2 de novembro de 2008

Presidente do Benfica

No momento em que o mundo assiste a outras "corridas" "presidenciais", creio que era importante assinalar os 5 anos de Luis Filipe Vieira no mais alto cargo da nação, Presidente do Sport Lisboa e Benfica.
Ao invés de fazer a contabilidade do deve e do haver de Vieira e do que fez de bem ou de mal, creio que o mais importante é saber qual o projecto do Benfica de Vieira para o futuro.
Como consolidar o que se fez bem?
Como corrigir o que fez menos bem ou o que fez mal?
Aprender e atingir novos objectivos.
Já avançámos um pouco, mas o caminho é longo e dificil.
Para mim, continua a ser uma exigência que o Presidente do Benfica, seja ele quem for, seja um Benfiquista honesto, íntegro e idóneo cujo carácter esteja acima da média.
Por falar em "corridas" e "presidenciais", vai uma apostinha?! Black power!!!

26 de outubro de 2008

25 de outubro de 2008

A Catedral

5 anos, 5 milhões de espectadores!
Sempre que lá vou, é como se voltasse a casa depois de umas férias... O reencontro com aquelas pessoas que são meus vizinhos, nem que seja de 2 em 2 semanas.
Momentos bons, outros nem tanto!
Em meia década muito se passou naquele estádio.
O que mais me fez vibrar? Sem duvida o golo do Lu Lu Luisão frente ao sporting que nos deu o campeonato no já longínquo ano de 2005.
Não quero deixar de referir os jogos de Portugal no Euro 2004.
A despedida do Rui Costa.
A homenagem ao Féher (só quem lá esteve sabe o que quero dizer, mas nunca um minuto de silencio me arrepiou tanto).
O golo do Beto contra o Man Utd.
E claro que tenho de destacar o Laurent Robert e a vitória contra o porto com o baía na baliza!! (este, admito, teve um sabor especial).
Muitos mais ficam por relembrar, e certamente que muitos mais nos marcarão nos próximos tempos.
Para celebrar esta assinalável efeméride, nada melhor que uma vitória que poderá culminar no golo 5000 do Glorioso.
E eu vou ver o jogo em "casa".

Acho que anda por aí uma crise económica

Um pouco extra futebol ou talvez não, começo a notar alguns sinais da crise económica e financeira que por aí vem. Só agora.
Sim, porque essa histeria colectiva de neo liberalistas convertidos em Madalenas arrependidas a apregoar da sua inocência e honestidade nas principais praças financeiras e afins não me preocupa.
O que é verdadeiramente preocupante é quando o Benfica não consegue ganhar... ou como o tema do momento o obriga, quando não tem uns valentes Milhões para dar por um Aimar ou por um Balboa (só a titulo de exemplo e sem segundas intenções).
Vamos às contas.
O Estádio da Luz atraíu 5 milhões de pessoas em 5 anos. É obra!
Só no mais recente jogo da Taça com o Penafiel estavam mais pessoas que em todos os restantes jogos da Taça juntos. E na Liga a coisa é semelhante.
A SAD do Benfica apresentou ontem o R&C 07/08. Lucro? Sim, mas pouco. 120 mil Euros.
No ano anterior tinha sido de 12,6M.
Quebra de 20% em merchandising e bilheteira. E não vendemos nenhum jogador (assim tipo vender Aimar e Balboa por 40M... de novo apenas exemplo...).
E... claro... não fomos à Champions.
Ao contrário da crise mundial, a solução da crise económica que afecta o Benfica é simples. Marcar golos. Ganhar jogos.

16 de outubro de 2008

Não percebo nada disto

Em Julho escrevi este post.
Conclusão simples: eu não percebo nada de futebol. Nada!
Afinal, Felipão até se está a safar na liga inglesa.
E o seu substituto na Selecção Portuguesa?! Ui! Também... ou não...

6 de outubro de 2008

Miopia

do Gr. myopía

s. f.,
anormalidade da vista que só permite ver os objectos a pequena distância do olho;
vista curta;

fig.,
falta de perspicácia


Não estou com nenhum tipo de azia, nem nada que se pareça. O leixões foi superior ao Benfica, e isso, eu sou o primeiro a admitir.
Agora, não façam de mim parvo, porque, um árbitro que não vê (ou não quer ver, depende da perspectiva) um clarissimo e descarado penalty a 2 metros dos olhos, só pode ser míope!

30 de setembro de 2008

Que lindo número

No sábado passado fui ver o derby com a camisola que os meus amigos me deram pelo meu 30º aniversário. Está autografada pelo nosso Luisão. O nosso n.º 4!!!
Disputou-se no passado fim de semana a 4ª jornada!!!
Amanhã é 4ª feira!!!
.......
Tanta coisa que poderia dizer sobre este número tão interessante.....
É um número que gosto, o que querem?

22 de setembro de 2008

Finalmente!

Ainda pensei em dissecar sobre o jogo, as suas incidências e tudo o que mais.
Mas acho que o resultado fala por si. Esforçado, como a equipa, mas justo e merecido.
A primeira vitória oficial da época.
Mesmo sofrendo 3 golos, não me parece que tenham existido muitos erros defensivos, e antes demais, gostava de dizer que o Quim não é assim tão "mau" guarda redes como aparenta nos últimos jogos.
Gostei bastante da exibição do Ruben Amorim e do Sidnei, agora aquele Balboa... por favor...!!
Nuno Gomes parece claramente um jogador para ser titular, mas depois o que fazer com o Cardozo, o Aimar, o Suazo, o Reyes, o DiMaria e o Mantorras?? São muitos e bons jogadores, o que me leva a ter confiança de que chegaremos longe... Haja o que não tem havido, tempo.
Há diversas ilações a tirar sobre a partida desta noite, mas todas serão inconsequentes quando o próximo jogo é na Catedral com o sporting.
Eu, e parte deste fórum lá estará... e que melhor momento para celebrar o nascimento do Vasco???
Nem mais... e o mais tardar até Sábado...
Lá molhámos o bico... Finalmente!

PS: Quando o jogador marcou o quarto golo, acreditem, não senti nada...