O Seleccionador.Luiz Felipe Scolari conseguiu devolver chama e garra à Selecção Nacional. Devolveu honra e orgulho aos Portugueses. Colocou bandeiras nas janelas. Abraçou todos num enorme arrepio colectivo enquanto se cantava "A Portuguesa" (de que muitos nem sequer conheciam a letra).
Felipão foi um sargentão de comando imune a pressões e interesses.
Como qualquer humano, errou, reconheceu e corrigiu. Teve altos e baixos. Mas ganhou e soube ganhar. Quando perdeu, soube perder com honra e dignidade.
Desportivamente, os sucessos alcançados por Scolari na Selecção Nacional, só têm paralelo no sucesso de outro Brasileiro, Otto Glória, 3º no Mundial66. E não estou a ser injusto. Mas o sucesso de Scolari é bem maior que 0s 3ºlugares do Euro2000 (Humberto Coelho) e Euro84 (Toni, Morais, Cabrita).
A forma como lidera o grupo e motiva para a competição são geniais. (Repito uma ideia que um jogador vedeta desmotivado é um peso na equipa. Mas um "cêpo" motivado e incentivado pode ser muito útil).
O futuro.
Scolari é um treinador talhado para Selecções, para competições curtas, para o "mata-mata". Treinar no campeonato mais longo do mundo (38 jogos), com 2 partidas por semana, com uma exigência tão imediatista e ainda com a agravante de não dominar a lingua, pode ser muito complicado para Scolari. Que tenha sorte.
Sobre o novo Seleccionador Nacional, arriscamos a que a podridão dominante no futebol Português volte a minar a liderança da equipa das quinas. A ver.
O efeito.
O anuncio oficial de Scolari no Chelsea pode várias interpretações.
Para mim, e pela positiva, esta situação pode ter um efeito de enorme motivação no grupo. Na última competição com Scolari, os jogadores podem reforçar laços, aumentar a confiança, cerrar fileiras e podem quer agradecer a Scolari tudo o que ele lhes deu. Pode ser uma vantagem determinante.
Por tudo isto, e muito mais, só me resta dizer Muito Obrigado, mister Scolari.
4 comentários:
Confiança que ele vai fechar o ciclo com chave de ouro!!!!!!
Nunca vi a Selecção a jogar como neste Euro!!!!
eu proponho a cidadania honorária portuguesa para o scolari...
já fez mais por portugal que muitos portugueses!
Mesmo que a aventura tenha acabado aqui e da forma como acabou, o titulo do meu post continua a fazer todo o sentido para mim; muito obrigado, mister Scolari.
A vida continua e o futebol também. Só espero que o próximo Seleccionador faça melhor.
e que não traga um saco de alhos!
Enviar um comentário