31 de janeiro de 2009

"Fónix! Renascido das cinzas!"

É uma figura mítica!
Um Benfiquista deve ser como esta imagem. Por mais que nos derrubem. Por mais que nos queimem. Por mais que nos ataquem. Nós conseguimos sempre levantar-nos, renascer e continuar o nosso caminho, com mais raça, querer e ambição. Nós só queremos o Benfica Campeão!
Pedro Manuel Torres. "Fónix! Renascido das cinzas!"

30 de janeiro de 2009

Até o pasquim....


Esta não é uma imagem alterada. É mesmo verdade!
No seguimento do post anterior fica só o registo da palhaçada que este futebolzinho se tornou!
Fico à espera da decisão de irradiar treinador e presidente do braguinha......

Também eu temo ser castigado

Eu sou um simples adepto de futebol, calmo e ponderado que vou aos estádios e não causo distúrbios e tenho uma atitude positiva e encorajadora para a minha equipa e para os meus jogadores. Prova disso mesmo é que nunca me envolvi em confusões dentro e fora dos estádios.
Sou o que se pode dizer, e sem falsas modéstias, um adepto exemplar.
Apesar deste quadro geral, devo confessar que já me excedi, por poucas vezes, é certo, mas já me excedi. Já lancei alguns impropérios aos árbitros, aos assistentes, aos jogadores adversários, aos treinadores adversários, aos adeptos adversários, às tvs, aos jornaleiros, pasquins e paineleiros, aos dirigentes da Liga e da Federação ... aos meus treinadores, aos meus jogadores, ao coiso e ao coisinho, aos adeptos da minha equipa, ... ao tempo, à relva, às bandeirolas de canto, ... à falta de cerveja e sandes de courato nas roulottes antes e depois dos jogos, ... e por aí fora... Mas foram poucas vezes...
Ah, e vá lá, muito menos vezes, passei os limites do "exceder" e larguei alguns "... filho da prostituta..." (nota que não utilizo o termo "puta"), "...estamos a ser espoliados..." (nota que não utilizo o termo "roubados"), "... gajo cuja esposa anda metida com outro do pénis..." (nota que não utilizo o termo "cabrão" e mantendo o nível elevado também não utilizo o termo "caralho", embora possa ser acusado da utilização do calão "gajo" atenuado pela elevação demonstrada na retórica anterior e posterior).
Devo acrescentar que esta confissão foi efectuada de livre vontade e sem ser alvo de nenhum tipo de coacção.
Mesmo assim, e apesar de todos os atenuantes, temo também eu ser castigado.
Amanhã vou à bola. Se me deixarem entrar, tudo bem. Caso contrário... estão todos f...

Nota: a linguagem utilizada é meramente ilustrativa e não pretende ofender quem lê nem quem comigo escreve neste espaço.

25 de janeiro de 2009

Assinalando

Hoje.

Eusébio completa 67 anos. Parabéns.

Por outro lado, recorda-se essa noite triste de Guimarães. Há 5 anos. Miki Féher. Paz.

Juros elevados

Eu tinha alertado há pouco tempo para a mais que previsível subida dos juros.
O tempo dá-me razão.
Mas isto é só mais um pagamento. Outros se seguirão.

24 de janeiro de 2009

A culpa é nossa

Ontem fui ao Restelo. Empate a zero. Mau tempo. Pior futebol.
O Belenenses não jogou nada. O Benfica conseguiu jogar ainda pior que o Belenenses.
Estranhamente a equipa parece cansada. Correr é coisa para os 10 minutos iniciais e para os 10 minutos finais em desespero de causa. É muito pouco para quem quer ser campeão.
E digo estranhamente porque ainda não consegui perceber se não querem, não sabem ou não podem.
Infelizmente provou-se que vai uma enorme distância entre as palavras sábias do David Luiz e a acção no campo.
Embora reconheça que não é método repetir a dispensa do Treinador, devo dizer que Quique me desilude a cada jogo. Arma mal a equipa e depois lê mal o jogo fazendo substituições ad-hoc sem efeitos práticos.
Já para não falar da forma sistemática como "cruxifica" os jogadores na sala de imprensa pós-jogos ou antes na ausência da convocatória. Um a um, já quase todos foram "queimados" na fogueira da incompetência ou do disparate.
Quando se tem um quadro de jogadores de inegável qualidade, parece-me lógico que será melhor adaptar a táctica à realidade do que tentar adaptar os jogadores à táctica. E ter maus resultados e insistir no erro.
Depois de semanas de intoxicação da imprensa e dos "fazedores de opinião" com a velha estória do "andam a ser levados ao colo", tivemos ontem um belo resultado.
É que não se desculpa aquela arbitragem com incompetência nem premeditação. Aquilo é reflexo do efeito "não os posso levar ao colo, senão acusam-me e tou fud... e jão não sou promovido... e os outros não gostam... e fazem-me a vida negra...".
Entenda-se que não estou a desculpar a má prestação da nossa equipa com a arbitragem.
Tivessemos nós marcado uma ou duas das oportunidades e não havia penalties que nos fizessem falta. A culpa é nossa.
Muito obrigado aos amigos pela companhia (entre eles Matox) e pelo convite. A seguir atacamos Setúbal... ou Leiria... ou lá perto!

