Cajuda disse hoje que a sua actual paixão é o V.Guimarães, mas que o amor da sua vida é o Benfica. Como diria Rui Costa, "... quem ama tanto o clube, assume...".
É por isso que eu gosto deste Algarvio. É espontâneo. Natural.
Não faltará quem venha agora apontar a dedo o Manel. E o mais certo é não terminar a época em Guimarães.
Outros não têm coragem de assumir e até fazem "favores".
Já alguém se candidatou a Presidente do Benfica neste blog... hoje? Noutros, sim. Paraquedismo.
Continuam a insistir com a palermice da introdução de tecnologia no futebol. Blue screen? Erro do sistema? Absurdo.
Recebi um envelope. Era correio. Normal.
Sábado vou à bola. A horas decentes. É bom e já tinha saudades.
12 de março de 2009
10 de março de 2009
Dos(z)e
São acontecimentos como os de hoje que me fazem pensar o futebol à minha maneira.
Fico feliz quando o meu Benfica ganha. Sei apontar quando merece e quando não merece.
Fico triste quando perde. Mas não é o fim do mundo.
E também fico triste quando outras pessoas não sabem reconhecer as vitórias e as derrotas com a mesma humildade. Na mesma época vi repetidos Celta, Galatasaray e Bayern do tempo de Klinsmann. Há que ser humilde.
Em 4 jogos levaram 20. Só do Bayern foram 12. É dose!
Fico feliz quando o meu Benfica ganha. Sei apontar quando merece e quando não merece.
Fico triste quando perde. Mas não é o fim do mundo.
E também fico triste quando outras pessoas não sabem reconhecer as vitórias e as derrotas com a mesma humildade. Na mesma época vi repetidos Celta, Galatasaray e Bayern do tempo de Klinsmann. Há que ser humilde.
Em 4 jogos levaram 20. Só do Bayern foram 12. É dose!
9 de março de 2009
Sorteio? Qual sorteio?
"Hermínio Loureiro e os seus pares apresentaram também as alterações ao regime do sorteio. As inovações incluem a inexistência de derbies nas primeiras quatro jornadas, a «proibição» de clássicos em jornadas seguidas e o intercalar dos jogos de Lisboa (Sporting e Benfica), Madeira (Nacional e Marítimo), Porto (F.C. Porto e Leixões) e Minho (Braga e Guimarães) para evitar o «congestionamento» das regiões. Ou seja, um dos clubes joga em casa enquanto, na mesma jornada, o rival joga fora."
8 de março de 2009
O nosso jogo "na'val" um cú
A mais de 2500km de distância e pelo que vi numa pequena janela da net, diria que hoje não jogámos nada. Nada de nada.
Largos momentos de posse de bola da Naval a mais de 80%. É absurdo. É patético. Quem tem ambição pode e deve fazer bem melhor.
Vencemos 2-1. O resultado é injusto e não merecido.
A arbitragem foi regularmente má e prejudicou o futebol de uma forma geral e a Naval em particular.
Mas mesmo assim, valeu o resultado. E no meio de tantas injustiças e aldrabices, vamos na onda com todos os outros.
Mas o nosso jogo é muito fraquinho e "na'val" um cú.
Largos momentos de posse de bola da Naval a mais de 80%. É absurdo. É patético. Quem tem ambição pode e deve fazer bem melhor.
Vencemos 2-1. O resultado é injusto e não merecido.
A arbitragem foi regularmente má e prejudicou o futebol de uma forma geral e a Naval em particular.
Mas mesmo assim, valeu o resultado. E no meio de tantas injustiças e aldrabices, vamos na onda com todos os outros.
Mas o nosso jogo é muito fraquinho e "na'val" um cú.
28 de fevereiro de 2009
O 11º jogador
Recebemos o Leixões na Luz.
Katso e Amorim no meio. Começamos bem.
Sidnei de fora. Paciência.
Controlamos o jogo mas faltam oportunidades. Leixões defende.
Aimar participa. Di Maria mostra-se um pouco.
Insistimos. Reyes cruza da esquerda e Elvis antecipa-se a Cardozo e faz GOLO!
Um quarto de hora e já seguimos na frente.
Continuamos ao ataque. É canto. Miguel Vitor de cabeça, David Luiz de cabeça e bicicleta de Luisão passa muito perto do poste. Grande momento por 3 defesas centrais... ao ataque.
