13 de janeiro de 2009

Juros elevados

Em conversa amistosa desta noite, fiquei a saber que amanhã os juros se vão elevar bastante.
Amanhã, precisamente o dia em que o BCE deverá "cortar" nas taxas de juro.
Embalados pela música do Brasileiro Iran Costa, também ele um Benfiquista que ainda recentemente encontrei na Luz, vamos assistir ao pagamento da primeira tranche com juros elevados.
Depois segue-se o pagamento ao aliado de Lordelo em duas prestações.
Também fiquei a saber que no Botswana há jornalistas que são pagos para escrever bem de quem lhes paga e mal de todos os outros. E ai de quem denuncia... não volta a ver nascer novo dia... No Botswana.
Também fiquei a saber da saída (já previsível) do "Maradoninha". Excelente e inesquecível. Por tudo. Muito obrigado.
Enfim. Um que parte. Outro que virá.
Em tempos de crise, recomenda-se a poupança porque isto vai ficar muito mais dificil... e os juros vão ser muito elevados...

FIFA World Player 2008

Cristiano Ronaldo venceu o prémio referente a 2008.
Vencedor da Liga Inglesa e da Champions. Melhor marcador em ambas as competições.
Melhor marcador das ligas europeias.
Vencedor do Mundial de Clubes.
Aos 24 anos.
Creio que só faltou a "cereja no topo do bolo" que seria ter um desempenho melhor na Selecção no Euro 2008.
Mas nenhum jogador vence sózinho. Isto também é verdade para as "vitórias" mencionadas em cima.
Do ponto de vista estritamente desportivo, que é o que importa aqui, teve um ano fantástico. Parabéns!
Tem apenas 24 anos. Pode fazer ainda melhor. Se quiser, claro.

12 de janeiro de 2009

Já me tinham dito...

... e hoje voltaram a dizer que andamos "a ser levados ao colo".
Se fosse a olhar apenas para o jogo de ontem, diria que tal é efectivamente verdade. Mas a realidade é que ao longo da época tem acontecido exactamente o oposto. E nem a velha estória do saldo entre o "deve" e o "haver" tem cabimento neste cenário.
Mas voltando ao jogo de ontem. Foi fraco. Muito fraco da nossa parte. Não temos o chamado "fio de jogo". Não criámos oportunidades. Estamos muito longe de onde já devíamos estar.
E não se pode dizer que faltem jogadores de qualidade, porque desses temos muitos. Falta transformar essas individualidades num conjunto forte, numa equipa.
Quem pode fazer isso? Em primeiro lugar os jogadores com a sua força de vontade, atitude e determinação. E depois, aquele que é o responsável por gerar o conjunto, o treinador.
O pior é que os primeiros passam o tempo a responsabilizar-se uns aos outros, enquanto o segundo "sacode a água do capote", responsabilizando os primeiros.
Há muito tempo que não via um treinador nossos individualizar tanto as críticas. Estilo "... eu já fiz tudo o que me é possivel... estes gajos é que não percebem nem executam o que lhes é pedido...". Não me parece um bom método.

Outro tema actual é a Assembleia Geral da SAD para "Autorizar, nos termos do nº 2 do artigo 8º do contrato de sociedade, o Conselho de Administração a deliberar a emissão de Papel Comercial ou instrumento de dívida equiparado até ao montante máximo de Euros 40.000.000,00 (quarenta milhões de euros) e nos demais termos e condições da respectiva proposta.".
Como accionista da SAD, e mesmo não sendo um expert em economia, creio que o caminho não é bom. Trata-se da chamada "fuga prá frente". É um risco enorme.
O Benfica precisa ser Campeão e vender jogadores num valor entre 20 e 30 milhões. Bem como a chegada de um novo sponsor (aqui já sabemos que é a Sagres, embora ainda não se saiba o valor do contrato). Fica apenas a faltar cumprir os 2 primeiros objectivos... Fácil, né?!
Caso contrário, é o descalabro financeiro... e isso também já me tinham dito...

8 de janeiro de 2009

Afinal era mesmo fora de jogo!!!


Frio... como o nosso jogo...