22 de janeiro de 2009

David Luiz dixit

David Luiz deu uma entrevista recentemente. Gostei do que disse e estou a partilhar neste espaço.

«“Não tenho nada a reclamar na minha vida. Estou no Benfica, gosto do país, da língua, da comida, do clima... nada a reclamar”. Assim, diz-se na obrigação de agradar aos adeptos encarnados. “A torcida é muito apaixonada, cobra bastante, mas... há familiares que abdicam de um presente para comprar um bilhete... Nós trabalhamos para o sorriso de uma criança, para o bem-estar de um homem, para sairmos à rua e todos aplaudirem, não trabalhamos só para nós, para a nossa família ou só para ganhar [dinheiro] no final do mês”.
E quando convidado a falar dos objectivos para esta temporada, descreveu a imagem que antecipa na sua mente. “Quero ser campeão, quero ver a cidade parada e vermelha”, disse sonhar, avançando ainda o desejo de chegar à principal selecção brasileira, onde já treinou, orientado por Dunga. »

Que todos estejam conscientes desta realidade e que a passem à acção.

19 de janeiro de 2009

Um lugar ao Sol

O Benfica venceu o Belenenses, na Luz, 1-0 para a Taça da Liga.
Não fui. E não vi com total atenção na tv.
Mesmo assim, e segundo me pareceu, não foi brilhante, nem lá perto.
De resto, o Benfica qualificou-se para as meias-finais da prova. 9 pontos em 3 jogos. Jogamos em casa a seguir. Se formos ambiciosos, podemos estar a 180 minutos de vencer um troféu que embora pouco significativo, redobra de interesse pelos adversários ainda em prova.
Acho que estiveram mais de 35 mil pessoas na Luz (faltei eu), à luz do... Sol. É que finalmente o jogo foi de dia.

14 de janeiro de 2009

Prazer a dobrar

Passei uma semana a ouvir a mesma estória.
Até parecia o roubo do século. Metia polícias e ladrões. Queixas e procuradores que "procuravam" fazer tudo para terminar com as nossas já poucas hipóteses. Até parecia que o campeonato tinha acabado.
E hoje sou presenteado com isto. Uma vez!!! Duas vezes!!! No mesmo lance.
Ai os juros vão subir.

Valeu o resultado

Hoje, 4-1 ao Olhanense para a Taça da Liga.
Atitude muito passiva. Falta de entendimento. Há quanto tempo é que vocês treinam juntos?!
Cedo demos avanço com esse "bicho" das balizas chamado Moretto a mostrar como Moreira é bom e Quim é o melhor que temos.
É bom que se diga que o Olhanense, da Segunda Liga, é uma equipa muito fraca. Quando se lhes acabou o fôlego, começaram os nossos rasgos individuais.
Katso, após tabelar com Cardozo, apareceu isolado frente ao guarda-redes dos Algarvios e atirou ao lado.
O melhor avançado Português dos últimos 20 anos também apareceu frente ao guarda-redes adversário. Apesar da marcação apertada e do ângulo já reduzido, marcou.
Depois, num livre em que havia 5 candidatos a marcar (fosga-se! ainda não sabem quem é que marca os livres?!), a indefinição dos nossos jogadores baralhou o adversário e golo do "coisinho" (nova designação para o jogador) - que de resto, teve um jogo ao seu nível, fraquíssimo.
Na 2ª parte, Katso mostrou como se cruza e Sidnei mostrou a Cardozo como se cabeceia para golo.
Já o Olhanense se arrastava e ainda houve tempo para Maradona ver, da bancada da Luz, Di Maria imitar El Pibe em tudo... ou quase tudo... Primeiro finta todos e... adianta a bola. Depois recebe um passe de Cardozo e faz golo num chapéu monumental. E finalmente a colocar a mão à bola a cortar jogada a meio-campo.
Os 10 minutos finais tiveram Katso e Rúben Amorim no miolo. Não sei se se pode avaliar pela falta de oposição do adversário, mas até estiveram muito bem. Gostava de repetir mais a sério.
Como "em terra de cegos..." Maxi entrou para médio direito e parecia um... tecnicista.
Bom jogo de Katso e Miguel Vitor. Rúbem e Maxi entraram bem. O resto foi fraco. "Coiso" Martins foi muito fraco. E o "coisinho" foi uma bela nódoa. E do Marcelo nem falo mais.
Valeu o resultado.