Meia-hora de jogo e abrandamos o ritmo. Reyes esconde-se. Di Maria passa o tempo no chão.
Amorim lesiona-se e é substituido por coiso Martins.
Vê amarelo por entrar em campo sem autorização do árbitro.
Leixões vai ganhando terreno. Já não está lá Amorim.
Segunda parte.
Reyes isola-se e Beto defende.
coiso Martins anda a rematar para as núvens.
Cardozo cruza de pé direito e GOLO de Nuno Gomes.
Entra Balboa.
coiso Martins sofre falta. Lesionado... desiste. Ficamos a jogar com 10.
NOTA de BENFIQUISTA: Um Benfiquista nunca desiste! Um jogador do Benfica nunca pode desistir. Principalmente se sabe que ficamos com 10 em campo.
E este é o momento do jogo.
A seguir o Leixões reduz numa jogada com facilidades na área.
Depois a equipa cresce em querer, força e ambição. O público junta-se à equipa "Nós só queremos o Benfica Campeão!!!"
Katso comanda. Aimar renasce e recupera a meio-campo e até falha na cára do Beto. Balboa participa.
Miguel Vitor verdadeiramente IMPRESSIONANTE!!!
Temos 10 em campo e mais de 30 mil nas bancadas. Ganhámos!!! Fomos o 11º jogador.
Katso e Amorim no meio. Começamos bem.
Sidnei de fora. Paciência.
Controlamos o jogo mas faltam oportunidades. Leixões defende.
Aimar participa. Di Maria mostra-se um pouco.
Insistimos. Reyes cruza da esquerda e Elvis antecipa-se a Cardozo e faz GOLO!
Um quarto de hora e já seguimos na frente.
Continuamos ao ataque. É canto. Miguel Vitor de cabeça, David Luiz de cabeça e bicicleta de Luisão passa muito perto do poste. Grande momento por 3 defesas centrais... ao ataque.
Meia-hora de jogo e abrandamos o ritmo. Reyes esconde-se. Di Maria passa o tempo no chão.
Amorim lesiona-se e é substituido por coiso Martins.
Vê amarelo por entrar em campo sem autorização do árbitro.
Leixões vai ganhando terreno. Já não está lá Amorim.
Segunda parte.
Reyes isola-se e Beto defende.
coiso Martins anda a rematar para as núvens.
Cardozo cruza de pé direito e GOLO de Nuno Gomes.
Entra Balboa.
coiso Martins sofre falta. Lesionado... desiste. Ficamos a jogar com 10.
NOTA de BENFIQUISTA: Um Benfiquista nunca desiste! Um jogador do Benfica nunca pode desistir. Principalmente se sabe que ficamos com 10 em campo.
E este é o momento do jogo.
A seguir o Leixões reduz numa jogada com facilidades na área.
Depois a equipa cresce em querer, força e ambição. O público junta-se à equipa "Nós só queremos o Benfica Campeão!!!"
Katso comanda. Aimar renasce e recupera a meio-campo e até falha na cára do Beto. Balboa participa.
Miguel Vitor verdadeiramente IMPRESSIONANTE!!!
Temos 10 em campo e mais de 30 mil nas bancadas. Ganhámos!!! Fomos o 11º jogador.
27 de fevereiro de 2009
21 de fevereiro de 2009
Não há dias perfeitos...
... ou a noite da incompetência.
Da incompetência do Benfica em jogar como equipa.
Da incompetência do Sporting em conseguir concretizar um resultado histórico.
Da incompetência do Olegário em ser árbitro de futebol, sendo que no caso em concreto me parece que prejudicou mais o Sporting do que o Benfica. A sua presença já prejudica o futebol.
Também, creio que estamos conversados em relação a Suazo... e provavelmente a Aimar.
Ridículo o momento imediatamente anterior à marcação do penalti por Reyes.
Ainda assim e apesar de tudo, acredito que vamos ganhar a Liga em Maio.
Estava a ser um dia muito bom, mas... não há dias perfeitos...
Da incompetência do Benfica em jogar como equipa.
Da incompetência do Sporting em conseguir concretizar um resultado histórico.