Quando não se pode ter mais, ter atitude já é uma boa resposta. E ganhar também, claro.
Ontem 2-0 ao Guimarães para a Taça da Liga.
O nosso futebol não aquece e disso se ressente a temperatura gélida que assola o país.
E no domingo ganhar ao Braga. Na Luz, quente.

7 de janeiro de 2009

Direito... por linhas... tortas

A foto foi retirada da transmissão da Sporttv de domingo no Trofense - Benfica e representa um ataque do Benfica em que foi assinalado fora-de-jogo a Maxi Pereira.
O defesa-direito do Benfica está efectivamente fora-de-jogo. Se atendermos à linha de grande área, facilmente concluimos que a parte do corpo que pode legalmente tocar a bola, neste caso o tronco e a cabeça do Maxi, estão adiantados em relação ao penúltimo defesa Trofense.

Mas há algo de errado nesta imagem, certo?!

6 de janeiro de 2009

Mais um... "tiro no pé"

Ao que parece, a gestão da coisa é feita na base do raspanete. Os meninos portaram-se mal e têm de ouvir das boas.
Não foi dito, mas ao que parece, desta vez livraram-se de ficar virados para o canto ou de terem de usar orelhas de burro.
A forma leviana e desresponsável com a coisa foi tornada pública é de uma gravidade extrema. Mais que uma derrota com o último classificado, é um "tiro no pé" de consequências devastadoras.

Este ano, e para quem ainda tinha dúvidas, temos a prova de que não basta ter bons jogadores. É preciso ter uma grande Equipa. Ambas são a cruel realidade que temos.

4 de janeiro de 2009

Alerta!

Não gostei da forma como o Benfica geriu este período de férias de Natal.
A sensação com que fiquei é que todos se foram embora. Jogadores, treinadores. Todos.
"Ah pá, isto não tem importância". "A seguir ao Natal a malta aparece...".
Há um factor chamado "concentração competitiva" que é determinante para o sucesso. E esse factor foi colocado em risco com a gestão que foi feita destas férias. Que têm tanto de absurdo como de perigoso.
Mas que raio. Não terão os jogadores e treinadores o direito de passar o Natal com a família? Claro que sim. Até defendo que devia ser a família a vir ao seu encontro. Mas nunca com a ligeireza com que parece ter sido tratado este período.
O Benfica regressou ao trabalho na 3ªfeira, dia 30, véspera de fim-de-ano. Em 15 dias teve 0 jogos e 5 treinos...
Penso que é pouco. É preciso estar alerta!

26 de dezembro de 2008

Aprender com os melhores

Hoje quero falar de um jogador que tem sido tema central da comunicação social tanto como esperança para milhões de Benfiquistas: Ángel di Maria.
"Angelito", como alguém lhe chama (num misto de ternura paternal-maradoniana e de mariquice), é de facto um jogador promissor. Técnica fantástica. Um artista.
A exigência de jogar no Benfica e o peso da camisola com o símbolo e com o número que veste parecem não deixar Di Maria evoluir como se esperava. Apresentado como o substituto do Simão também não ajudou.
A impaciência dos adeptos, a falta de clarificação táctica e as lesões são outros dos factores que parecem contribuir para esse tardar em dar o salto.
Voltando ao ínicio, Di Maria tem sido frequentemente dado como reforço do Real Madrid já em Janeiro. Não fosse a ânsia dos Madridistas em comprar tudo o que mexe, até pensaria que será mais uma estória made by jornaleiros.
Chegado à Luz em Julho 2007 a troco de quase 8M, Di Maria já participou em 48 jogos num total de 2574 mins. É pouco. Já marcou 2 golos (ambos na Taça UEFA) e fez 5 assistências. Viu 8 amarelos.
Di Maria apresenta várias lacunas; o fraco sentido de jogo colectivo, a falta de capacidade de decisão, a forma infantil e quase inocente como aborda os lances. A falta de capacidade fisica.
Bem sei que tem apenas 20 anos. Mas seria de esperar que demonstrasse vontade de aprender mais e fazer melhor. Da mesma forma que seria igualmente de esperar que lhe mostrassem o verdadeiro caminho da Luz.
Por mim, deixo aqui a minha humilde contribuição. Di Maria, tens uma boa oportunidade de aprender. Aproveita as férias para ver este video.