5 de fevereiro de 2009

Benfica 2 - Guimarães 1

Ontem, na Luz, vencemos o Guimarães 2-1 na meia-final da Taça da Liga.
Conclusões a tirar do jogo. 
Não jogamos nada. 
Estava 0-0 e Quique tira Cardozo para entrar Di Maria. Sem mais comentários.
Estamos na final. E é basicamente tudo.

1 de fevereiro de 2009

Tá resolvido

A SIC, que detêm as transmissões dos jogos da Carlsberg Cup tem esta pérola no seu site na programação para 4ª feira.
Ora, não só resolve o embróglio do chamado goal-average agendando um jogo Guimarães-Belenenses, como ainda coloca os dois jogos no mesmo dia.
Eu que queria saber se 3ª feira há jogo para ir ver, acho que vamos jogar sózinhos. Mas sendo assim, tá resolvido.

31 de janeiro de 2009

"Fónix! Renascido das cinzas!"

É uma figura mítica!
Um Benfiquista deve ser como esta imagem. Por mais que nos derrubem. Por mais que nos queimem. Por mais que nos ataquem. Nós conseguimos sempre levantar-nos, renascer e continuar o nosso caminho, com mais raça, querer e ambição. Nós só queremos o Benfica Campeão!
Pedro Manuel Torres. "Fónix! Renascido das cinzas!"

30 de janeiro de 2009

Até o pasquim....


Esta não é uma imagem alterada. É mesmo verdade!
No seguimento do post anterior fica só o registo da palhaçada que este futebolzinho se tornou!
Fico à espera da decisão de irradiar treinador e presidente do braguinha......

Também eu temo ser castigado

Eu sou um simples adepto de futebol, calmo e ponderado que vou aos estádios e não causo distúrbios e tenho uma atitude positiva e encorajadora para a minha equipa e para os meus jogadores. Prova disso mesmo é que nunca me envolvi em confusões dentro e fora dos estádios.
Sou o que se pode dizer, e sem falsas modéstias, um adepto exemplar.
Apesar deste quadro geral, devo confessar que já me excedi, por poucas vezes, é certo, mas já me excedi. Já lancei alguns impropérios aos árbitros, aos assistentes, aos jogadores adversários, aos treinadores adversários, aos adeptos adversários, às tvs, aos jornaleiros, pasquins e paineleiros, aos dirigentes da Liga e da Federação ... aos meus treinadores, aos meus jogadores, ao coiso e ao coisinho, aos adeptos da minha equipa, ... ao tempo, à relva, às bandeirolas de canto, ... à falta de cerveja e sandes de courato nas roulottes antes e depois dos jogos, ... e por aí fora... Mas foram poucas vezes...
Ah, e vá lá, muito menos vezes, passei os limites do "exceder" e larguei alguns "... filho da prostituta..." (nota que não utilizo o termo "puta"), "...estamos a ser espoliados..." (nota que não utilizo o termo "roubados"), "... gajo cuja esposa anda metida com outro do pénis..." (nota que não utilizo o termo "cabrão" e mantendo o nível elevado também não utilizo o termo "caralho", embora possa ser acusado da utilização do calão "gajo" atenuado pela elevação demonstrada na retórica anterior e posterior).
Devo acrescentar que esta confissão foi efectuada de livre vontade e sem ser alvo de nenhum tipo de coacção.
Mesmo assim, e apesar de todos os atenuantes, temo também eu ser castigado.
Amanhã vou à bola. Se me deixarem entrar, tudo bem. Caso contrário... estão todos f...

Nota: a linguagem utilizada é meramente ilustrativa e não pretende ofender quem lê nem quem comigo escreve neste espaço.

25 de janeiro de 2009

Assinalando

Hoje.

Eusébio completa 67 anos. Parabéns.

Por outro lado, recorda-se essa noite triste de Guimarães. Há 5 anos. Miki Féher. Paz.