Da incompetência do Olegário em ser árbitro de futebol, sendo que no caso em concreto me parece que prejudicou mais o Sporting do que o Benfica. A sua presença já prejudica o futebol.
Também, creio que estamos conversados em relação a Suazo... e provavelmente a Aimar.
Ridículo o momento imediatamente anterior à marcação do penalti por Reyes.
Ainda assim e apesar de tudo, acredito que vamos ganhar a Liga em Maio.
Estava a ser um dia muito bom, mas... não há dias perfeitos...
19 de fevereiro de 2009
Contra a "corrente"
Venho aqui a meio da semana dar a minha opinião sobre uma praga que anda por aí na internet.
Sem fazer juízo de valor ao autor da praga, no entanto, não posso deixar de expressar o meu "NÃO CONCORDO" com a petição "pela verdade desportiva" do Rui Santos.
É um absurdo que ainda por cima é ridículo.
E digo porquê.
O futebol é um jogo. Erram os árbitros, mas também erram os jogadores, treinadores, médicos e massagistas, os directores e presidentes.
O futebol é um jogo que, em circunstâncias normais", tem o resultado imprevisível e depende da prestação de todos os intervenientes. Cada um no seu papel.
Ou seja, se cada um cumprir a sua parte, não há desculpas nem "outros cenários".
A suspeição, fundada ou não, não decorre do erro esporádico, mas sistemático.
A corrupção não se erradica por decreto, mas sim escolhendo os mais capazes e mais competentes e, necessáriamente, os mais honestos. (como nas demais circunstâncias da vida).
"Automatizar" as decisões dos árbitros é um caminho negro e sem destino.
Era como ter um software que auxiliava na tomada de decisão nos tribunais. Com condicionantes e mais condicionantes e que mais cedo ou mais tarde terminava em "blue screen".
A colocação de "meios tecnológicos" ao serviço da arbitragem e do jogo é injusta e acentua desigualdades. Que jogos teriam esses meios? Todos?
Traria uma nova classe profissional ao futebol, o técnico informático. E quem nos garante que daqui a uns anos Rui Santos não estaria a iniciar nova cruzada pela colocação de meios tecnológicos que ajudavam na tomada de decisão dos técnicos de informática que colocam os meios técnológicos que agora exige?
E quem certificava e calibrava esses meios tecnológicos? E quando é que isso acontecia? Antes de todos os jogos?
E quem nos garante que o clube visitado não move a baliza ou adultera de qualquer outra forma o posicionamento/performance desses "meios tecnológicos"?
E que estratégia seria necessária para prevenir os novos "hackers" do futebol?
E a "fruta pra dormir", os "rebuçados", os "chocolatinhos" e o "leite com chocolate" eram para entregar aos árbitros, aos técnicos de informática ou aos hackers?
É por isto e muito mais que vos digo que o caminho não é com "meios tecnológicos". Não inventem.
Honestidade.
Rigor.
Verdade.
Esse é o caminho.
Por mais que "meio-mundo" já tenha "assinado" a tal petição, e nota que até a veracidade da própria assinatura de petições na net é questionável, eu digo que não estou de acordo.
Contra a "corrente".
Sem fazer juízo de valor ao autor da praga, no entanto, não posso deixar de expressar o meu "NÃO CONCORDO" com a petição "pela verdade desportiva" do Rui Santos.
É um absurdo que ainda por cima é ridículo.
E digo porquê.
O futebol é um jogo. Erram os árbitros, mas também erram os jogadores, treinadores, médicos e massagistas, os directores e presidentes.
O futebol é um jogo que, em circunstâncias normais", tem o resultado imprevisível e depende da prestação de todos os intervenientes. Cada um no seu papel.
Ou seja, se cada um cumprir a sua parte, não há desculpas nem "outros cenários".
A suspeição, fundada ou não, não decorre do erro esporádico, mas sistemático.
A corrupção não se erradica por decreto, mas sim escolhendo os mais capazes e mais competentes e, necessáriamente, os mais honestos. (como nas demais circunstâncias da vida).
"Automatizar" as decisões dos árbitros é um caminho negro e sem destino.
Era como ter um software que auxiliava na tomada de decisão nos tribunais. Com condicionantes e mais condicionantes e que mais cedo ou mais tarde terminava em "blue screen".
