lesiona-se e é substituido por coiso Martins.
Vê amarelo por entrar em campo sem autorização do árbitro.
Leixões vai ganhando terreno. Já não está lá Amorim.
Segunda parte.
Reyes isola-se e Beto defende.
coiso Martins anda a rematar para as núvens.
Cardozo cruza de pé direito e GOLO de Nuno Gomes.
Entra Balboa.
coiso Martins sofre falta. Lesionado... desiste. Ficamos a jogar com 10.
NOTA de BENFIQUISTA: Um Benfiquista nunca desiste! Um jogador do Benfica nunca pode desistir. Principalmente se sabe que ficamos com 10 em campo.
E este é o momento do jogo.
A seguir o Leixões reduz numa jogada com facilidades na área.
Depois a equipa cresce em querer, força e ambição. O público junta-se à equipa "Nós só queremos o Benfica Campeão!!!"
Katso comanda. Aimar renasce e recupera a meio-campo e até falha na cára do Beto. Balboa participa.
Miguel Vitor verdadeiramente IMPRESSIONANTE!!!
Temos 10 em campo e mais de 30 mil nas bancadas. Ganhámos!!! Fomos o 11º jogador.