Juros elevados

Eu tinha alertado há pouco tempo para a mais que previsível subida dos juros.
O tempo dá-me razão.
Mas isto é só mais um pagamento. Outros se seguirão.

24 de janeiro de 2009

A culpa é nossa

Ontem fui ao Restelo. Empate a zero. Mau tempo. Pior futebol.
O Belenenses não jogou nada. O Benfica conseguiu jogar ainda pior que o Belenenses.
Estranhamente a equipa parece cansada. Correr é coisa para os 10 minutos iniciais e para os 10 minutos finais em desespero de causa. É muito pouco para quem quer ser campeão.
E digo estranhamente porque ainda não consegui perceber se não querem, não sabem ou não podem.
Infelizmente provou-se que vai uma enorme distância entre as palavras sábias do David Luiz e a acção no campo.
Embora reconheça que não é método repetir a dispensa do Treinador, devo dizer que Quique me desilude a cada jogo. Arma mal a equipa e depois lê mal o jogo fazendo substituições ad-hoc sem efeitos práticos.
Já para não falar da forma sistemática como "cruxifica" os jogadores na sala de imprensa pós-jogos ou antes na ausência da convocatória. Um a um, já quase todos foram "queimados" na fogueira da incompetência ou do disparate.
Quando se tem um quadro de jogadores de inegável qualidade, parece-me lógico que será melhor adaptar a táctica à realidade do que tentar adaptar os jogadores à táctica. E ter maus resultados e insistir no erro.
Depois de semanas de intoxicação da imprensa e dos "fazedores de opinião" com a velha estória do "andam a ser levados ao colo", tivemos ontem um belo resultado.
É que não se desculpa aquela arbitragem com incompetência nem premeditação. Aquilo é reflexo do efeito "não os posso levar ao colo, senão acusam-me e tou fud... e jão não sou promovido... e os outros não gostam... e fazem-me a vida negra...".
Entenda-se que não estou a desculpar a má prestação da nossa equipa com a arbitragem.
Tivessemos nós marcado uma ou duas das oportunidades e não havia penalties que nos fizessem falta. A culpa é nossa.
Muito obrigado aos amigos pela companhia (entre eles Matox) e pelo convite. A seguir atacamos Setúbal... ou Leiria... ou lá perto!

22 de janeiro de 2009

David Luiz dixit

David Luiz deu uma entrevista recentemente. Gostei do que disse e estou a partilhar neste espaço.

«“Não tenho nada a reclamar na minha vida. Estou no Benfica, gosto do país, da língua, da comida, do clima... nada a reclamar”. Assim, diz-se na obrigação de agradar aos adeptos encarnados. “A torcida é muito apaixonada, cobra bastante, mas... há familiares que abdicam de um presente para comprar um bilhete... Nós trabalhamos para o sorriso de uma criança, para o bem-estar de um homem, para sairmos à rua e todos aplaudirem, não trabalhamos só para nós, para a nossa família ou só para ganhar [dinheiro] no final do mês”.
E quando convidado a falar dos objectivos para esta temporada, descreveu a imagem que antecipa na sua mente. “Quero ser campeão, quero ver a cidade parada e vermelha”, disse sonhar, avançando ainda o desejo de chegar à principal selecção brasileira, onde já treinou, orientado por Dunga. »

Que todos estejam conscientes desta realidade e que a passem à acção.

19 de janeiro de 2009

Um lugar ao Sol

O Benfica venceu o Belenenses, na Luz, 1-0 para a Taça da Liga.
Não fui. E não vi com total atenção na tv.
Mesmo assim, e segundo me pareceu, não foi brilhante, nem lá perto.
De resto, o Benfica qualificou-se para as meias-finais da prova. 9 pontos em 3 jogos. Jogamos em casa a seguir. Se formos ambiciosos, podemos estar a 180 minutos de vencer um troféu que embora pouco significativo, redobra de interesse pelos adversários ainda em prova.
Acho que estiveram mais de 35 mil pessoas na Luz (faltei eu), à luz do... Sol. É que finalmente o jogo foi de dia.