A colocação de "meios tecnológicos" ao serviço da arbitragem e do jogo é injusta e acentua desigualdades. Que jogos teriam esses meios? Todos?
Traria uma nova classe profissional ao futebol, o técnico informático. E quem nos garante que daqui a uns anos Rui Santos não estaria a iniciar nova cruzada pela colocação de meios tecnológicos que ajudavam na tomada de decisão dos técnicos de informática que colocam os meios técnológicos que agora exige?
E quem certificava e calibrava esses meios tecnológicos? E quando é que isso acontecia? Antes de todos os jogos?
E quem nos garante que o clube visitado não move a baliza ou adultera de qualquer outra forma o posicionamento/performance desses "meios tecnológicos"?
E que estratégia seria necessária para prevenir os novos "hackers" do futebol?
E a "fruta pra dormir", os "rebuçados", os "chocolatinhos" e o "leite com chocolate" eram para entregar aos árbitros, aos técnicos de informática ou aos hackers?
É por isto e muito mais que vos digo que o caminho não é com "meios tecnológicos". Não inventem.
Honestidade.
Rigor.
Verdade.
Esse é o caminho.
Por mais que "meio-mundo" já tenha "assinado" a tal petição, e nota que até a veracidade da própria assinatura de petições na net é questionável, eu digo que não estou de acordo.
Contra a "corrente".
15 de fevereiro de 2009
E de modos que foi assim.
De volta à Luz. À noite. É tarde e amanhã é dia de trabalho. Quase 34 mil na Luz.
Benfica. Paços de Ferreira.
Inicio fraco. Falta espaço. Paços tem o autocarro lá atrás. O anti-jogo Pacense.
Benfica insiste mas joga mal. Paços insiste... no anti-jogo.
Mais um lance, mais um Pacense deitado.
Bola na trave e recarga ao "palhaço". Literalmente.
O árbitro assistente e os foras-de-jogo. Mais um Pacense por terra. 3 minutos.
Cosme Machado. Incompetência ou serviço encomendado. Ambos.
Anti-jogo. Mais.
2ª parte. Mais do mesmo. Anti-jogo deles e más opções nossas, claro.
Cardozo. Golo!!!
Há vida em Paços. Uau! Já correm. Já não têm lesões. Milagre!!!
David Luiz corta bola em cima da linha de golo. Milagre!!!
Sai coiso Martins. Nulidade. Amorim no meio. Aleluia!
Amorim mete lá na gaveta. Grande Golo!!!
Paços a correr e o coisinho lateral esquerdo a ver. Golo... deles.
Já podíamos estar tranquilos...
Di Maria. Mais do mesmo... Espera... Grande Golo!!!
Paços a correr e o coisinho lateral esquerdo a ver. Golo... deles.
Já podíamos estar tranquilos...
Falta 1 minuto. Bola no poste. Andamos aos papeis.
Acabou. 3 Pontos. Ainda bem.
E de modos que foi assim.
Benfica. Paços de Ferreira.
Inicio fraco. Falta espaço. Paços tem o autocarro lá atrás. O anti-jogo Pacense.
Benfica insiste mas joga mal. Paços insiste... no anti-jogo.
Mais um lance, mais um Pacense deitado.
Bola na trave e recarga ao "palhaço". Literalmente.
O árbitro assistente e os foras-de-jogo. Mais um Pacense por terra. 3 minutos.
Cosme Machado. Incompetência ou serviço encomendado. Ambos.
Anti-jogo. Mais.
2ª parte. Mais do mesmo. Anti-jogo deles e más opções nossas, claro.
Cardozo. Golo!!!
Há vida em Paços. Uau! Já correm. Já não têm lesões. Milagre!!!
David Luiz corta bola em cima da linha de golo. Milagre!!!
Sai coiso Martins. Nulidade. Amorim no meio. Aleluia!
Amorim mete lá na gaveta. Grande Golo!!!
Paços a correr e o coisinho lateral esquerdo a ver. Golo... deles.
Já podíamos estar tranquilos...
Di Maria. Mais do mesmo... Espera... Grande Golo!!!
Paços a correr e o coisinho lateral esquerdo a ver. Golo... deles.
Já podíamos estar tranquilos...
Falta 1 minuto. Bola no poste. Andamos aos papeis.
Acabou. 3 Pontos. Ainda bem.
E de modos que foi assim.